A Lava Jato Terminou

Muito triste declarar isso, mas com essa indicação para o Supremo e todos os fatos antecedentes, a Lava Jato terminou.

Vou fazer uma análise de Administrador, e mostrar o que vinha antecipando aqui, e por que não estamos discutindo as verdadeiras questões da corrupção no Brasil, e por isso ela terminou em pizza.

1. Administrar é não permitir os problemas acumularem, e nesse caso deixamos o problema corrupção se tornar generalizado. Aí é tarde.

Todos nós administradores sabíamos dessa corrupção, mas a sociedade estava mais preocupada com inflação, dominância fiscal e juros.

2. Boa parte dos políticos se tornaram corruptos devido aos custos de televisão e eleição.

Em vez de se permitir propaganda contínua de baixo custo, como fazem agora todos no Twitter, criamos uma lei para concentrar toda a propaganda em algumas semanas de TV.

3. Fernando Henrique Cardoso, ao lutar pela sua reeleição, destruiu aqueles como nós que lutávamos contra a reeleição de todos os cargos.

Criamos uma cleptocracia de bandidos, em vez de uma democracia de voluntários.

4. Permitimos aos deputados terem 25 assessores e contratarem 1.000 funcionários públicos cada, que estão ainda mais preocupados com reeleição e por suas sobrevivências.

5. Continuamos com a visão do “líder salvador da pátria”, figuras como Sergio Moro, Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes, Collor, em vez de depender de equipes formadas por nossos partidos políticos e think tanks constituídos anos a fio.

6. O Brasil não é corrupto, é simplesmente mal auditado. Frase minha de 30 anos atrás.

7. Mas ninguém está discutindo como melhorar nossa auditoria prévia, somente como prender corruptos bilionários depois do ocorrido.

8. Vejam o baixo status social de nossos contadores, auditores, vejam quão pouco ganham nossos auditores externos, para saber por que a corrupção irá continuar para sempre.

9. A sociedade nem está discutindo essas questões acima porque vocês e a equipe da Lava Jato jamais discutiram o assunto com contadores, auditores e fiscais, pelo menos não com os mais representativos que eu conheço.

10. Nunca encurrale o inimigo.

Eram uns 1.000 corruptos ainda não detectados ou condenados como Aécio, Renan e Serra, que mexeram os pauzinhos no desespero.

Óbvio que iam ganhar.

11. Deveríamos ter criado um tipo de anistia, com devolução da grana, em troca da perda de direitos políticos ou algo nessa linha.

Nossa única saída agora é lutar por melhores mecanismos de auditoria do que essa praticada pelos Tribunais de Contas, e valorizar mais a profissão do contador, aquele que corre atrás dos números e dinheiro gasto.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

14 Responses

  1. seu comentário, deve sim, ser traduzido e publicado para todos os brasileiros de norte a sul de leste a oeste, entenderem de vez nosso cancer que cada dia que passa , a metastase continua, para que continuemos presos a monarquia republicana de 520 anos de historia.

  2. Excelente análise!!!
    Essa anistia tb deveria ser analisada para as reformas.
    Infelizmente, no Congresso prevalece o corporativismo e nada de patriotismo.
    Eles não votam nada que mexa dos “direitos adquiridos”.
    Ouço, há mais de 30 anos, que o Brasil precisa de reformas e a única votada até agora, de fato, foi a Previdência, ainda assim, capenga, a meu ver.
    Sequer com pandemia e grave crise fiscal, o Congresso faz a sua parte!

  3. O departamento de auditoria é muito importante e o mais odiado por toda empresa.
    Não é de assustar que este departamento é sempre visto de forma punitiva ao invés de entender é necessário para melhoria contínua da corporação.

  4. Única solução:
    O voto nunca deveria ser obrigatório.
    Eleição sem comparecimento de 90% é cancelada automaticamente.

  5. Professor, infelizmente eu perdi a esperança, pois essa geração que está vindo agora é uma geração que não sabe mais a diferença de “uma lata de cerveja com uma lata de refrigerante”, uma geração preocupada mais com o corpo que a mente, a conta do banco tem mais valor que o caráter. Diziam que o brasileiro era frouxo nas questões políticas, mas agora, desceu a ladeira. A molecada daquela faculdade gratuita de SP nas eleições passadas gritavam a um só coro para a entrada do Lampião do Ceará. Agimos como donzelas inocentes quando esse galanteador de buteco sussurrou em nossos ouvidos que seria tudo novo… Rezemos para salvar nossas almas do Inferno (que existe), pois aqui não tem como. Infelizmente

  6. Infelizmente contadores, auditores e fiscais não fazem e não farão nossas leis. Se combater a causa fosse interessante nosso Congresso já o teria feito. Alckmin e Bolsonaro foram o “case” da mudança. Um correndo nas raias da grande mídia milionária e outro no boca-a-boca da mídia digital. Não foi lei que mudou a praxe, foi a tecnologia pulverizada que possibilitou a mudança de um comportamento social, popularizando o domínio e a divulgação da informação, respeitando o filtro pessoal de cada eleitor. Viva Cristo Rei.

  7. E alguém acreditou que a Justiça iria ser aplicada. O que houve foi promoções, oportunidades e impunidades. Vcs acreditam que um Congresso atolado em ações ilícitas, iria aprovar alguma lei para punir os envolvidos.Vcs acreditam que um STF, financiado pela criptocracia iria condenar alguns dos envolvidos. Os resultados estão aí: solturas, descassos com os processos e a continuidade da corrupção. Este é o país do “faz de conta”.

  8. Parabéns Professor, mais um texto brilhante. Infelizmente, a corrupção começa no povo pelo povo. Estamos em campanha para Prefeitos e Vereadores e acompanhe o comportamento dos eleitores, a grande maioria busca oportunidades para si ou para família e NUNCA para o todo. A esperança é que processo de melhoria é progressivo porém muito lento !!! Não vamos perder a esperança.

  9. Faz muito sentido suas palavras professor, excelente frase:

    O Brasil não é corrupto, é simplesmente mal auditado. Frase minha de 30 anos atrás.

  10. A essência do problema do Brasil é a impunidade, que tem a ver com o que o professor falou aqui.
    Impunidade se constrói com muito esforço e leva tempo!!!

  11. A Lava Jato não prendeu contadores, diretores financeiros, diretores jurídicos, só ficaram prendendo os figurões. Quem era que arrumava notas frias? Quem fazia os contratos? Quem contabilizavam as saídas dos valores para os corruptos? Nem um destes caras foram presos. Al Capone só foi para a cadeia depois que pegaram o seu contador. Não venham com esta história que só cumpriam ordens, afinal todos deveriam saber o que estavam fazendo. Afinal para desviarem os bilhões que foram desviados da Petrobrás somente com muita engenharia financeira é que poderia enganar o fisco todo este tempo. Teve muita gente envolvida que ficou de fora da Lava Jato.

  12. Kanitz,
    falta-lhe senso de proporcionalidade colocar Bolsonaro e Lula no mesmo balaio.
    Corrupção está em todos os cantos do planeta e, apesar de ser considerada a primeira força da república e haver em demasia por aqui, se ela está presente para tudo quanto é lado no planeta, não pode ser responsável por todos os problemas do país. Está mais para consequência. Acho mais acertado quando você aponta que não sabemos fazer, e acrescento: somos ruinzinhos mesmo, indisciplinados, com pouco estudo e acomodados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados