Comecei a escrever o meu livro Aprendendo a Pensar, e aí percebi que 90% das vezes pensamos logo após termos lido alguma coisa, ou ouvido alguma coisa.
Isto é muito sério.
Porque 99% da vezes o que estamos lendo é uma bobagem, uma mentira, um projeto de poder, uma distorção da realidade para defender uma causa ideológica, um trol com agenda oculta, enfim, uma perda de tempo.
Como a maioria não pensa ao ler tudo isto, o Brasil vai estagnando a olhos vistos.
Aprender a Observar não é ensinado.
E aprender a ler criticamente é menos ainda, porque isto é a última coisa que muitos professores engajados querem.
Fiquei muito assustado com Salman Rushdie, quando lhe perguntaram porque não escrevia livros Técnicos e Científicos, e só Ficção.
“Porque assim eu pego o leitor desavisado, é muito mais fácil vender ideologia quando o leitor não está prestando atenção.”
Imaginem o que acontece com livros infantis.
Por isto, vou incluir alguns tópicos sobre Como Ler, embora pareça infantil ensinar a um adulto de 25 anos algo tão elementar.
7 respostas
Artigo fantástico. Espero obter todas as lições de como aprender a ler e, sobretudo ainda, pensar.
Sempre acreditei que a escola desde os primórdios deveria ensinar o sujeito a pensar, ou seja, utilizar sempre metódos pedagógicos que direcionem o raciocínio crítico e questionador.
Recebo mensalmente de 8 a 10 revistas, a maioria relacionada com a atividade profissional e como é impossível ler todas, desenvolvi o que apelidei de “leitura crítica”: leio primeiro o título, o cabeçalho, os destaques, as legendas das ilustrações e uma passada de olhos no texto. Se desperta o interesse por qualquer razão, leio o artigo todo. Se não, pulo para o próximo. De outra forma, a pilha de revistas só faria aumentar. O mesmo para o monte de informativos recebidos por e-mail.
Aprendi a fazer essa avaliação crítica nos tempos de escola, quando a professora de português nos indicava um livro para ler e entregar um trabalho onde tínhamos que avaliar uma série de critérios.
Lamentavelmente, os alunos de hoje sequer sabem ler corretamente, que dirá analisar o que é lido.
“embora pareça infantil ensinar a um adulto de 25 anos algo tão elementar”. E os adultos de 50, 60, 70, …. ?
E por incrível que pareça ainda se ensina leitura dinâmica
Kanitz, acredito que o certo seria 99% do que é produzido é ruim, pois realmente não leio 99% de bobeira.
sobre agenda oculta este artigo não teria a sua “agenda oculta”oculta?
É preciso pensar sobre o pensamento! (W. Bion)