O Verdadeiro Significado da Palavra Gestão

Muitos administradores usam a palavra gestão como sinônimo de administração.

Gestão vem de Gesto, Gesticulação.

Gestores eram aqueles que gesticulavam, que apontavam com o dedo indicador 200 anos atrás  onde o carregamento de alimentos deveria ser deixado ou estocado.

Ou apontam quem deveria fazer uma tarefa.

“Coloque este fardo aqui.”

“Você, venha aqui.”

Gestores ainda usam termos como

“indicadores” de produção,

“apontar” uma solução,

“apontamentos” de uma reunião, remanescentes da época em que administrar era basicamente apontar com o indicador a direção a seguir.

Isto não é Administração do Século XXI, isto é gestão do Século XVI.

Quem usa o termo Gestão está 500 anos atrasado.

Administrar não é mais mandar.

Nem dirigir os estoques para serem colocados aqui e ali,

Nem dirigimos, não somos mais dirigentes nem diretores.

Somos criadores de sistemas, adoramos empresas que andam sozinhas, delegamos, treinamos, damos poder a nossos colegas contratados.

Gestores querem gesticular sobre tudo.

Dão ordens, dão murros na mesa,

Gritam para subordinados que não cumprem as ordens

É o estilo Comand and Control das organizações militares.

Se você usa ainda o termo Gestão, cuidado.

Você está mostrando para todo mundo que acredita que administrar é dar ordens para subordinados.

Eu jamais lhe contrataria.

Algo para se pensar.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

36 Responses

  1. Que bom que você escreveu isto, professor, eu sempre detestei este termo, mas não sabia por que. Agora, tenho argumentos!

  2. Kanitz, a diferença é a mesma que existe entre as palavras “rezar” e “orar”. Não existem diferenças, apenas existem para os que querem se diferenciar a qualquer custo, criando diferenças entre “cultos”.

  3. Interessante! Em “estudo de linguagem” creio que gestão é sinônimo de administração – Gestão = substantivo feminino, que é flexão do verbo “gerir”, cujo étimo é “gerere”.
    Porém, buscando um sentido mais amplo e aprofundado da matéria, penso que “gerir” indica a ação de gerenciar. Nesse caso, não podemos entender que o ato de gerenciar determinado empreendimento (empreendimento no sentido mais amplo e genérico possivel da palavra)não requeira técnicas de gerência por parte do “gerente” ou “gestor”;
    Enquanto o ato de “administrar” algum empreendimento deve requerer do “administrador”, muito mais que técnica de “gestão”, pois o ato de administrar requer conhecimento científico, normalmente obtido através de formação acadêmica especifica.
    O Kanitz deve ter algum desafeto que gosta de usar a palavra “gestão” (rindo)

  4. Tudo o que é “novidade” acaba pegando… e o termo “gestão” pegou, no sentido de administrar… mas creio que o fato não está na palavra em si, mas na forma como o administrador, ou o chefe, ou o líder, ou seja lá quem for que tiver uma determinada equipe para trabalhar, saiba delegar, respeitar as pessoas, não ser demasiadamente centralizador, saiba dialogar, entenda de relacões humanas, e não só do trabalho técnico em si, dentre outras coisas…
    Bem, é o que eu acho…

  5. Profº. Kanitz
    Sou um fanático pela administração nas empresas, e parabéns por mais este artigo ” O Significado da Palavra Gestão ”
    Em minha querida cidade, existe o Curso de Gestão Pública, aliás, um título pomposo, chamativo, muito concorrido e até com direito a Certificado de Conclusão
    Eu,já achava muito estranho ter a qualificação de “Gestor”, agora, acho muito mais.
    Tô fora.

  6. Há muito tempo sou sua seguidora, antes mesmo do twitter. Pela primera vez não concordo com você. O que faz a diferença não é uma intitulação e sim o comportamento e as atitudes do profissional.

  7. Realmente não concordo com sua definição de Gestor. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direcção e do controle ou verificação, afim de atingir os referidos objetivos. Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controle ou verificação.

  8. Graças a Deus temos uma pessoa como o Sr. Dr. Kanitz! eu acho horrível a palavra referida; por isso me abstenho em repetir. Parabéns pela publicação!

