Carga Tributária Sobe Para 47,9%. Isto Mesmo.

https://www.krocodilus.blogspot.com

O número de 36,2% do PIB, que normalmente é divulgado como sendo a Carga Tributária Brasileira, é na realidade a porcentagem de impostos que o governo consegue arrecadar da carga tributária.

Se os empresários pagassem todos os impostos da “carga tributária” teriam de pagar 47,9% do PIB e não 36,2%.

Portanto entenda. A Carga Tributária no Brasil é de 47,9%, este é o total que a Lei manda pagar e arrecadar. Mas devido a sonegação, muitas vezes devido à total incapacidade de pagar os funcionários da empresa e ao mesmo tempo o governo, a arrecadação efetiva da Carga Tributária é de 36,2%.

Se você ganha pouco e acha que o capitalismo é excludente e desumano, lembre-se que a margem de lucro das empresas é por volta de 4% não 47%.

Pior, países com Índice de Desenvolvimento Humano igual ao brasileiro têm uma carga de somente 25%, ou quase a metade.

Ou seja, gastam mal os impostos.

Além dos 47,9% do PIB, empresários têm que pagar advogados tributaristas, contadores, auditores, darfistas, escriturários, despachantes, que segundo alguns estudos somam mais 2% do PIB.

Além disto tem que arcar com atrasos nos portos, conserto de caminhões por estradas em péssimas condições, equipes de segurança devido a falta dela, falta total de infraestrutura para gerar emprego no Brasil.

Estudo feito por economistas tributaristas publicado no Jornal Valor Econômico, aponta que o nível de sonegação no Brasil é de 23,9% dos impostos arrecadados.

Desta forma podemos agora calcular de fato qual é a “carga tributária” deste país.

Incluí na minha estimativa um adicional que ninguém calcula, que são os impostos a pagar, tipo ganhos de capital, herança, e afins, que incidiram sobre 2012, mas que somente serão pagos quando o contribuinte morrer.

Infelizmente, o estudo foi feito com o objetivo de contra atacar o Impostômetro da Associação Comercial, mostrando que o imposto sonegado é o verdadeiro problema desta país, e não a carga tributária.

Na sua opinião, que corrente irá ganhar e qual será o futuro do país?

A. Aqueles que acham que a carga tributária é elevada, e vão conseguir reduzir a carga tributária?

B. Aqueles que acham que impostos são sonegados, e irão conseguir combater estas sonegações com cruzamentos, mais fiscalização e autuações?

 

(Lido por 187 pessoas até agora)

UA-1184690-14