Ricos Pagam 80% dos Impostos

Eis um gráfico que mostra que os 10% mais ricos dos Estados Unidos pagam 70% dos impostos.

E os 50% mais pobres pagam 4% dos impostos.

Este meme que foi espalhado que pobre paga mais imposto do que rico não corresponde à realidade.

A verdade é que todos nós pagamos mais imposto do que deveríamos em troca de nada.

Mesmo que os números acima tenham erros, bota 20% de erro e a conclusão é a mesma.

Veja o mais dramático.

Os 1% mais ricos pagam 30% dos impostos, e muitos pagarão ainda muito mais o Imposto sobre herança quando morrerem que não está computado.

Ou sejam, pagam 30 vezes mais proporcionalmente ao número pequeno que são.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

15 Responses

  1. Prezado professor,
    O Sr não teria, por acaso, um gráfico que também considere a porcentagem da renda (ou PIB) nas mãos desses 1%?

    1. Ravi Felix

      A porcentagem da Renda não estão na mão deles. Que eu saibda Bill Gates e Carlos Slim entregaram software e celulares em troca. Diferente daqueles que tem na mão 40% do PIOB e nada entregam,

  2. Muito mais que a quantidade de impostos que pagam, vale acompanhar a proporção da riqueza gerada que os ricos possuem. Essa proporção não parou de subir desde o início dos anos 80, aumentando brutalmente a concentração de renda, a ponto que hoje o 1% mais rico possui praticamente 50% da renda nos EUA.
    Além disso, se olharmos os impostos sobre a renda que os ricos pagam, veremos que eles pagam proporcionalmente menos impostos que os mais pobres.
    Ou seja, por mais que os ricos paguem 80% dos impostos, ainda assim comparativamente à riqueza deles, a carga tributária é inferior à dos mais pobres.

  3. Stephen, sou seu adminirador e não deixarei de sê-lo por causa dessa divergência que tenho com vc neste seu artigo. Para não delongar, procando um polêmica discussão. Acredito que todo indivíduo com um mínimo de instrução sabe que os ricos pagam mais em termos ABSOLUTOS. Os escravos não pagavam nem 0s 4% que a pobresa brasileira paga hoje. Seriam os ESCRAVOS A VERDADEIRA CLASSE PRIVILEGIADA daqueles tempos? Vc estaria insinuando que a estrutura tributária dos países desenvolvidos é mais atrasada, mais injusta que a do Brasil?
    Se eu fosse vc, eu reflitiria um pouco mais sobre esse assunto. Todo mundo sabe que não só a estrutura de renda, mas também a estrutura tributária do Brasil são das mais injustas do mundo.

    1. Paulo Franco,

      “Todo individuo com instrução sabe que os ricos pagam mais em termos absolutos”. Acontece que 90% não tem instrução econômica, razão deste blog.

      “Os escravos pagavam zero de imposto”. De fato, e portanto você concorda que hoje os escravos são os que pagam mais impostos em termos absolutos.

      Concordamos.

  4. Partilho do mesmo pensamento!
    até pq economicamente as divergências entre ricos e pobres se dão assim:
    pobre: salario = consumo (valor + impostos)
    rico: salario = consumo (valor + impostos) + poupança
    ou seja o pobre paga os impostos incidente sobre todo seu salario, já o rico paga somente da parte do consumo sua ‘poupança’ não é tributada..

  5. José Antonio.

    Nosso ensino e nada são quase a mesma coisa. Nossa segurança pública e nada são quase a mesma coisa. Você já teve que esperar 1 ano para uma ressonancia magnética? Infelizmente isto é que está se tornando lugar comum. E ao tirar 40% do povo brasileiro isto garante que eles não terão dinheiro para contratar os médicos que precisam,

  6. Realmente professor, muitos intelectuais e governantes que não utilizam os serviços públicos(muitas vezes por não confiar nos mesmos) não se dão ao trabalho de investigar como funcionam.
    É triste você pagar 40% do salário em impostos e andar em ônibus velho,quebrado e lotado, e ter hospitais que levam semanas pra fazer procedimentos extremamente simples(como Urina tipo I, p.ex.)

  7. Paulo Franco,

    tudo é questão de como se vê as coisas. Ilusões são quando vemos as coisas e acreditamos apenas no sentido da visão, sem analisar o que parecemos ver com o SEXTO SENTIDO, que é a razão.
    Podemos ouvir o bramir de um elefante no banheiro da empregada, mas isso não é prova de que lá exista um elefante. Usar o sexto sentido (a inteligência) é primordial para não deixar que o captado pelos sentidos engane.

    Os escravos pagavam QUASE % de IMPOSTO JÁ DESCONTADO NA FONTE.

    Ou seja, eles nem botavam a mão no dinheiro. Os senhores de escravos já os “tributavam” na fonte e em “TROCA” lhes davam “casa” e “comida” e até “tratamento médico” …tudo de graça, como os governos nos “dão”.

    Analisar bem as questões é fundamental. Porém para analisar só podemos faze-lo com inteligência ou o que chamo de SEXTO SENTIDO. Os mágicos não fazem magia e só podemos saber disso se usarmos a inteligência. Se apenas usarmos os 5 sentidos, SEREMOS ENGANADOS PELOS “MÁGICOS” que apenas ENGANAM nossos sentidos.

  8. Só complementando o comentário ao Paulo:

    Os pobres consomem TODA SUA RENDA. Os ricos que têm aposentadoria garantida para manter seu padrão após a inatividade, também podem consumir todo seu salário de funcionário do governo, pois não precisam se preocuparem com o futuro. Mesmo que o pais seja lançado na miséria, as gordas aposentadorias estatais os garante.

    Os ricos que não recebem do governo, mas TROCANDO seu trabalho no mercado LIVRE, precisam fazer POUPANÇA. Ou seja, não pagarão os impostos sobre o consumo correspondente a todo seu rendimento IMEDIATAMENTE.

    Ora, então estes ricos NÃO CONSOMEM toda sua renda e ALGUÉM ESTA USANDO A RENDA DELES que é poupada PARA CONSUMIREM SEM DAR NADA EM TROCA, mas apenas consumindo a poupança alheia.

    Quem consome com a poupança alheia são os que PRODUZEM o INVESTIMENTO e assim restituem o que toamram emprestado e aumentam a capacidade de produção. Porém a um PARASITA QUE SÓ CONSOME ESSA POUPANÇA, SEM NUNCA RETORNAR o PAGAMENTO do EMPRÉSTIMO, pois que SÓ PAGA COM O QUE TOMA EMPRESTADO: …é O GOVERNO!!! …tá surpreso? …então…

    Sim os governos são os Srs de escravos. Apenas não precisam ameaçar os corpos de seus escravos, mas ameaçam-lhes o bemn viver.

    O governo somente permite que viva bem QUEM PAGAR A ELE GRANDE PARTE do QUE PRODUZ.
    Os escravos só tinham o próprio corpo e portanto nada mais tinham que pudesse ser ameaçado. Além do que poderiam viver nas matas, daí a ameça a seus corpos.

    Atualmente os Srs de escravos não precisam ameaçar a ÚNICA PROPRIEDADE dos pretensos escravos. Já que qualquer um que queira viver bem terá que DAR SOB AMEAÇA de MAL MAIOR, ameaça de VIOLÊNCIA, a maior parte dos frutos do seu trabalho a quem EM NADA o favorece para que aproveite o seu potencial. ISSO È ESCRAVIDÃO: uma relação forçada com quem lhe é inútil e nada troca com ele.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados