Aprenda a Ler e Pensar

 

Comecei a escrever o meu livro Aprendendo a Pensar, e aí percebi que 90% das vezes pensamos logo após termos lido alguma coisa, ou ouvido alguma coisa.

Isto é muito sério.

Porque 99% da vezes o que estamos lendo é uma bobagem, uma mentira, um projeto de poder, uma distorção da realidade para defender uma causa ideológica, um trol com agenda oculta, enfim, uma perda de tempo.

Como a maioria não pensa ao ler tudo isto, o Brasil vai estagnando a olhos vistos.

Aprender a Observar não é ensinado.

E aprender a ler criticamente é menos ainda, porque isto é a última coisa que muitos professores engajados querem.

Fiquei muito assustado com Salman Rushdie, quando lhe perguntaram porque não escrevia livros Técnicos e Científicos, e só Ficção.

Porque assim eu pego o leitor desavisado, é muito mais fácil vender ideologia quando o leitor não está prestando atenção.

Imaginem o que acontece com livros infantis.

Por isto, vou incluir alguns tópicos sobre Como Ler, embora pareça infantil ensinar a um adulto de 25 anos algo tão elementar.

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

7 Responses

  1. Artigo fantástico. Espero obter todas as lições de como aprender a ler e, sobretudo ainda, pensar.
    Sempre acreditei que a escola desde os primórdios deveria ensinar o sujeito a pensar, ou seja, utilizar sempre metódos pedagógicos que direcionem o raciocínio crítico e questionador.

  2. Recebo mensalmente de 8 a 10 revistas, a maioria relacionada com a atividade profissional e como é impossível ler todas, desenvolvi o que apelidei de “leitura crítica”: leio primeiro o título, o cabeçalho, os destaques, as legendas das ilustrações e uma passada de olhos no texto. Se desperta o interesse por qualquer razão, leio o artigo todo. Se não, pulo para o próximo. De outra forma, a pilha de revistas só faria aumentar. O mesmo para o monte de informativos recebidos por e-mail.
    Aprendi a fazer essa avaliação crítica nos tempos de escola, quando a professora de português nos indicava um livro para ler e entregar um trabalho onde tínhamos que avaliar uma série de critérios.
    Lamentavelmente, os alunos de hoje sequer sabem ler corretamente, que dirá analisar o que é lido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados