A Jornada do Herói

A Acton Academy ensina aos seus alunos que eles enfrentarão na vida ‘A Jornada do Herói’, uma sequência descrita por Joseph Campbell em ‘O Poder do Mito’.

A Jornada do Herói, como descrita por Joseph Campbell, é uma estrutura narrativa que pode ser encontrada em quase todos os mitos, lendas e tradições de narrativa.

Tenho observado vários alunos da Acton, de 9 anos, por exemplo, afirmarem que estão se preparando para suas Jornadas do Herói, certos de que saberão enfrentar os desafios da vida, que jamais são ensinados nas escolas convencionais.

Eles aprendem que heróis não são os mais bem-sucedidos, mas sim aqueles que conseguem se recuperar sucessivamente das várias derrotas que a vida lhes imporá.

A Jornada do Herói consiste nas várias fases ou estágios pelos quais um herói normalmente passa durante sua viagem.

Aqui estão as principais fases da Jornada do Herói:

Mundo Comum: O herói começa sua jornada de um ambiente retratado como mundano ou familiar.

Essa fase estabelece a vida normal do herói, sua rotina e seu dia a dia sem muitas pretensões.

Chamado à Aventura: Um dia o herói recebe um chamado para deixar seu mundo comum e embarcar em uma busca ou aventura.

Esse chamado pode se apresentar na forma de um problema, um desafio, um mentor ou um objeto simbólico.

Recusa ao Chamado: Inicialmente, o herói pode relutar ou recusar-se a aceitar o chamado, pois o desconhecido sempre é visto com apreensão.

Ele pode sentir medo, dúvida ou uma sensação de inadequação.

Essa recusa inicial que todos os jovens têm é uma reação natural ao desconhecido ou aos riscos envolvidos.

Encontro com o Mentor: O herói encontra um mentor ou uma figura sábia que fornece orientação, conselhos ou ajuda sobrenatural. Pode ser o pai, um professor, um adulto bem mais velho e experiente.

O mentor prepara o herói para os desafios futuros e oferece sabedoria ou conhecimento especial. Os alunos da Acton são incentivados a procurarem mentores ao longo da vida.

Atravessando o Limiar: O herói decide finalmente deixar seu mundo comum para trás e atravessa o limiar da zona de conforto rumo ao desconhecido.

Esse ato representa seu compromisso com a aventura e marca o início de sua transformação para se tornar um adulto.

Testes, Aliados e Inimigos: O herói sempre enfrenta uma série de testes, obstáculos e encontros com aliados e inimigos.

Esses desafios servem para fortalecer o herói, revelar seu caráter e testar sua determinação.

Abordagem à Caverna Interior: O herói se aproxima de um desafio central ou provação, frequentemente representado como uma caverna interior ou uma representação simbólica de seu maior medo.

É aquela decisão difícil que temos que enfrentar na vida.

Essa fase cria suspense e tensão antes do confronto final.

Provação: O herói enfrenta seu maior medo ou passa por um teste ou provação significativa. Ser injustamente despedido, por exemplo.

Esse é um ponto crucial na jornada e muitas vezes exige que o herói enfrente suas fraquezas ou supere uma crise pessoal.

Recompensa: Após a provação, o herói emerge transformado e recebe uma recompensa ou adquire novos insights, poderes ou conhecimentos.

Essa recompensa pode ser física, espiritual ou simbólica.

O Caminho de Volta: O herói inicia sua jornada de volta ao mundo comum, carregando as recompensas ou sabedoria recém-adquirida, e é reconhecido pelos seus pares como um verdadeiro herói.

Isso é muito diferente das escolas brasileiras públicas e privadas, que ensinam nossos jovens que eles são vítimas, explorados, que jamais serão bem-sucedidos sozinhos, a menos que façam parte de uma sociedade coletivista.

Controladas pelo Estado.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

11 Responses

  1. Professor Kanitz, fascinante este artigo! Agradeço por ter tido a dádiva de ter o senhor como um de meus mentores e hoje, levo este conhecimento à todos com vontade de sair desse “mundo comum”, tendo a certeza de a vida, para os que são corajosos, tem muitas recompensas!

  2. Mestre, obrigado por divulgar nossa missão! Realmente trabalhamos MUITO a Jornada do Herói na Acton. As vantagens do arquétipo do herói são inúmeras, pois:

    1. O herói não se vitimiza;
    2. O herói persevera;
    3. O herói lidera pelo exemplo;
    4. O herói ajuda aos demais.

    Para saber mais sobre a Acton de Ilhabela e a Acton de SP (Virtus), segue nosso site: http://www.virtusacton.com.br

    1. Sensacional, Danilo. O bem que vcs estão proporcionando a seus alunos é imensurável…. Tenho certeza que esse bem não fica restrito aos que tem interação direta com sua Instituição, mas também atinge um grande número até por sinergias…
      Abração e, que sejam muito abençoados nessa santa missão…

  3. Muito bom, caro Stephen, gostaria apenas dar aqui os meu 2 cents de contribuição. Conheço alguns mitos que não foram famosos ou heróis na etimologia da palavra, mas na sua silenciosa jornada mítica, ajudou alguns dos grandes homens e/ou pessoas comuns a encontrar as suas próprias veredas únicas (todas as jornadas são únicas).

    1. Lawrence, percebi em alguns comentários no nosso encontro que é justamente isso que você acredita, sendo voce um desses silenciosos úteis. I beg to differ, acho que voce poderia ampliar em muito o seu escopo. Voce nao padece do nosso mal, cultural blindness.

  4. A esquerda, sejam os comunistas ou globalistas, vem empreendendo uma guerra cultural a décadas no intuito de formar jovens fragilizados, fracos, sem capacidade intelectual, psicológica e mesmo física para reagir, tudo isso visando uma sociedade passiva para ser submetida a um controle estatal autoritário. Esse assunto é deveras complexo mas reparem a diferença entre o mito do herói nos desenhos infantis antigos: jaspion, he-man, jiban, só para citar uns exemplos. Havia uma clara definição do bem e do mal, e praticamente todas essas etapas supracitadas no artigo estavam presentes. As antigas gerações foram criadas sabendo que existia o mal, e só homens corajosos e virtuosos seriam capazes de vencer as mazelas deste mundo. Hoje o divertimento das crianças é youtuber infantilizado fazendo idiotices, desenhos que servem somente pra criar uma redoma de aparente controle e felicidade em tudo. Procurem por desenhos infantis no google e verão em essência bichinhos coloridos fazendo traquinagens, personagens humanos pouco presentes como protagonista do bem versus o mal, quanto mais um herói, é só bichinho colorido fazendo bolinha de sabão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados