Por que Estes Atos de Terrorismo?

[pullquote]No jornalismo mundial  somente “eventos” são importantes, e não ideias.[/pullquote]

Nunca me esqueço quando 40 anos atrás, consegui uma reunião com um jornalista  do Estado de São Paulo, para que ele publicasse minha proposta de renegociação da dívida externa brasileira. 

Ele adorou, e até me incentivou. “Cada hora que você demorar para implantar esta sua ideia, custará ao Brasil dois milhões de dólares”. 

Mas disse que infelizmente não poderia publicar, porque a imprensa vive de “eventos”, e só publica o que ocorreu no dia anterior, não ideias que demorariam dois meses para serem elaboradas, como a minha.

Isto não faz sentido, Celso, este é o problema número 1 do Brasil, ele afeta a vida dos seus leitores, e se não for resolvido teremos duas décadas perdidas“.

Sinto muito“, disse Celso, “mas é assim que a imprensa do mundo funciona“.

Aí, e não foi de brincadeira, ele me sugeriu que a melhor forma de eu ter uma divulgação plena da Tese, seria matar um mendigo na Praça da Sé e colocar a tese no seu bolso do paletó. Falava sério, muito no estilo dele.

Aí você terá ampla cobertura“.

Esta é a razão principal do Terrorismo, obter a atenção da imprensa.

Porque a imprensa precisa de “eventos”, caso contrário não irá divulgar os problemas dos povos da Irlanda do Norte, dos Bascos, dos Palestinos, dos Árabes na Arábia Saudita.

Foi esta a razão da matança em Oslo, onde Anders_Behring_Breivik teve seu manifesto  finalmente divulgado, como Celso havia previsto e com direito a um lugar no Wikipedia.  

Leia agora o manifesto de Brievik e depois tente ler minha proposta da dívida externa, que poderia nos ter poupado duas décadas perdidas, no site do Estado de São Paulo.

Não encontrará, porque eu me recusei a fazer um ato terrorista. 

Jovens Jornalistas, precisamos mudar este paradigma dos velhos jornalistas, que somente “eventos” são importantes, e não ideias.

Mesmo aquelas que podem economizar ao Brasil dois milhões de dólares por hora, mas por tradição jornalística não são publicadas. 

(Lido por 11 pessoas até agora)

6 Comments on Por que Estes Atos de Terrorismo?

  1. Este raciocício leva a outro: a industria da informação como meio de comercial, mata. Vide ataques do crime organizado em São Paulo e Santa Catarina. Quanto mais atacavam, mais publicidade, mais panico, mais mortes. Resultado: maiores ganhos para a mídia e sucesso para os objetivos dos chefes do crime organizado.

  2. Excelente artigo. Uma resposta mais que satisfatória à indagação quanto aos atos terroristas. Há anos eu creio que há um grande problema com as tribunas. Quem tem mais a acrescentar, com soluções, idéias, propostas válidas, críticas fundamentais, são os que menos usufruem de uma tribuna de qualidade. Enquanto isso, tribunas privilegiadas estão sempre à disposição de quem menos contribui para algo positivo em nossa nação e até mesmo no mundo. Enquanto isso, vejo idéias brilhantes, soluções revolucionárias e propostas tais quais nunca se viu ocuparem um nobre lugar no anonimato. A impressa atende os desejos dos que a consomem. É o casamento perfeito de quem não fazer nada com quem não quer que nada seja feito. Contar com um instrumento massivo para mudar essa realidade ainda não parece plausível. Conquistar uma mente de cada vez sim. Que pelo menos isso seja feito.

  3. Há um relacionamento entre bandidos e imprensa que sugere mais do que amizade. Se a Imprensa vive de eventos, bandidos são o prato quente.
    A cultura, a inteligência, etc ficam de fora!

  4. Enquanto a grande imprensa se preocupa quase que exclusivamente com eventos, deixam os não-eventos de lado que podem ser cruciais, a exemplo do cão que não latiu na história de Sherlock Holmes. E ainda querem censurar a mídia alternativa.
    Parabéns pelo artigo.

  5. É muito triste saber disso. Mas infelizmente os jornais querem audiência para poder vender. Tem um monte de empresas vendendo algo nos jornais. E para isso preferem “eventos” dá mais audiência que “ideias”.

    Kanitz, mais uma vez lhe digo… Economia Baseada em Recursos resoveria a grande maioria de nossos problemas socio-econômico.

    O melhor material em português que conheço sobre o assunto, é um livro escrito por Juliano Moreira. “Sua Vida é Uma Porcaria. E a Culpa é Minha” o mesmo é gratuito em formato digital e pode ser adquirido neste site http://suavidaeumaporcaria.com.br/

    Sei que o senhor prefere e pode ir direto a fonte, isso até pessoalmente. Então Jacque Fresco é o responsável e o Projeto Vênus é sua maior obra. http://www.thevenusproject.com/

Comments are closed.

UA-1184690-14