Você Prefere um Diploma ou só Conhecimento?

Brian Caplan é um brilhante economista que estudou e escreveu “The Case Against Education: Why the Education System Is a Waste of Time and Money”, publicado em 2018.

Uma Proposta Contra Educação: Uma Perda de Tempo e Dinheiro.

Ele introduz o conceito de “sinalização acadêmica”, e prova que pouco se aprende de fato na escola e na faculdade.

A maioria dos alunos está lá pelo “status social” de ter um curso superior, de ser chamado de “doutor”, ou “eu fiz USP”.

E não pelos conhecimentos úteis para seu futuro, que inclusive nem são dados.

Brian perguntava: “Você tem duas escolhas:”

1. Assistir os cursos grátis como penetra, e não ter o diploma.

2. ou pagar uma fortuna e ter um diploma para mostrar.

99% prefere pagar e ter um diploma.

E não percebe que não está aprendendo nada.

Nas optativas, prefere os cursos fáceis e não os mais exigentes.

Ninguém reclama das aulas mal dadas, quanto menos melhor. Só quer o Diploma.

Isso me lembrou do tempo que eu era universitário, estudante do segundo ano de contábeis na USP.

Foi quando vi professores americanos dando um curso de mestrado para os professores de economia da USP.

Dito e feito, assisti de penetra o curso de quatro meses, e fiz a prova final.

Dias depois fui procurado pelo Prof. William Thweatt, indagando quem eu era porque não estava na lista dos inscritos.

Ele me explicou que o objetivo da missão americana era escolher os quatro melhores professores da FEA e dar uma bolsa para estudarem nos Estados Unidos.

“Você foi de longe meu melhor aluno, podemos lhe dar uma bolsa já.”

E foi assim que consegui ir para Harvard. Esperaram até que eu me formasse, porque nem bacharel era.

Simplesmente impressionei porque demonstrei que eu realmente queria aprender economia e não me importava em ter um diploma ou não.

Ir para uma Universidade só pelo diploma, cabular as aulas em vez de aprender o assunto é uma roubada, mas a maioria faz exatamente isso.

E se revolta porque a maioria continua tão pobre quanto antes.

Com 12.000 cursos à distância à disposição online, o diploma não valerá mais nada, e sim o conhecimento adquirido.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

Respostas de 9

  1. Assistir aula ou aprender ? Isso me lembra o grande mestre Pierluigi Piazzi e seus ensinamentos ! Neste post seu exemplo pessoal é ótimo e faz valer o que Pierluigi sempre falou e deixou de legado . Claro que existem Mestres e Doutores que se sobressaem em contribuições ótimas e bons graduandos . Na média infelizmente pelas opções pessoais qualidade média do nosso ensino desde o fundamental até superior ( particular ou estatal ) se comprova como medíocre seja nas estatísticas , mas seja em especial na experiência de quem recruta , contrata , tenta treinar e convive no ambiente de trabalho , seja CLT ou PJ , o drama é o mesmo . A fuga para empreendedorismo é mais um sinal , vida média das MEI e PMEs explica ! Uma pena ! Realidade é esta . Exceções são sempre exceções . Precisamos melhorar a média do Brasil , realmente subir a régua !

  2. Ótimo argumento e com base na própria história. Tenho um sobrinho que fez mestrado na FGV e está indo estudar nos EEUU para fazer doutorado. Eu me pergunto que tipo de atitude real e contributiva ela trará ao país se ele deverá terminar o doutorado aos 31/32 anos? A propósito ele é economista …

  3. Boa reflexão professor, mas no campo do conhecimento não existe a dualidade, bom x ruim, certo x errado, bom x mau. Sempre acrescentamos algo. Assim como na vida temos que aliar o que falamos com o exemplo. No campo do conhecimento também é necessário saber e ação.

  4. Mas tem cursos que precisam que vc pratique e tenha um direcionamento, como medicina, odontologia, farmácia, enfermagem, engenharia…. como se encaixariam nessa tese?

    1. Não se encaixa. Mas o texto não é literal. Existem áreas em que diplomas não vão servir mais em outras vai valer a vontade de aprender. Mas foi um excelente pergunta.

      1. Principalmente na área de TI. Diploma não quer dizer nada. Muitas empresas exigem níveis superior, mas o FUNDAMENTAL é a prática e o conhecimento na tecnologia a ser preenchida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Neurociência da Educação

Não são as crianças que aprendem, são seus cérebros. E por 2.000 anos ensinamos crianças sem saber ao certo como os cérebros funcionam. Felizmente, graças

Artigo Completo »

Como Criticar Com Elegância

Como Criticar Com Elegância Tenho 280.000 seguidores (em todas as redes) e, obviamente, nem todos irão concordar com todas as minhas análises, muito menos com

Artigo Completo »

Não Sabemos Mais Dialogar

Não Sabemos Mais Dialogar A sociedade brasileira está passando por uma ruptura na comunicação, marcada por uma crescente polarização e pela dificuldade em engajar-se em

Artigo Completo »