Como Aproveitar Seu Ensino Superior ao Máximo

 

Minha aula inaugural na FEAUSP 2014. Espero que gostem.

 

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

12 Responses

  1. Estou graduando o 3° semestre em Administração, e estou estudando a Teoria Econômica.. estou ávido para obter noções e também uma base teórica muito eficaz. Acabei de ler Leo Huberman, e estou nesses estudos por Peter Drucker e Gregory Mankiw. Estou certo com essas bibliografias iniciais? O que Kanitz indicaria a um principiante?

  2. Professor, gostaria de ter assistido esse vídeo a 8 anos atrás mas fiquei muito feliz de saber do que foi aconselhado ao menos parte disso eu conseguir cumprir. Mas eu queria mesmo era lhe dar os parabéns, pois em 14 minutos você me disse mais do que minha graduação em 4 anos. Felizes são estes que estão tendo o privilégio de presenciar isso no seu inicio de vida acadêmica e sobre tudo da sua vida como pessoa, cidadão. Abraços!

  3. Profº. Kanitz obrigado por compartilhar conosco esse valioso momento. Realmente continuamos sendo ensinados pelo professor, principalmente no momento em que é citada a ÉTICA. O Brasil está carente nesse item.

  4. Olá Professor, estou no 5° semestre. O que mais me incomoda é que meus professores colocam no plano de ensino alguns livros e não falam nada sobre eles. Quais o livros indispensaveis para um administrador?

  5. Conhecimento. Fazer uma Faculdade é buscar conhecimento. Fontes de renovação de conhecimento. Da busca por novas experiências de conhecimento.
    Os cursos das Universidades que parecem acompanhar a evolução da sociedade parecem também carregar de forma extrínseca a obrigação de corrigir falhas da formação dos alunos.
    Hoje as faculdades falam em formar o profissional como pessoa adotando nas matrizes curriculares disciplinas como Ética Profissional, Psicologia e Filosofia. Mas nesse ponto em todos os cursos o aluno já vem com uma base formada e o alcance dessas matérias acaba sendo curto pois mudar uma base já formada, vindo de casa, de convivência com amigos e escolas primária e secundária, quando isto for necessário, não é algo que pode ser feito apenas ministrando matérias.
    Se contarmos com um agravante de muito peso; a cultura do brasileiro onde a desonestidade é uma vantagem e que o mais esperto não é o mais inteligente mas sim o que melhor sabe enganar e trapacear, isso então vai nos levar ao questionamento; algumas matérias na matriz curricular pode mudar o que foi ensinado errado em casa, nas escolas e na convivência de forma geral?

    Não é um questionamento simples porque isso implanta a idéia de que é sim uma
    obrigação das Universidades e não uma evolução natural do ensino superior. Porém não é um legado mas um desvio que a muito tempo foi tomado por nossa sociedade e que nunca conseguimos deixá-lo para voltar ao caminho certo. Mesmo porque se as Universidades quisessem mesmo formar o profissional como pessoa, já teriam buscado uma forma de mudar o fato de ter tantos bares aos seus arredores. Tralhariam também a mentalidade dos seus alunos que inclusive já está virando cultura de que o período acadêmico é de farra, festa, shows, noitadas e baladas. Não é por acaso que hoje o estilo musical sertanejo se intitula “SERTANEJO UNIVERSITÁRIO”.

    É assustador o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens atualmente.E no fim, ao invés de respostas encontramos ainda mais questionamentos; De quem é a responsabilidade na verdade? Por onde começar? Qual o melhor caminho afinal?

    1. Não é a toa que tem muitos administradores atrás de balcão de lojas comerciais abertas por quem nunca passou em frente a uma faculdade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

A Jornada do Herói

A Acton Academy ensina aos seus alunos que eles enfrentarão na vida ‘A Jornada do Herói’, uma sequência descrita por Joseph Campbell em ‘O Poder

Artigo Completo »