8 Comments on O Capital Social

  1. O socialismo é a maior desgraça da humanidade e devemos mata todos os parasitas nocivos a famílias e a pátria .

  2. E pensar que na faculdade é ensinado que a palavra social, no Capital Social, provem de capital em sociedade, ou seja, recurso amealhado entre um grupo de indivíduos (associação) na obtenção do objetivo comum, a “ganância”!

  3. Kanitz, com todo este barulho aí, será que voltaremos na era do escambo?
    Hoje com um nome mais sofisticado e globalizado:
    Seremos então “P R O S S U M I D O R E S” ?
    Será!!!?
    Disse certa vez:
    “Se DOW e ELLIOT eram capitalistas e não socialista, será que em suas teorias não deixaram de anotar alguma coisa”
    Nelson Costa

  4. Uma empresa é uma equação matematica. Querer atraves de leis, decretos ou qualquer outro paleativo é dosvortuar seu fim. Quem monta uma empresa é para trabalhar e ganhar seu sustento e correr riscos. Manipular o risco com leis e afins é contrario ao interesse social das empresas. Muito mais malefico é manter um monte de gente tentando se beneficiar das empresas, sugando empregos e beneficios da sociedade. Quem fala em currupção e afins não pode voltar sua vida para sugar as empresas e seus beficios sociais, alterando as regras e desrespentando as mais puras regras da convivencia humana, ou seja a matematica.

  5. Prezado Professor: Tenho uma pequena crítica a este texto. Sou professora de Contabilidade Há 30 anos, e Auditora da Receita há 22. A questão da “Apropriação indébita” não é apenas uma questão social. É crime. Quando se desconta do empregado o INSS ou o IRRF e não repassa-os aos cofres públicos, o empresário está sonegando um tributo. Então sou a favor que o empresário responda com o que for necessário para liquidar esta dívida.

  6. Kanitz, sempre questionável.
    Presumo que o capital social seja realmente da sociedade. Em caso de sociedades cooperativas, o capital social é de todos os seus cooperados a ela.
    Não tenho dúvidas que o capital social não é apenas para garantir que empregados e fornecedores recebam no final do mês. Qual será a origem financeira em investimentos? presumo que seja o capital social.

  7. Caro Kanitz
    s
    Não podemos esquecer uma particularidade de alguns picaretas que na abertura da empresa jogam o valor do Capital Social lá bem abaixo do real para burlar a lei em caso de execução. Expediente muito comum no Brasil.

  8. Prezado Kanitz,
    essa visão é prejudicial e antiquada, como advogado na área empresarial costumo questionar onde se encontra o principio da isonomia se para a fazenda pública não se respeita a limitação de responsabilidade, assim como também não se respeita no que tange aos débitos previdenciários e nas ações junto à justiça do trabalho.
    Porque os demais credores são diferentes?
    Essa cultura advem da crença na face prejudicial do capitalismo, como você bem destacou a alguns dias atrás, onde as pessoas tinham vergonha de dizer que eram ricas, exatamente pelo estigma que acompanhava o capital. Deste modo todo empresário é considerado picareta, se a empresa faliu é porque ele ficou rico deviando dinheiro e deixando de pagar aos trabalhadores.
    Esta visão precisa mudar, os maus empresários devem ser combatido mas não com o prejuízo dos bons e da própria sociedade. O capital social poderia ser definido não como capital da socieade, mas sim como capital aplicado à consecução do seu fim social, e portanto, capital social.
    Abraços

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14