Por Que o Capitalismo Não é Rentável?

Já são 45 anos que estudo as 500 maiores empresas do Brasil, analisando a rentabilidade média do patrimônio, as margens de lucro, o nível de capital de giro, o retorno sobre o ativo.

O retorno sobre o total de ativos (supridos por capitais próprios e de terceiros) é de 4% ao ano, caindo a cada década mais um pouco.

Longe dos lucros estratosféricos e gananciosos que todo professor de ciências inexatas acredita.

4% não remunera o risco de empreender no Brasil.

Por isso o Brasil não cresce, não vale a pena produzir.

O que muitos esquecem nessa linha é que esses 4% são calculados sobre as empresas que sobreviveram ano após ano.

Ficam de fora desta estatística 90% das empresas que faliram, cujos capitalistas perderam tudo.

Enquanto os seus trabalhadores só perderam uns meses de trabalho até arrumarem outro emprego.

Essas empresas perderam o Capital Social, que acabou sendo usado para pagar o que precisava ser pago.

Quando se analisa a nível macro, como fazemos na Administração Responsável das Nações, o capital empregado pelas empresas que faliram não desaparece por mágica, ele continua no denominador.

Para sempre, apesar da empresa não existir mais, e não fazer mais parte das 500 maiores.

O retorno sobre ativos capitalistas cai de 4% para 0,2% por ano, ou até menos dependendo de quantos anos para trás alguém dispõe de dados de falências.

A injustiça do capitalismo é que os lucros futuros são abocanhados pelas empresas que sobreviveram, as mais eficientes, as mais bem administradas.

Os que tentaram e fracassaram não serão renumerados.

Essa é a verdadeira razão da má distribuição da renda.

Não entre capitalistas e trabalhadores, mas entre empreendedores que ficam com tudo, e os empreendedores que ficaram com nada.

O que não se pode dizer é que o Capitalismo é super rentável, quando na realidade não o é.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

9 Responses

  1. Gostei da linha de raciocínio mas me parece faltou então a consideração de que no capitalismo empreendedores mal formados e incompetentes não tem saída e vão sim pagar o pato . Não deveriam empreender sem antes saber de sua competência pois o capital que tinham se perde não por culpa do empreendedor bem sucedido e nem pela figura etérea do que se chama mercado . “Mea Culpa” é uma condição obrigatória para os que faliram.

    1. Empreendedorismo no Brasil, infelizmente, é , na sua na maioria das vezes, por falta de emprego. É pra não morrer de fome mesmo. Daí, sim, muitos não são gestores. Falta noção e sensibilidade pra reconhecer isso e políticas para ajudar. Mas o q dizer dos inúmeros gestores q fazem tudo certo e vão a falência? Impostos, falta de apoio do serviço público, dificuldade de tudo! Lutar contra maré no Brasil. São heróis! Meu respeito e pêsames por tantas dificuldades, ao menos para maioria.

  2. Depende do que estamos falando de “Empreendedor Bem Sucedido”.
    Se esse for algum dos amigos do Rei ou amigo do amigo do Rei, então não temos uma concorrência leal.

  3. Lembrando que entre 170 países o Brasil é o 145º pior para se ter uma empresa. O Capitalismo aqui é feudal. O PIB de U$ 2 trilhões fica concentrado entre políticos, laranjas e empresas amigas. As leis são favoráveis a poucos e a taxação do governo coloca o Brasil entre os 6 países com mais impostos sobre as empresas. Ao invés de empregar ou investir precisamos pagar impostos para sustentar o Judiciário e Legislativo mais caro do mundo, entre outras mazelas. A média salarial CLT é 2.100 reais, a empresa despende 4.000 e o trabalhador fica com uns 1.800 brutos. Vivemos uma escravidão financeira com altos impostos, baixos salários, maiores juros bancários do mundo. Isso que tem que ser analisado, antes de qualquer coisa.

  4. No caso do Brasil, a transferência de Capital se dá da Sociedade (Empreendedores) para o Estado. Este transfere a renda aos seus funcionários e protegidos (Empresários escolhidos pelo governante de plantão). E assim, a economia definha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Melhores e Maiores

Em setembro foi lançada a 50ª edição da Revista Exame, intitulada “Melhores e Maiores”, a qual analisa 23 setores da economia e as 500 maiores

Artigo Completo »

Liderança e Seguidança

É totalmente irracional o número de cursos existentes que ensinam Liderança. Mas se nem todos serão líderes, teremos muitos alunos frustrados. Esse é o problema

Artigo Completo »