O Brasil Não É Um País Capitalista

Kanitz

Esse é um dos maiores erros cometidos por nossos intelectuais, economistas e marxistas de esquerda.

O Brasil não é Capitalista porque não temos o capital mínimo e necessário para ele funcionar.

Capitalismo sem Capital simplesmente não funciona, nem “capitalismo” é. Simples assim.

Jovens de esquerda jogam sua juventude fora numa batalha equivocada.

O Socialismo nunca funcionou pela mesma razão, porque até combatem esse capital mínimo e necessário, que é grande contradição do Socialismo que a esquerda custa a perceber.

Sem o capital mínimo necessário as empresas já começam mal, demoram para crescer, quebram na primeira recessão ou crise bancária, nunca chegam ao pleno emprego, nunca tem condições de remunerar trabalhadores e acionistas o justo e necessário.

Quase todas as construtoras brasileiras nos últimos 50 anos começavam sem o capital mínimo necessário, isso era tão óbvio é claro, e quase todas já quebraram.

O grande erro de Karl Marx foi não ter desenvolvido o conceito de “capital mínimo necessário” muito menos o conceito de “Capital Adequado”.

“Karl Marx never discussed “adequate and necessary” capital as a specific subject”. Chat GPT.

Marxistas partem da premissa que o capital é abundante mas mal distribuído. Capital é escasso quanto mais pobre o país for, justamente o contrário.

É como concluir que antibióticos não funcionam só por que médicos deram doses pequenas.

De fato na época de Karl Marx, muitas empresas capitalistas começaram subcapitalizadas, especialmente as médias e pequenas, e por isso pagavam mal e atrasado.

Marx porém observou a amostra errada e não analisou as 500 maiores da época.

Na minha primeira edição das 500 maiores em 1974 ficou evidente esse fato, e eu publicava uma tabela todo ano alertando nossos economistas deste fato.

Mas isso é má administração financeira e não perversidade capitalista.

A maioria dos brasileiros sequer analisam o “capital mínimo necessário e suficiente” para crescer e os sustentar no seu primeiro emprego

Um erro infantil de início de carreira que pode ser fatal.

Nossos sindicatos fazem greve por maiores salários, mas nunca por maior segurança no trabalho e mais aporte de capital dos acionistas.

A verdade nunca dita é que capitalismo com capital suficiente e adequado mais do que funciona e foi ele que tirou 90% do mundo da pobreza.

Menos para os que vivem no Socialismo onde começam afugentando o capital, proíbem o lucro que lentamente geraria o capital que tanto precisam e mantém o povo em baixa produtividade e pobres.

Como no Brasil.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

8 Responses

  1. Nunca irão entender professor !! Como disse aquela Primeira Ministra da Inglaterra: ” O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”

  2. Todo comunista nega que Marx ignorou a escassez, talvez não diretamente. Porém somente o fato de não escrever a origem do capital ou seja o financiamento da produção; não prever custos produtivos; de logística; quantidade de oferta para se adequar a demanda, essas premissas por si mesmas já negam a inviabilidade da existência de um sistema auto sustentável.

  3. O Brasil não é um país capitalista e nem socialista e, muito menos, comunista. Por aqui não cabe nenhum desses “ista”.
    A nossa diversidade cultural, que é tão cultuada por muitos, na verdade nos tira de qualquer rumo sério para o futuro, pois como já se disse (Pedro Malan?): “No Brasil, até o passado é incerto.”

  4. concordo e em nosso caso, temos um agravante, que é o Estado taxando até pensamento e dificultando processos que passem por ele.

  5. Não pode existir liberdade para empreender com leis trabalhistas absurdas , insegurança jurídica. Juros e impostos impagáveis pela média das empresas . Não pode haver investimento onde a poupança é desestimulada e se taxa sobre ganho de ações e tributar dividendos . No Brasik o estímulo não é para investir e para não investir .

  6. Eu acredito que se o Brasil (esperança …) conseguisse se livrar de alguma forma dos ISMOS e partisse para o que realmente interessa na Economia, Segurança, Educação, etc, vendo o que funciona (e o que não funciona) nos países mais desenvolvidos socialmente (Suécia, Noruega, Finlândia, etc) e realmente buscar as soluções políticas para que isto acontecesse seria o ideal.
    Sonho meu ? Impossível de se buscar ? Não existe nenhum ISMO justo, abrangente e fácil de se alcançar.
    Democracia !!?? Com as castas que temos, tipo Judiciário, Legislativo, Executivo (todas as esferas; uns mais do que outros …) ?
    Distribuição de renda absurda (vide acima) !

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados