A Função Social do Administrador

A maioria dos nossos intelectuais ainda acredita que o mundo é controlado por “empresários”, pelos “donos do poder”, por uma “classe dominante” preocupada exclusivamente em maximizar lucros e com seus próprios interesses.

É um insulto à inteligência de seus leitores, alunos e à de todos os administradores formados deste país em particular desconhecer a revolução bem sucedida que se concretizou no século XX no mundo inteiro.

Fruto dessa revolução, conseguimos a derrota definitiva dos empresários, o grande sonho de Karl Marx.

Essa revolução foi exaustivamente relatada nos livros do jornalista e administrador austríaco Peter Drucker, que infelizmente a maioria dos intelectuais da América Latina jamais se interessou em ler.

Uma revolução que infelizmente ainda está em processo no Brasil, e ainda pode ser sabotada pelos mesmos intelectuais.

Ao longo do século XX, os empresários do mundo inteiro foram sendo lentamente substituídos por um grupo de revolucionários que, sem derramamento de sangue, tomaram o poder das empresas.

Refiro-me a um novo protagonista da história, os administradores profissionais, pessoas especialmente treinadas para conciliar os interesses conflitantes entre clientes, fornecedores, acionistas, trabalhadores, ecologistas, ONGs e governo.

O acionista majoritário, o famoso “empresário”, deixou de ser o todo-poderoso, aquele gestor que administrava sua empresa em causa própria e de sua família, à custa dos demais. O chamado Stockholder.

O novo tipo de empresa que administradores criaram é a empresa de “capital aberto” com milhares de acionistas que oferecem sua poupança como “capital social” para a sociedade.

Essas empresas, listadas em bolsa, não têm dono, no sentido típico da palavra. O administrador socialmente responsável não tem o Stockholder como meta, mas sim o Stakeholder, todos os que têm interesse na perpetuação sustentável da empresa. Trabalhador, cliente, fornecedor e o acionista, nesta ordem.

Esses revolucionários humanizaram as empresas, tornando-as socialmente responsáveis, valorizaram fornecedores, clientes e trabalhadores.

O objetivo da empresa passou a ser servir à sociedade em geral, e não servir aos interesses de uma única família ou do Estado, a todo custo.

Administradores não são de direita nem de esquerda, não defendem exclusivamente capitalistas ou somente os trabalhadores em detrimento dos demais Stakeholders

A preocupação é sempre defender o todo. Ao contrário do que acreditam acadêmicos s e os intelectuais, administradores não maximizam lucros.

Eles habilmente deixam os acionistas “satisfeitos”, com a famosa fórmula de “dividendos mínimos”, sistemáticos e crescentes, que aprendemos no primeiro ano da faculdade de administração.

Clientes, governo, trabalhadores, acionistas e fornecedores, porém, têm interesses conflitantes, que precisam ser adequadamente resolvidos por um mediador, que é a função política e moderna do administrador. O administrador como político.

Quando um desses grupos domina os demais, cessam a cooperação e o crescimento da empresa.

Foi o que ocorreu com as estatais dominadas pelo Estado, com a Varig, dominada pelos funcionários, e com muitas empresas familiares comandadas pelo grupo majoritário.

Aí, uma das partes da equação sempre controlará a empresa pensando em seu próprio interesse, em detrimento das demais.

A função do administrador é justamente manter esses grupos heterogêneos nos seus devidos lugares.

Um administrador de empresa é antes de tudo um hábil político, um líder, um mediador e conciliador de conflitos.

Ele sabe conciliar como ninguém as forças difusas e conflitantes que garantem o sucesso de uma empresa. São políticos que entendem de administração, ao contrário do que temos por aí.

Em vez de torcer para que o próximo Congresso tenha deputados que possam eventualmente entender de administração, vamos eleger administradores que já entendam de política.

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