Nunca Seja Um Avalista

De vez em quando um amigo que mal me cumprimenta, ou um colega de trabalho que nunca me ajudou, me pede que seja seu avalista.

Provavelmente, ele raciocina que perguntar não ofende, só depende da cara-de-pau de cada um.

Por que os bancos insistem em obter um aval de um amigo do cliente?

No fundo, o que os bancos querem é reduzir o risco da operação de crédito, arrolando também os bens pessoais do avalista como garantia.

Mas que interesse tem o avalista em colocar seus bens em risco sem nada receber em troca?

O avalista entra gratuitamente nesse contrato como um voluntário, um altruísta, sem receber uma remuneração pelo serviço que presta ao banco.

O avalista só entra com obrigações e não tem nenhum benefício, só chateação.

O banco ficará obviamente feliz com o empréstimo que você viabilizou.

Uma técnica que eu uso nessas ocasiões, e que aprendi com um verdadeiro amigo, é ficar indignado com os juros exorbitantes cobrados pelo banco e oferecer o mesmo empréstimo, sem cobrar juros.

Seu amigo ou parente vai pular de alegria, e você coloca uma única e singela imposição: que o gerente ou o presidente do banco avalize a operação.

Não é um pedido exorbitante, e nenhum gerente de banco poderá recusar, porque é exatamente o mesmo pedido que eles estão fazendo. Seria hipocrisia recusar.

Ninguém nunca voltou com meu contrato assinado, não sei por quê. Mas existe um efeito socialmente muito negativo nessa prática do aval, para o qual infelizmente sociólogos e antropólogos nunca atentaram.

Ao pedir um aval de um parente ou amigo, o sistema financeiro usa para seu próprio conforto creditício os laços familiares e de amizade longamente costurados pela sociedade brasileira.

Que tio pode recusar um aval a um sobrinho? Que irmão pode recusar dar um aval a outro irmão necessitado?

É uma saia-justa complicada.

Se você negar o pedido, deixará o parente magoado e a família ressentida. Ninguém obviamente avalia corretamente os riscos que você está correndo, só o banco.

Os laços de amizade e confiança que o próprio banco nunca sedimentou com seus clientes são substituídos pelos laços de amizade e confiança que seus familiares e amigos criaram com você. Aliás, se não tem o dinheiro para cobrir o aval, você nunca deveria tê-lo dado.

Caso contrário o banco poderá vender seus bens oferecidos em garantia. Dar um aval ou emprestar o mesmo montante é financeiramente a mesma coisa, porque um aval significa dar o dinheiro ao banco se seu amigo ou parente virar caloteiro.

Já vi mais de vinte famílias ser desestruturadas pelo simples fato de um parente não ter pago um empréstimo e o avalista ter sido processado, prejudicando duplamente a família. Há pessoas hoje pobres e destituídas que cometeram o pequeno erro de dar um único aval.

Muitos eram diretores e empregados de empresas, obrigados a dar um aval a um banco que financiava a empresa, senão perderiam o emprego.

Nenhum país dará certo se não puder criar um clima de confiança mútua entre seus cidadãos.

Nossa inflação e as constantes mudanças das regras e dos planos econômicos dilapidaram, e muito, nossos laços de confiança.

Colocaram-se várias vezes empregados contra patrões, fornecedores versus clientes, inquilinos versus senhorios, alunos versus professores, por causa de planos econômicos mal estruturados, que aumentaram a desconfiança entre nós, por nenhuma culpa das partes.

Para piorar ainda mais, o novo Código Civil exige que a esposa assine também o aval, criando discórdia entre marido e mulher, e nem toda esposa tem como recusar. Mais sensatas que os homens, elas jamais aceitariam dar um aval a um amigo do marido.

O novo Código Civil, em vez de aumentar os laços de confiança da sociedade, aumentou os pontos de atrito entre marido e mulher.

O correto seria restringir o uso do aval, e não tornar a esposa co-solidária da operação financeira que em nada a beneficia.

Mulheres, portanto, prestem muita atenção.

Lembrem-se de que, caso o amigo do seu marido se torne inadimplente, você perderá seus bens e os de seus filhos.

E você, que pretende ser avalista, lembre-se de que poderá perder seu amigo, seus bens e também sua esposa. Dito isso, alguém poderia me dar um aval?

Revista Veja, Editora Abril, edição 1853, ano 37, nº 19, 12 de maio de 2004, página 23

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

4 Responses

  1. Caro Stephen Kanitz!

    Avalizo suas PALAVRAS! Seus empréstimos não, por que certamente não teria dinheiro para cobrir. Você certamente tem mais dinheiro que eu por que é infinitamente melhor administrador. Quanto ao conteúdo das tuas ideias eu posso endossar com a minha experiência de oito anos de experiência como promotor da Vara de Falências.

  2. Exatamente essa situação aconteceu aqui em casa, isso foi em 2008 e ainda hoje a divida de mais de 30 mil não foi quitada, mesmo com a redução significativa dos bens.

  3. .. quem tem o nome limpo eh presa facil. todo mundo quer lhe vender algo, lhe conceder um cartao de compras, e insistem para aceitar.
    o fiel da balança eh o “orçamento”. se o orçamento ja estiver tomado soh com verba extra para continuar gastando e com certeza nao eh o caso da maioria do povo.
    agora ha uma outra quetao q faz toda a diferença: “se o meu vizinho comprou um SUV por que eu nao posso?” a fraqueza humana os empurra para a inadimplencia.

  4. Boa tarde!!

    Poderia me ajudar? servi de avalista para um empréstimo no Banco do Brasil para uma amiga que acabou tendo dificuldades honra-lo, não obstante acionada pelo banco fez negociação e está quintando tudo direitinho ocorre que eu como avalista sofri uma serie de restrições na minha linha de credito, na verdade não consigo se quer um cartão de credito, a questão é…é legal o banco fazer isso? TENDO EM VISTA QUE SOU CORRENTISTA HÁ MAIS DE 20 ANOS E NUNCA TIVE PROBLEMAS.

    Att, Rosangela

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados