Um Mundo Sem Antibióticos, em Breve

Estamos essencialmente voltando a uma época sem antibióticos.

Entrevista com John Conly, um Professor de Medicina, Microbiologia e Doenças Infecciosas e Patologia e Medicina Laboratorial do Centro de Resistência Antimicrobiana da Universidade de Calgary, no Canadá.

Ele também é o co-diretor do Instituto Snyder de Infecção, Imunidade e Inflamação da Universidade de Calgary, e ex-presidente do Conselho para a Comissão Canadense de Resistência aos Antibióticos.

Q: O que há de especial sobre este novo tipo de resistência rotulados como NDM1?

A: NDM1 é uma enzima que confere resistência a uma das classes mais potentes de antibióticos, conhecidos como carbapenemas, mas o que tem sido observado é diferente de muitas maneiras para o que já vimos, até hoje.

Este padrão de resistência novo tem sido relatado em muitos tipos diferentes de bactérias em comparação com anteriormente e, pelo menos, uma em 10 destas estirpes contendo NDM1 parece ser pan-resistente, o que significa que não há nenhum antibiótico conhecido que pode tratar.

Uma segunda preocupação é que não há desenvolvimento significativo de droga nova para antimicrobianos.

Em terceiro lugar, este padrão de resistência específica é regido por um conjunto de genes que podem mover-se facilmente a partir de uma bactéria para outra. 

Em quarto lugar, NDM1 foi encontrado na bactéria mas geralmente é encontrado na população humana, E. coli, que é a causa mais comum de infecções da bexiga e nos rins.

Uma preocupação adicional é que as duas drogas potencialmente capazes de tratar uma infecção devido a uma destas novas estirpes multirresistentes, um deles, colistina, provoca efeitos tóxicos para o rim em cerca de um terço das pessoas.

Q: É este o cenário apocalíptico de um mundo sem antibióticos?

R: Infelizmente sim, com estes novos multirresistentes NDM1 contendo cepas e seu potencial de disseminação em todo o mundo.

Médicos terão de enfrentar um dilema terrível quando uma mulher grávida desenvolve uma infecção renal que transborda para a corrente sanguínea com uma cepa pan-resistente contendo NDM1 e não há opções de tratamento.

Estamos essencialmente voltando a uma época sem antibióticos.

Q: A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma estratégia global para conter a resistência antimicrobiana em 2001, destacando o uso excessivo de antimicrobianos e uso indevido como as principais causas de resistência às drogas. O que aconteceu com ela?

A: Em 2000, no relatório sobre a série de doenças infecciosas superando a resistência antimicrobiana, o ex-diretor-geral Dr. Gro Harlem Brundtland mostra o aumento da resistência antimicrobiana e uma crise global, mas a posterior liberação da estratégia liderada pela OMS global e campanha coincidiu com o 11 de setembro de 2001.

Esse evento trágico, assim como uma mudança para a segurança e bioterrorismo, ofuscou o lançamento e implementação desta campanha e levou a um completo fracasso de qualquer captação.

Q: O que o Dia Mundial da Saúde 2011 atinge em termos de conter a resistência antimicrobiana?

A: Um enfoque como este é uma oportunidade ímpar para a OMS ir para a frente e para reunir o seu pessoal que trabalha nesta área – os que trabalham no uso racional de medicamentos, redes de vigilância, laboratórios, a equipe do Dia Mundial da Saúde, a prevenção de infecções e equipe de controle e outros – para criar um grupo de trabalho inter-organizacional para atualizar e rejuvenescer o excelente trabalho produzido uma década atrás.

Além disso, os Estados-Membros e a OMS pode se concentrar no Regulamento Sanitário Internacional (RSI) em relação a esses novos pan-resistentes contendo NDM1. A propagação de NDM1 contendo cepas de bactérias resistentes constitui um evento de saúde pública de preocupação internacional?

Na minha opinião a resposta é um inequívoco “sim”. Vimos essas estirpes se disseminarem internacionalmente.

No início de setembro deste ano, os Estados Unidos da América (EUA) relatou casos em três estados e no Canadá em três províncias. na Austrália, Bélgica, Japão, Suécia e Vietnã foram todos relatados casos, por isso é fora da Índia, Paquistão e do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, onde foi inicialmente descrito.

Envolver o RSI poderá ajudar a estabelecer normas comuns para a vigilância e controle de NDM1 contendo cepas.

Q: Onde está a resistência antimicrobiana é uma preocupação?

R: Ela ocorre em todos os lugares, mas é especialmente preocupante nos países em que a prescrição de antimicrobianos não é regulamentada e onde você pode comprar antibióticos sem receita médica.

Este é o caso em muitos países, incluindo aqueles com grandes populações, como China e Índia, onde as vendas de antibióticos parecem ter aumentado, de acordo com o crescimento de uma classe média mais abastada, assim como muitos países da África e da América Central e do Sul.

Mas o uso em seres humanos empalidece em comparação com o uso de antibióticos na indústria agro-alimentar – em bovinos, aves e suínos da agricultura, piscicultura, colmeias de abelhas – quando estes agentes são usados ​​como promotores de crescimento.

Algumas estimativas sugerem que o uso de antibióticos em animais e peixes é de pelo menos 1000 vezes maior em termos de tonelagem absoluta em comparação com a utilização em seres humanos.

Q: Como os governos podem conciliar os interesses econômicos dos agricultores e os interesses de saúde da população?

R: Para impedir a sobrepesca de bacalhau no Oceano Atlântico, na costa leste do Canadá e dos EUA, governos impuseram uma moratória por tempo indeterminado na pesca do bacalhau nos Grandes Bancos. Houve queixas dos pescadores, mas foi uma decisão necessária.

Infelizmente, as populações de bacalhau ainda não recuperaram e alguns cientistas temem que os efeitos da sobrepesca de bacalhau possa ser permanente.

A resistência antimicrobiana pode ser comparada a esse cenário à pesca excessiva, ao gado sobre pastoreio a grama no commons ou para o desmatamento na Ilha de Páscoa, o que levou a população à morte.

A resistência antimicrobiana é uma consequência do uso excessivo contínuo de antibióticos combinado com o crescimento constante de resistência ao longo do tempo.

A solução é para atingir um adequado equilíbrio ecológico. Chega um momento em que os governos e os reguladores devem tomar decisões difíceis.

A União Europeia (UE) fez isso com a proibição da promoção de crescimento antimicrobianos em animais. É uma questão de vontade política e fazê-lo ao longo do tempo, com uma abordagem planejada formulado.

Q: Que progresso tem feito os governos para conter a resistência antimicrobiana?

R: A França tinha um programa nacional de informação pública para reduzir a resistência aos antibióticos chamado “Os antibióticos não são automáticos” e viu uma redução de 26,5% no uso de antibióticos para síndromes gripais (que são em grande parte viral) mais de cinco anos.

Houve outros, incluindo o “Get smart” programa nos EUA com uso de antibióticos de forma sensata e no Canadá, o “Faça erros precisam de drogas?” O programa mostrou uma redução de quase 20% no uso de antibióticos para infecções do trato respiratório em nível de comunidade. Ele foi adotado por um número de províncias, mas, infelizmente, não pela Agência de Saúde Pública do Canadá.

Q: Como podemos educar os pacientes a entender que os antibióticos não têm efeito sobre infecções virais, como o resfriado comum?

R: Essa é uma mensagem muito importante. Muitas das campanhas que eu mencionei visa a educação do público envolvido.

Análises de comportamento mostram que os médicos prescritores e outros, muitas vezes cedem à pressão dos pacientes e prescrevem antibióticos, porque eles têm medo de perder seus pacientes.

É por isso que governos e organizações de pacientes precisam trabalhar juntos. Liderança da OMS e as mensagens do Dia Mundial da Saúde 2011 podem desempenhar um papel fundamental enfatizando estas importantes mensagens para o público em geral.

Q: Além do Dia Mundial da Saúde, outros esforços internacionais têm havido para combater o problema?

A: Tem havido uma série de desenvolvimentos. No ano passado, o primeiro-ministro sueco [Fredrik Reinfeldt], que detinha o papel de Presidente da UE no momento, e o presidente dos Estados Unidos [Barack] Obama, estabeleceram um conjunto UE-EUA força-tarefa sobre a resistência antimicrobiana e, neste ano a Assembleia Mundial da Saúde, o ministro sueco para a saúde e assuntos sociais [Göran Hägglund] pediram à OMS mostrar liderança na luta contra a resistência antimicrobiana.

