Alguém Superior a Você

 

Viajei uma vez de classe executiva, e ao meu lado um senhor de terno, cara de executivo, lendo a Bíblia.

Achei que fosse um destes bispos de igrejas que visam o lucro viajando com todo o conforto do mundo, mas era na realidade um Vice Presidente de uma empresa subsidiária da Alcoa.

Perguntei porque ele estava lendo a Bíblia.

“Como Vice Presidente de uma grande empresa eu tenho muita influência e poder sobre a vida de milhares de pessoas. Se eu não tomar cuidado, este poder pode subir à minha cabeça, o que causaria muita infelicidade.

Por isto, acho importante ir todo domingo à Igreja, para relembrar que existe uma pessoa mais poderosa e muito mais sábia do que eu.”

Eu já ouvi muitas razões para ir todo domingo à Igreja, mas esta era uma ideia nova.

Achei uma razão muito interessante para ir até uma Igreja toda semana, não para pedir perdão ou pedir ajuda.

Mas como uma forma para que aqueles que comandam o poder tenham o bom senso de baixar a bola, perceber todo domingo o limite da prepotência, fazer semanalmente um ato de humildade e ficar de joelhos como todos nós.

A classe dominante de ontem ainda acreditava em Deus, mas nestes últimos 50 anos foi substituída por outra classe que já não acredita em algo superior a História, que não vai à Igreja mostrar humildade, nem jogar um balde de água fria na arrogância.

A nova classe dominante das universidades, da mídia, dos líderes dos movimentos sociais, dos políticos e da maioria dos intelectuais passou a acreditar que não há ninguém superior a eles, que eles sabem tudo, que mudarão o mundo sem ter que prestar contas a mais ninguém. Os fins justificam os meios.

Intelectuais mandam cada vez mais nas nossas vidas, achando que são os czares da economia, altruístas da Sociologia, protagonistas da História, endividando países ao seu bel prazer, congelando preços e salários, sequestrando nossa poupança, destruindo o capital social deste país, retirando 38% da renda de seus legítimos donos, e assim por diante.

Como eles sabem tudo, os fins justificam os meios, afinal eles são superiores.

Para os socialdemocratas, como o PSDB, bastava colocar 100 intelectuais em postos chaves, as melhores cabeças deste país, e tudo ficaria resolvido.

Mal sabem que hoje em dia não basta uma centena de intelectuais para administrar um país.

O número mais próximo seria no mínimo os 12 milhões de membros da chamada classe média, que está sendo deliberadamente destruída pelos intelectuais que não querem competição.

Se você intelectual, que não acredita em Deus, e por isto não quer ir para a Igreja uma vez por semana para não mostrar aos seus correligionários que acredita que existe algo superior à sua ciência, pelo menos seja humilde como o Vice Presidente da Alcoa.

O sofrido povo do Brasil agradece.

(Lido por 4616 pessoas até agora)

37 Comments on Alguém Superior a Você

  1. Esqueça o velho testamento, e leia a bíblia (novo testamento), depois diga se ainda pensa desta forma!

  2. Atenção: A ALCOA é uma empresa PÚBLICA (nem estatal, nem privada). Conceitos tais como “mais-valia” e “burguesia” NÃO se aplicam.

  3. Nada à ver, Primeiro que ter fé não significa que vc. é religioso, aliás pessoas que se preocupam com o exterior, normalmente são “religiosas” mas raramente praticam a religião cristã, que diz basicamente: “amai ao próximo como a ti mesmo! ” simples não? Mas por em prática…..

  4. Queridão, é a minha opinião e o que sigo como regra. Se você não gosta, FODA-SE.

  5. Não babo ovo, para ser humano nenhum, nem mesmo à Papas, que são seres humanos com alguma erudição à mais que os demais, mas não sei de onde vc. tirou isto:Papas se acham mais perto de deus e tão onipotentes quanto

  6. Não há uma “´pessoa” superior a ele na bíblia. Ademais, qual o negócio da Alcoa? Não vejo como a crença em um amigo imaginário auxilie a pessoa a ser humilde. Papas se acham mais perto de deus e tão onipotentes quanto.

  7. Discordo. Ao dizer que vem de uma casa que ensinou-lhe mais que a Bíblia mostra-se superior e mostra que não entendeu a si mesmo e suas limitações. Jesus nos ensinou a sermos humildes perante Deus.

  8. Ninguém é perfeito. A crônica é aparentemente salutar e bem intensionada. Mas o gesto do executivo da Alcoa não muda a politica de mais valia da empresa. Ele possivelmente tenha arroubos de megalomania e vai buscar na Biblia como descobrir um ser superior para controlar-se. Acontece, quem já leu a Biblia, sabe, que lá os exemplos são mais de usurpação, agressões e desrespeito ao ser humano. A bilbia é o relato de um povo que exerceu e exerce o rancor ao semelhantes. Credo cruz, ave maria.

  9. Vamos com calma. Não se esqueça da expansão territorial por quaisquer métodos possíveis (não só compra, mas também guerra ou golpe-como no Havaí), do extermínios dos índios, da Escravidão e da Segregação Racial, mais forte no Sul extremamente religioso, para citar só alguns exemplos. Quando era conveniente, fazia-se exceção a essa história de amar ao próximo (embora também seja verdade que os Quacres e Unitaristas, nos EUA, e Wilberforce, no Reino Unido, por exemplo, foram especialmente conduzidos por suas crenças religiosas a uma rejeição radical e, pelo menos no caso dos dois últimos, ativa da Escravidão!).
    Do mesmo modo, o Cristianismo, nos seus começos, foi muito mais perseguido pelos Fariseus, que adoravam o mesmo Deus que os Cristãos dizem adorar (evidentemente entre Cristãos e Judeus, há a questão da divindade de Cristo), do que pelos romanos politeístas e pelos filósofos materialistas daquele tempo.
    Também não sei se para um negro, que provavelmente estaria sob o regime do chicote ou para um católico, que sofreria a feroz discriminação dos WASPs, a vida é tão pior hoje do que seria nos piedosos anos a que o senhor se refere.

  10. Não podemos nos esquecer que um dos motivos da queda dos EUA foi esquecer a base dos seus ensinamentos cristãos de amor ao próximo e temor a Deus.

  11. O vice da Alcoa precisa ir a igreja para aprender a respeitar os outros. Eu, aprendi em casa.
    Cultura e educação, vem de berço e é por isso que este país está na mesma m. há tempos. Muita igreja e pouca escola.

  12. impressionante nos dias atuais….lições não só a classe política mas a toda classe empresarial e intelectual.. Humildade não faz mal a ninguém… Parabéns mais uma vez Stephen.

  13. Concordo com o Paulo Franco: o que faz a diferença não é o fazer parte desta ou daquela religião, mas o caráter, a dignidade, a civilidade. Religião é business (atenção: não estou me referindo a fé – isto é outra coisa), desde que o mundo é mundo – basta examinar a História sèriamente. E entre as religiões, as ligadas ao cristianismo soam ser as mais deletérias da dignidade, do caráter e da civilidade. Sim, pois uma religião que prega frouxidão – tudo consiste em graças a deus, se deus quiser, deus lhe pague e outras alienações em relação à responsabilidade, e mais: perdão, em vez de implacabilidade, ela só pode conduzir a um mundo dia a dia pior.

  14. Paulo Franco, o senhor foi lapidar, frequencia em igreja, religiosidade em nada quer dizer mais humildade.

  15. Gostei muito da posição do Vice presidente da Alcoa em lembrar que existe um DEUS que está acima de todos nós. È uma excelente receita para não nos embriagarmos com o poder.

  16. O Senhor Paulo ai acima, não entendeu o texto. Alguem explique para ele!
    Parace-me que aintegra do texto é demostrar um ato de humildade, e não defender uma “Igreja-Religião), afinal onde esta citado alguma denominação religiosa no texto? Apenas “Cristo e Cristão”. Se vincularam o PSDB, sem duvida desnecessário, mas não é pelo partdo, mas pela declaração dada pelo partido (supostamente: numa declaração infeliz: “por 100 intelectuais nos lugares certos”). Ao pouco que já ouvi do professor Kanitz, ele citaria qualquer Religião, partido ou lider, que por acaso tivesse dito a mesma frase, pois a frase veio ao texto para ilustrar o artigo e não para dar sentido e núcleo ao artigo… mais uma vez ó núcleo do artigo é: “Um ato de humildade em favor dos que estão sob ‘responsabilidade’ do empresário”. Deus entra no artigo por ser o Criador e não por ser o Centro. Se você acredita ou não Nele, não me importa, se vc respeitar o seus vizinhos e amigos… já deu um passo além do seu alcançe, a julgar pela sua “descrença” em algo superior… o fato é vc ao menos pode dar um copo de água à um sedento? Faça.

  17. Prefiro as 100 melhores cabeças deste país, bem intencionadas, do que os 100 piores sindicalistas deste pais mal intencionados

  18. Muito bom o artigo, mas acho que a colocação do PSDB, destoou da proposta. Trazer o tema da humildade é fundamental, mas associar a humildade, o respeito, a simplicidade, à religiosidade, frequencia em igreja, à leitura da Biblia ou qualquer ou livro “sagrado”, é, no mínimo, temerário. Aliás, não me deixa nem um pouco mais tranquilo ou seguro, pessoas que tem esse comportamento religioso. Pelo que me consta os grandes malfeitores desse mundo, foram e ainda são pessoas ligadas a uma religião, frequentam missas e leêm a Biblia. Muitas maldades nesse mundo em feito em nome de Deus, e aí não escapam cristãos, muçulmanos, judeus, etc. Sinceramente, não sãos os ateus, intelectuais ou não que me metem medo. São o “religiosos”.