  9. O problema é que pessoas de outras profissões que exercem cargo de chefia (Gestão) não gostam, e não aceitam, que o profissional Administrador é mais preparado para realizar a sua função, sentindo-se ameaçado e por isso desenvolvem críticas a ponto de dizer que “todo” mundo é Administrador. Quando converso com essas pessoas questiono quais são as ferramentas ou técnicas da administração que utilizam em seu dia-a-dia e a resposta é quase sempre a mesma: “utilizamos um processo de planejamento e gestão”. Não sabem o que é BSC, Árvore de Produtividade, Pareto, Diagrama de Árvore, confundem indicador de efetividade com resultado (nem sabem estruturar um indicador, incrível e quem não gostar do que falo sabe?) O que sabem mesmo é gesticular, indicar caminhos de acordo com a experiência. Administração é muito mais amplo. Atua de forma macro e micro. Administração, segundo Taylor é Planejar, Organizar, Dirigir (Gestão)e Controlar. Portanto Gestão é apenas uma parte da Administração.

  10. A origem da palavra pode até ser a mencionada pelo Prof. Kanitz. Contudo, o respeitável professor, ao postar este tema provocativo, desconsidera que palavras, termos e jargões evoluem com o tempo. Basta procurar em qualquer bom dicionário contemporâneo o significado de gestão. Aos que postaram comentários, não venham falar que vocês não utilizam o termo “gestão” no mundo contemporâneo (ninguém deste século pensa em gestão como ato de gesticular e dar ordens, mas sim administrar). Se formos resgatar a origem de todas as palavras que o mundo contemporâneo utiliza, estaremos negligenciando sua evolução.

  11. Se o Gestor é o Capitão, o Administrador é o General. Vale notar que alguns conceitos da administração são de origem militar. O Oxford English Dictionary define logística como: “O ramo da ciência militar responsável por obter, dar manutenção e transportar material, pessoas e equipamentos”. Isso porque era técnica utilizada por Impérios como os Romanos, Gregos e Bizantinos. Quanto a Estratégia, a palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, “exército”, e “ago”, “liderança” ou “comando” tendo significado inicialmente “a arte do general”) e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. Não por isso deixamos de utilizar tais termos. As novas gerações tem um outro entendimento desses conceitos baseados no uso aplicado ao mercado atual. Talvez haja no texto do Sr. Kanitz um tanto quanto de trauma histórico e um viés marxista. Saibamos de nossa história para mudarmos nossas práticas. Remorsos de quem?

  12. Parabéns pela resposta!
    O administrador é subestimado de seus conhecimentos, ha pessoas que acreditam que o administrador é igual a um jornalista sem diploma!

  13. Denise: rezar não é o mesmo que orar…
    A todos: Sinceramente? Não vejo problema nenhum em usar o termo gestor (gosto tanto do termo que um dos meus blogs se chama “O Gestor”…rs). Aproveito o ensejo pra convidá-los a conhecê-lo, inclusive, sugiro que leiam o artigo “A Diferença entre Administrador, Gestor, Empreendedor e Empresário”, gentilmente cedido pela Dra. Sandra Inácio, em: http://ogestor.eti.br/a-diferenca-entre-administrador-gestor-empreendedor-e-empresario/
    Abs

  14. Sou formado em administração no Ceará, desde 2006, e durante minha formação, participei de um congresso em Brasília, que alguns grandes administradores,inclusive o Sr Kanitz, um dos palestrantes em 2003 já tratava do assunto,sobre a diferença entre gestão e administração. Desde esse período, que consegui distinguir as duas ações e diferenciar-me enquanto profissional. Sou ADMINISTRADOR E EXERÇO DENTRO DOS MEUS ARCABOUÇOS PROFISSIONAIS,A AÇÃO DE GERIR OU DE FAZER GESTÃO…Os que não são administradores e apenas gestores, procurem se preparar para o exercício da profissão, PARA QUE ASSIM, POSSAM EXERCER A ADMINISTRAÇÃO NO SENTIDO LATU DA PALAVRA. Nós administradores temos a responsabilidade de tornar cientes as pessoas, sobre essa grande diferença. Parabéns ao Administrador Kanitz

