Gestão X Administração

“Gestores eram aqueles que gesticulavam, que apontavam com o dedo indicador onde o carregamento de alimentos deveria ser deixado ou estocado.”

Entenda a palavra gestão.

Gestão vem de Gesto, Gesticulação.

Gestores eram aqueles que gesticulavam, que apontavam com o dedo indicador onde o carregamento de alimentos deveria ser deixado ou estocado.

“Coloque este fardo aqui.” “Coloque este outro ali.”

Muitos acreditam que qualquer um pode ser um bom gestor. Basta dar as ordens certas.

‘É simplesmente uma questão de bom senso”.

Toda pessoa inteligente acha que pode Gerir um Ministério.

Eles se veem na cadeira principal, ouvindo seus assesores que apresentam várias alternativas, e decidem qual é a melhor “para o país”, “para o social”, “para o trabalhador”.

É muito fácil ouvir duas alternativas de solução, e perceber que em uma os Bancos irão levar 2% de comissão, e na outra não levam nada. “A segunda é a melhor”.

Só que na primeira o dinheiro irá render 12%, na outra o dinheiro será gasto imediatamente.

Administração não é isso. Não tem nada a ver com decidir. Administrar é criar empresas que andem sozinhas, que se adaptem aos novos desafios que surgem, “sem supervisão”.

Tanto, que o nosso sonho é colocar os pés na mesa e fazer nada.

Talvez sejamos a única profissão que tem este sonho. Fazer nada, porque o sistema funciona perfeitamente. O que raramente acontece.

Pé na mesa, significa que os sistemas que implantamos estão funcionando a mil maravilhas.

O que obviamente nem sempre acontece, e alguém nos chama para colocar os pés no chão novamente.

É o que chamamos de “administração por exceção”. Somos chamados não para dar as ordens do dia a dia, mas para resolver uma crise. 

E ao resolver esta crise, estamos pensando que medidas adotar para que crises como esta nunca mais ocorram no futuro. Para que ninguém precise nos chamar de novo, tirando-nos da nossa confortável posição. 

Portanto, existe uma enorme diferença entre Gestores e Administradores.

Não acreditamos em dar ordens e tomar decisões pelos outros. Um sistema que funciona é quando a nossa equipe tem as condições de tomar as decisões sozinha, com segurança, com autonomia, o que aumenta a autoestima.

Não temos empregados nem trabalhadores que nos obedecem e nos puxam o saco.

Temos membros de uma equipe que nos respeitam porque estamos lá prontos para socorrê-los quando a situação ficar complicada. Não temos subordinados que nos obedecem.

Gestores não são formados em administração, nem acham isto necessário.

Nem sabem o que significa criar Complex Adaptive Systems ou Self Learning Systems. Não são do ramo.

Pelo contrário, berram quando o serviço não foi feito, cobram resultados sem saber das dificuldades. Vide Dilma. 

Administrar vem de servir, como em ministério religioso.

Administrador é aquele que serve, gestor é aquele que é servido com obediência, uma bela diferença!

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

8 Responses

  1. Neste contesto Lula era o Administrador.
    Assim como a Rainha da Inglaterra ou o Imperador do Japão.
    Logo administrador deve ser uma figura meramente simbolica.
    Já pensou em mudar o site da Fea?
    Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
    Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo que as principais funções administrativas são:
    – fixar objetivos;
    – analisar, conhecer os problemas;
    – solucionar os problemas;
    – organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;
    – liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;
    – negociar;
    – tomar decisões;
    – controlar, mensurando e avaliando.
    O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.
    Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos, porém o mercado abrange várias áreas do conhecimento. A administração é resultado de um processo de formação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.
    Cada vez mais esta ciência adquire importância na formação de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações. Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, é essencial que haja profissionais com competência para administrar. Também ganha valor diante do mercado financeiro, pois busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial na economia atual.

  2. Acho que alguns gestores se doeram, mas como diz o texto: “Gestores não são formados em administração, nem acham isto necessário.” Então nem adianta discutir com leigos…

  3. Desculpe mas acho que – pra não dizer quase nada – poderia ter usado apenas 3 linhas, não acha? Releia o que escreveu.

  4. O que eu vejo na vida real é que é muito blá, blá, blá e teorias mil com suas denominações em inglês, e pouca atividade prática. Muitos administradores se formam todo o ano, mas muitas empresas quebram todo ano.

  5. Frequentemente nos deparamos através da literatura e em nosso cotidiano com os termos administração, gerenciamento e gestão sendo utilizados como sinônimos.

    Cada autor tem sua própria definição. Cada colaborador dentro de uma organização normalmente utiliza os termos da forma que herdou. Um diz isto, outro diz aquilo e não se chega a um consenso.

    Longe de entrar em discussões filosóficas, para a qual a maioria das pessoas não dispõe de tempo, pretendemos fornecer definições simples e práticas para a utilização dos três termos. Cada um poderá se localizar por si mesmo.

    As definições a seguir estão baseadas no livro Moderno Gerenciamento de Projetos do autor Dalton Valeriano (Editora Pearson, 2005).

    Administração

    Trata dos problemas típicos das empresas, como os recursos financeiros, recursos patrimoniais e recursos (ou talentos) humanos. É a responsável pela criação de um ambiente favorável. Palavras correspondentes: administrar, administrador.

    Gerenciamento

    Trata de níveis específicos da organização, como departamentos ou divisões (marketing, produção etc.) ou projetos. Palavras correspondentes: gerenciar, gerente.

    Gestão

    Trata de níveis especializados tanto no que diz respeito à administração quanto ao gerenciamento. Por exemplo, em projetos, temos a gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos riscos etc. Palavras correspondentes: gerir, gestor.

    Em português, o termo administração parece carregar algo de arcaico e pesado, enquanto que o termo gestão soa como algo moderno e flexível.

    Alguns intuem que gestão é algo superior à administração e isto é verdadeiro no sentido que o termo gestão vem sendo utilizado, isto é, por envolver mais técnica, habilidade, engenhosidade. Entretanto, enquanto hierarquia dentro das organizações, a administração permanece acima da gestão.

    Vamos exemplificar: quando o pessoal de RH (administração) coloca a folha de pagamento para rodar ou faz a checagem da frequência de seus colaboradores, está fazendo a pura administração, ou seja, atividades simples que não exigem maior aperfeiçoamento.

    Mas, quando este mesmo pessoal de RH estabelece planos de carreira baseados em detalhados critérios de avaliação e promoção, quando promovem cursos e treinamentos de acordo com as necessidades específicas da organização e de seus colaboradores, quando entram em uma rede social para acompanhar seu pessoal, está fazendo gestão.

    Até mesmo quando resolvem examinar o mapa natal de seus colaboradores para encontrar características interessantes que podem ser confirmadas e utilizadas, temos aí um legítimo trabalho de gestão, gestão de pessoas.

    A administração engloba a alta administração. É a responsável pelo destino da organização como um todo. Sem o apoio da alta administração, departamentos e projetos ficam comprometidos.

    No contexto de projetos, para resumir e interagir a utilização dos três termos, podemos dizer que:

    o todo é gerenciado (gerenciamento) enquanto os níveis especializados são geridos (gestão).

    Um projeto ocorre quando a administração proporciona um ambiente que permita e, principalmente, apóie sua realização (alinhamento ao planejamento estratégico).

  6. Gostaria de ter uma informação, partircipei de uma reunião e foi falado muito em S&A, parece que e temo relacionado a despesas e receitas, gostaria de saber se voce sabe o que significa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Melhores e Maiores

Em setembro foi lançada a 50ª edição da Revista Exame, intitulada “Melhores e Maiores”, a qual analisa 23 setores da economia e as 500 maiores

Artigo Completo »

Liderança e Seguidança

É totalmente irracional o número de cursos existentes que ensinam Liderança. Mas se nem todos serão líderes, teremos muitos alunos frustrados. Esse é o problema

Artigo Completo »