Fiquei intrigado com uma pesquisa da CNT/Sensus que mostra que 40% dos brasileiros conhecem uma ou mais pessoas desempregadas.
Este dado é sério, porque parece influenciar o padrão de consumo da pessoas: quem teme perder o emprego não compra a prazo. Nem a pau. Não compra casa, automóveis em 36 meses, nem eletrodomésticos.
Mas antes um teste de QI. Algo para vocês pensarem.
O que há estranho nesta estatística de 39%? Se ela não te chamou atenção de cara, você tem um problema.
Você tem 24 horas para pensar.
Visualização do Post: 962
7 respostas
Kanitz, sua argumentação é falha no sentido que a pergunta feita aos entrevistados era referente a pessoas desempregadas EM RAZÃO da crise econômica mundial. Assim, é possível analisar os dados pela ótica correta. Deixo essa análise pra ti.
Outra variável pode ser o fato de muitas pessoas conhecerem o mesmo desempregado, o que aumentará a porcentagem mas desqualifica a pesquisa, pois o mesmo desempregado aparecerá muitas vezes.
Observo o mesmo que o comentário anterior. A pergunta feita foi: você conhece ou ficou sabendo de alguém que perdeu o emprego EM RAZÃO da crise econômica mundial (que é este período do primeiro semestre de 2009). Até agora, não conheci ninguém; presenciei muitos discursos pessimistas e ameaças de demissão (como sempre). Se me fosse feita a pergunta “você conhece ou sabe de alguém desempregado ou que já esteve desempregado”, minha resposta seria sim.
Kanitz,
Atenha-se e atenha-nos apenas a bons artigos. Este foi inútil e cheio de ‘senões’.
Estatísticas mal utilizadas são piores que nada pois confundem quem vem bem encaminhado.
Marco
Concordo com Sr.Kanitz, essa pesquisa além de totalmente desnecessária é tendenciosa, pois quem a levasse a sério teria uma impressão muito pessimista sobre a nossa realidade econômica atual.
Conheço pessoas que estavam desempregadas a mais de 01 ano e que conseguiram emprego nos meses de dezembro, fevereiro e março, num período considerado de crise econômica, o que então vem a ser contraditório a pesquisa.
Imagina a amostra que foi uilizada pela CNT Census! E a pergunta então, direcionada e mal aplicada! Que pena. Em estatística não basta apenas focar os números, é necessário avaliar o contexto, a amostragem, e a coerência dos dados coletados, como as perguntas (abordagem) foraam elaborada, para que a análise final não seja distorcida, possibilitando assim evidenciar aquilo que realmente a pesquisa reflete de fato.