  19. O artigo é bom.Só achei desnecessária a citação do PSDB pois fez o texto perder um pouco de sua qualidade.Ficou sem sentido !

  20. Excelente Artigo ! Só faz aumentar a minha admiração pelo professor Kanitz. Realmente, por mais sábios que somos, devemos lembrar que Deus é a fonte de toda sabedoria e conhecimento, e sua Palavra, a Bíblia, contém ensinamentos que nos guiam pelo caminho da Verdade e da Paz!

  21. Prof. Kanits, este é um exemplo de que ainda existem pessoas que, mesmo exercendo uma posição hierárquica que lhe confere poder, são humildes e tementes a Deus. Reconhecem que todo o poder emana do alto, como disse Jesus respondendo a Pilatos: “Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado…”.
    Se a grande maioria de nossos políticos e executivos fosse formada de pessoas educadas e de boa índole, humilde e temente a Deus, não haveria tanta corrupção, imoralidade e falta de probidade em nosso país.
    Parabéns pelo artigo. Obrigado!

  22. O Sr. citou o PSDB. Não pertenço a nenhum partido, mas o PT está no poder há 9 anos e não vejo diminuir a corrupção, o gasto público e muito menos a carga tributária, ao contrário: as 3 sobem continuamente…

  23. Dizem que Marco Aurélio, imperador Romano, e o maior dos estóicos andava com um servo ao seu lado , sempre sussurrando ao seu ouvido.”Lembre-se , você é apenas um homem”. A humildade não tem nada a ver com a missa de domingo ou com as religiões afinal os maiores prepotentes são os religiosos que acreditam que a sua verdade é a única, desprezando todos os outros. A humildade , como citou em seu comentário acima Daniel Itzicovitch vem da educação que recebemos. Temos intelectuais humildes (não é o seu caso Professor Kanitz)e operários humildes.Mas também temos (ex)operários prepotentes(não preciso citar nomes)

  24. Caro Professor Stephen. Tenho um relato semelhante. Um cientista \renomado\ mundialmente nos meios acadêmicos foi procurado para uma entrevista e frustrou um jornalista ao procurá-lo na Alemanha. Por acaso, ao voltar, encontrou-o em um Café na França pela manhã. Em uma mesa, lia interessadamente a Bíblia. O jornalista achou absurdo um catedrático com Phd e muito mais lendo a Bíblia. Justificou o catedrático: – Tivesse eu descoberto a Bíblia na Juventude, não precisaria \estudar tanto\. – A Bíblia tem tudo que o homem necessita para \degustar\ conhecimento. Tem todas as matérias; Economia; Saúde; Matemática; Administração entre todas. É o livro maisa completo, basta saber interpretá-lo. – Esse catedrático ainda comentou ao responder para o Jornalista: – Sim,sou retrógrado hoje aos 50 anos, aos 50 anos, todos os homens assim se comportam. Descobri tarde a Bíblia. (Esse texto de minha autoria está em alguma revista em Portugal e no Brasil – eu achei o comportamento dele \espetacular\. Obrigado

  25. A cada dia o senhor Kanitz me surpreende com seus artigos. Interessante essa ideia da superioridade. Superioridade nos lembra hierarquia, que nos lembra limites, que nos lembra humildade. Sempre haverá alguém que sabe mais do que eu, ou que que é mais competente ou poderoso do que eu.

  26. Em minha vida profissional liderei equipes grandes e pequenas, de 2 a mais de 500 pessoas. Realmente não é difícil se sentir poderoso e se perder com isso.
    Felizmente tive uma excelente educação de meus pais e aprendizado profissional. Sempre tratei as pessoas como pessoas e não números, respeitei para ser respeitado. Independentemente da classe sócio-econômica, considero que mais acertei do que errei no quesito relacionamento com pessoas.
    Muito bom o artigo e mostra que realmente há executivos que pensam tanto no negocio quanto nas pessoas.

  27. Enquanto muitos insistem em ostentar seu poder, milhares lutam para sobreviver, clamam por justiça, são obrigados a ver um filho sofrendo em um corredor de hospital ou pedindo o que comer. Penso que nos perdemos em valores superficiais, foram mais 365 dias em nome de que?
    A humildade deixou de ser virtude, todos querem ser os donos da verdade, o mais comentado, o mais da hora.
    Toda essa vaidade deixou muita gente míope, já esta mais do que na hora de despertar. Os “cheios de si” de hoje sabem de tudo e de todos mas mal se conhecem, são tão superficiais quanto “suas” teorias.
    Parabéns Prof. Kanits e quem sabe nos veremos na missa de domingo.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14