Essa Falta de Capital de Giro

Só esse mês tive as seguintes experiências nessa linha:

1. Entrei em três lojas que vendem Apple, a Fast Shop, Iplace e uma outra, e não tinham o modelo de Notebook que eu queria.

2. Entrei numa loja tendo visto um casaco, mas não tinham o meu número.

3. Idem com um par de sapatos.

Os caras alugam pontos caríssimos em Shoppings, anunciam fortunas para me atrair para a loja, vou exatamente como querem, acho um produto que estou disposto a comprar, mas aí “desculpe, não temos em estoque, por falta de capital de giro”.

4. A Globo Net depois de três meses finalmente veio consertar o acesso, descobriram que era o aparelho, mas não tinham um aparelho para repor por falta de capital giro. Viagem perdida.

Achar que a economia somente irá reaquecer se houver “demanda” ou “investimentos”, é um dos erros que todos no governo Bolsonaro estão fazendo.

Nesses casos particulares, havia demanda.

Keynesianos ignoram esse fato porque não entendem como empresas funcionam, ou segundo eles, a “oferta” funciona.

Nesse caso a “oferta” está lá, segundo eles, o que falta é “demanda”. Primários, todos.

Keynes esqueceu de escrever que na maioria das vezes o que falta é demanda para os números e modelos que eles têm estocados, e não o que a população ou pelo menos 20% quer.

Essas lojas já pagaram os aluguéis, os funcionários, os anúncios bem feitos porque me levaram até a loja, tudo jogado fora por falta de estoque e capital de giro.

No caso do computador e do sapato, comprei em Nova York seis meses depois.

Quando não há Capital de Giro Próprio suficiente para satisfazer 100% das necessidades, somente 80% ou até menos, o PIB cai 20%.

Preciso desenhar?

Quando não há acréscimo de Capital de Giro Próprio, não há como o PIB crescer.

Ele fica estagnado.

É assustador que todo brasileiro saiba o que é “deficit fiscal”, “metas de inflação”, até “lutam por um BC independente”.

Mas por falta de exposição à ciência da administração, a maioria das pessoas não sabe os princípios básicos de administração ao ponto de nada saber de capital de giro próprio.

É muita incompetência.

Se eu nesses dois anos não convenci ninguém dos 20.000 cargos de confiança, dos 560 deputados, com exceção de Carla Zambelli, eu é que devo estar falando grego.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

3 Responses

  1. Concordo! Sou sócio de uma pequena empresa prestadora de serviços – não temos exatamente um “estoque”. Meus clientes pagam com 60 ou 90 dias, mas funcionários e impostos em menos de 30. O que teria para investir (treinamento, equipamentos) tem de ser apropriado para giro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Melhores e Maiores

Em setembro foi lançada a 50ª edição da Revista Exame, intitulada “Melhores e Maiores”, a qual analisa 23 setores da economia e as 500 maiores

Artigo Completo »

Liderança e Seguidança

É totalmente irracional o número de cursos existentes que ensinam Liderança. Mas se nem todos serão líderes, teremos muitos alunos frustrados. Esse é o problema

Artigo Completo »