  15. Eu não li todos os comentários mas outra palavra – liderença – muito em voga hoje deve ter surgido nos comentários. o professor tem lá suas razões e gestor, o que gesticula é muito superior ao administrator. Aquele que gesticula hoje, o gestor, o faz determinando diretrizes, formas de atuação, definindo metas e em certos casos até indicadores para os Administratores seguirem. Realmente eles apontam, não com seu dedo em riste mas por meio de documentos diretrizes do tipo Plano Diretor (que não é elaborado por nenhum administrador e este nem pode alegar para si o direito de ser dele). Em resumo vejo uma discusão sem razão, desmotivada. Fica a dica: o administrador realiza o que o gestor determina. Ao administrador reserva-se a obrigação de realizar o que foi determinado atingindo as metas nos prazos estabelecidos. Concordo com o professor, as quem usa a palavra gestor não está um minuto atrasado.

  16. Diante das várias interpretações escitas a respeito de Administradores e Gestores, percebo claramente que a grande maioria dos profissionais e estudantes, esqueceram que as grandes diferenças, na verdade, serão reveladas no compromisso assumido junto a Organização onde desempenham suas atividades.E pasmem:Veremos ótimos Gestores junto aos Administradores e vice-versa. O que conta na verdade é a natureza humana do profissional, sua preparação e envolvimento na causa. Parabens ao Luis Marcos Leite por facilitar minha pesquisa, através do link da Dra. Sandra R. L. Inacio.

  17. Valeu! Achei o que estava procurando em minha pesquisa. O link da Dra. Sandra Regina da Luz Inacio fez a diferença. Esclarecedor e objetivo. Obrigado!

  18. Para mim, é pura preguiça mental. Falar “gestor” é mais fácil que “administrador”. Acho que devemos sim saber a origem e significado das palavras para não sermos superficiais. Não nos esquecemos que o Prof. Kanitz é administrador formado em Harvard. Precisa dizer mais?

  19. Gestão = Coordenação de funções, direção e comando.
    Administração = gerencia de um serviço, de um setor.
    Basicamente gestão seria gerenciar um grupo de administradores… Não concordo com a colocação do Sr. Kanitz.

  20. Se não utilizar o termo “indicador” de produção, “indicador” de performance, qual utilizaríamos? Indicador é sim a única evidência visual dos resultados da empresa. Com base neles, determinam-se as diretrizes (gestão), objetivando melhorar a empresa. Administrar está alicerçado em Planejar, Organizar, Liderar e controlar. Impossível fazê-la sem ter os dados devidamente apurados (apontados), e as diretrizes traçadas. Se gestão vem de gesto/gesticulação, cabe sim ao gestor/administrador apontar o caminho certo, e conduzir seus recursos (inclusive os humanos).

  21. Atualmente é muito comum a confusão da palavra gestor com Administrador, o segundo tem funções muito mais complexas, como foi escrito pelo próprio SK, “Um Administrador não é pago pra pensar, é pago para fazer todos na empresa pensarem”, isso está além de apenas dar ordens.

  22. Etimologia ajuda a abrir nossos olhos para a variabilidade semântica das palavras. Não deveria servir para normatizar o significado pontual de uma palavra hoje. Fosse assim, jamais chamaríamos aquele grande tanque de água de piscina (etimologicamente é lugar onde se coloca peixes) ou quem sabe aquele tanque de vidro cheio de peixes vivos não chamaria de aquário (lugar onde se coloca água). Etimologia ajuda, mas se for usada como regra…

  23. Corrigindo ….
    O termo gestão surgiu a primeira vez com o pesquisador social Lazarsfeld. Foi fazer uma pesquisa empírica sobre eficiências de empresas. ( Foi avaliar dimensões de rendimento e produtividade entre duas empresas iguais e com fatores iguais de competição).Está relacionada as estratégias de conduzir um plano de ação em determinada direção com eficácia, eficiência e efetividade. ( Boudon. R.1968,pág 48) Livro de métodos quantitativos em sociologia.

  24. Muito bom o esclarecimento. Apesar da variação do entendimento e do significado literal , o sentido é o mesmo . Pois a finalidade é a mediação entre o ser e o fim . Administran do , direcionando com gestos ( ou atitudes) para o cumprimento final. Resumindo ,a diferença está na Ser Humano que estará nessa função tão importante quanto às outras , porém com mais responsabilidade . S

  25. O problema da Administração são esses jargões vazios que enchem a boca mas que não significam nada. Triste é a massificação desse curso que produz gestores!( Eca!!!)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados