Ricos Pagam 80% dos Impostos

[pullquote]muitos pagarão ainda muito mais o Imposto sobre herança quando morrerem[/pullquote]      

 

 

 

Eis um gráfico que mostra que os 10% mais ricos dos Estados Unidos pagam 70% dos impostos.

E os 50% mais pobres pagam 4% dos impostos.

Este meme que foi espalhado que pobre paga mais imposto do que rico não corresponde à realidade.

A verdade é que todos nós pagamos mais imposto do que deveríamos em troca de nada.

Mesmo que os números acima tenham erros, bota 20% de erro e a conclusão é a mesma. 

Veja o mais dramático.

Os 1% mais ricos pagam 30% dos impostos, e muitos pagarão ainda muito mais o Imposto sobre herança quando morrerem que não está computado.

Ou sejam, pagam 30 vezes mais proporcionalmente ao número pequeno que são.  

(Lido por 42 pessoas até agora)

14 Comments on Ricos Pagam 80% dos Impostos

  1. Realmente professor, muitos intelectuais e governantes que não utilizam os serviços públicos(muitas vezes por não confiar nos mesmos) não se dão ao trabalho de investigar como funcionam.
    É triste você pagar 40% do salário em impostos e andar em ônibus velho,quebrado e lotado, e ter hospitais que levam semanas pra fazer procedimentos extremamente simples(como Urina tipo I, p.ex.)

  2. José Antonio.

    Nosso ensino e nada são quase a mesma coisa. Nossa segurança pública e nada são quase a mesma coisa. Você já teve que esperar 1 ano para uma ressonancia magnética? Infelizmente isto é que está se tornando lugar comum. E ao tirar 40% do povo brasileiro isto garante que eles não terão dinheiro para contratar os médicos que precisam,

  3. JottaElle.

    Trocar para você significa ficar com o patrimonio deles sem dar nada em troca.

  4. Ravi Felix

    A porcentagem da Renda não estão na mão deles. Que eu saibda Bill Gates e Carlos Slim entregaram software e celulares em troca. Diferente daqueles que tem na mão 40% do PIOB e nada entregam,

  5. Paulo Franco,

    “Todo individuo com instrução sabe que os ricos pagam mais em termos absolutos”. Acontece que 90% não tem instrução econômica, razão deste blog.

    “Os escravos pagavam zero de imposto”. De fato, e portanto você concorda que hoje os escravos são os que pagam mais impostos em termos absolutos.

    Concordamos.

  6. Partilho do mesmo pensamento!
    até pq economicamente as divergências entre ricos e pobres se dão assim:
    pobre: salario = consumo (valor + impostos)
    rico: salario = consumo (valor + impostos) + poupança
    ou seja o pobre paga os impostos incidente sobre todo seu salario, já o rico paga somente da parte do consumo sua ‘poupança’ não é tributada..

  7. Stephen, sou seu adminirador e não deixarei de sê-lo por causa dessa divergência que tenho com vc neste seu artigo. Para não delongar, procando um polêmica discussão. Acredito que todo indivíduo com um mínimo de instrução sabe que os ricos pagam mais em termos ABSOLUTOS. Os escravos não pagavam nem 0s 4% que a pobresa brasileira paga hoje. Seriam os ESCRAVOS A VERDADEIRA CLASSE PRIVILEGIADA daqueles tempos? Vc estaria insinuando que a estrutura tributária dos países desenvolvidos é mais atrasada, mais injusta que a do Brasil?
    Se eu fosse vc, eu reflitiria um pouco mais sobre esse assunto. Todo mundo sabe que não só a estrutura de renda, mas também a estrutura tributária do Brasil são das mais injustas do mundo.

  8. Muito mais que a quantidade de impostos que pagam, vale acompanhar a proporção da riqueza gerada que os ricos possuem. Essa proporção não parou de subir desde o início dos anos 80, aumentando brutalmente a concentração de renda, a ponto que hoje o 1% mais rico possui praticamente 50% da renda nos EUA.
    Além disso, se olharmos os impostos sobre a renda que os ricos pagam, veremos que eles pagam proporcionalmente menos impostos que os mais pobres.
    Ou seja, por mais que os ricos paguem 80% dos impostos, ainda assim comparativamente à riqueza deles, a carga tributária é inferior à dos mais pobres.

  9. Prezado professor,
    O Sr não teria, por acaso, um gráfico que também considere a porcentagem da renda (ou PIB) nas mãos desses 1%?

  10. Se alguém muito mais rico do que eu quiser trocar o patrimônio e os impostos comigo, eu aceito sem reclamar.

  11. Isso só confirma a enorme concentraçāo de Renda que existe.

  12. Calma lá, sr. Kanitz! Dizer que é “a troco de nada” também é um chavão sem relação com a realidade. A aplicação dos tributos sempre pode ser mais eficiente, mas não é a troco de nada.
    Repetir estes lugares-comuns de boteco tiram a credibilidade de qualquer texto.

Comments are closed.

UA-1184690-14