Somos Brasileiros ou Brasilianos?

[pullquote]São as duas classes verdadeiramente importantes para entender o Brasil.[/pullquote]

(Lido por 2980 pessoas até agora)

4 Comments on Somos Brasileiros ou Brasilianos?

  1. Devemos começar hoje a tentativa de mudar a imagem que o mundo tem do Brasileiro ou Brasiliano, não importa o termo, nos gabamos de tirar vantagem em tudo ou vivemos uma ilusão de felicidade quando conquistamos algo sem sacrifício, é comum ouvirmos a seguinte frase, “não fiz nada hoje no trabalho” com um sorriso no rosto de quem parece ter conquistado algo espetacular, vergonhoso…

  2. Barbara,
    Com relação aos Estados Unidos você esqueceu, ou omitiu, alguns dados de grande importância.
    O valor das pessoas é medido pela quantidade de dólares porque se atribui isso à capacidade de trabalho e de inteligência criativa.
    Outro dado muito importante, talvez o que marcamais a diferença entre eles e nós brasileiros, é que lá, a MENTIRA é algo extremamente condenável e que levou um presidente ao impeachment.
    No Brasil, a mentira é considerada ESPERTEZA, tendo chegado ao ponto de um presidente mentir diariamente, atribuindo a si e ao seu governo, políticas governamentais positivas executadas por governos anteriores.
    E se escondendo na mentira para negar atos de corrupção, ou dizendo ignorar o que se passava ao seu redor, mentindo e mentindo a cada dia.

  3. Os italianos chamam de “brasiliano” as pessoas nascidas no Brasil (e eventualmente tb a lingua portuguesa, muitos apesar de saberem que se chama portoghese, gostam de especificar dizendo “brasiliano”).
    Muito interessante o ponto de vista. Nunca tinha parado para pensar sobre a origem do termo “brasileiro”.
    No fundo acho que é preciso inventar um novo sistema: esse consumismo desenfreado e as diferenças sociais aberrantes não são saudáveis. Nem no Brasil, nem em outros lugares do mundo. Espero que a idéia venha aí do Brasil, um país que está se reinventando e felizmente, melhorou muito nos últimos anos (pelo menos as consequencias desse novo potencial a gente sente aqui na Italia, onde sim vivem italianos, mas o “ano” não é garantia de sociedade perfeita).
    Aliás, se posso ser honesta, o Brasil baba muito ovo para os EUA, um país onde o valor das pessoas é medido pela quantidade de dólares que elas produzem e por quantas coisas inúteis os cidadãos conseguem consumir no menor tempo possível.
    Quem sabe as novas idéias podem surgir aí do Brasil, nesse momento de otimismo e vontade de mudar?
    Até a próxima,
    Abs
    Barbara

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Brasileiros ou Brasilianos • Alexandre Correa Lima

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14