Então, uma década após o relatório da OMS em 2000, temos um círculo completo e a resistência aumentando as apostas de uma forma ainda maior do que antes.

Em junho de 2010, o Center for Global Development, solicitou à OMS um novo relatório para reverter o que chamou de “uma década de negligência” de resistência às drogas.

Em setembro de 2010, a United States Institute of Medicine em relatório descreveu a resistência antimicrobiana como “a saúde pública mundial e uma catástrofe ambiental” e um exemplo clássico da “tragédia dos comuns”.

Ele referiu-se ao famoso ensaio de 1968 por Garrett Hardin na revista Science, onde ele escreveu sobre a grama em pastagens compartilhadas a ser consumida, porque ninguém estava prestando atenção sobre elas.

Essa é a tragédia dos comuns e, da mesma forma, a tragédia de antibióticos. Quem está cuidando do “commons” em termos do uso excessivo e incorreto de antibióticos em veterinária, agro-alimentares e humanos, configurações? Infelizmente chegamos a uma tragédia ecológica semelhante à “tragédia dos comuns”.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

7 Responses

  1. Entendo a preocupação inicial, Mestre, mas não será isso um pouco de alarmismo, assim como foi com a H1N1 (gripe suína)? No fim das contas, estávamos lidando novamente com a gripe espanhola, mas um século depois, quando já havia recursos suficientes para que ela não fosse mais tão preocupante.
    No caso da NDM1, parece que vamos ter que inventar a penicilina de novo, certo? Confio plenamente na capacidade humana de fazer isso rapidamente, se já não houver alguma carta na manga hoje, enquanto estamos aqui blogando.

    1. Caro professor Kanitz, recebo sua newsletters já a algum tempo, tenho grande admiração por sua lucidez em relação aos assuntos referentes ao Brasil, onde só temos economistas que intelectualizam e não conhecem a realidade fora dos seus gabinetes.Precisamos com sempre diz de ADMINISTRADORES. Obrigado por estar nos dando o seu saber para o bem do Brasiil. Tenho uma pasta com todos os seus artigos e sempre os recomendo aos amigos.
      Gostaria de lhe informar sôbre uma experiência,a qual, eu mesmo usei após certo tempo de leitura sôbre o assunto(HOMEOPATIA).Os Fatos: A minha mãe estava morando em uma casa de repouso aqui na cidade de Leme S.P(Recanto Plácida) nivel primeiro mundo.Em exames de rotina com o cardiologista êle constatou que a mesma tinha uma pequena infecção urinária, E.COLI. O médico disse: já para um urologista,pois, ela terá que tomar antibiótico o resto da vida ( estava com 92 anos).RESUMO: Mandei preparar um Nosódio(uma vacina homeopática) que é feita com a cultura da E.Coli (ou outra bactéria)
      Como ela faleceu o ano passado aos 96 anos eu joguei fora as provas que eram os resultados dos exames. O valôres que vou citar são hipotéticos:Exame inicial : 98.000
      leucócitos p/cm3-Um mês depois reduziu pela metade, no segundo mês já estava perto do parâmetro normal que é 8.ooo p/cm3. Após 4 mêses estava dentro da normalidade . É isto ai. Talvez uma alternativa viável.Desculpe por ser prolixo .Abraço afetuoso de um admirador-José Eduardo Del Nero-Delneroje@yahoo.com.br

  2. Este artigo é sobre um assunto muito sério, principalmente para quem gosta de usar sabonetes antibactericida e antibióticos indiscriminadamente. E também aos produtores rurais que entopem de antibióticos os animais visando uma maior produtividade e lucro. Amanhã, nossos netos vão pagar por todo uso indiscriminado de antibióticos.
    Este importante artigo é uma péssima notícia para a humanidade.

  3. O desafio é que o problema já existe, e os novos remédios não existem, e até descobrirem um remédio eficaz contra essas resistentes bactérias, muita gente morrerá, pois demanda no mínimo uma década de estudos e desenvolvimento de novos medicamentos.

  4. O problema é que a penicilina não foi inventada, mas descoberta. Os antibióticos são em sua maioria produtos semissintéticos, derivados de substâncias naturais produzidas por fungos bactérias, produtos de milhões de anos de evolução conjunta.

  5. O problema é que muitos setores na medicina não querem resolver o problema dos seus “pasclientes”, preferem fidelizá-los, é mais lucrativo a longo prazo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados