Tempo de leitura: 75 segundos
A verdadeira função do BNDES é a de manter o controle familiar das maiores empresas brasileiras, fornecendo crédito que só obteriam abrindo o capital.
O BNDES é a cooptação das empresas familiares pelos 14 economistas que foram Presidentes do BNDES, sem nenhum treinamento e experiência em Term Financing, que simplesmente escolhem que famílias serão privilegiadas ou não.
Professores famosos, basta ver no Wikipédia. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_BNDES
Esse pacto com a direita os tornaram a classe mais poderosa do Brasil.
O BNDES basicamente permite a perpetuação da empresa familiar, permitindo a acumulação dos cargos acionista-gestor, como nas empresas Odebrecht, Feffer, etc, etc, já na terceira geração.
Prova que o PSDB e o PT não são partidos de esquerda, mas fascistas, nacionais-socialistas.
O BNDES “desenvolve” coisa alguma, além do conservadorismo capitalista.
O BNDES inclusive impede a inevitável profissionalização da empresa brasileira.
O BNDES impede que empresas sejam administradas por administradores profissionais e independentes da família, preocupados com sua responsabilidade social, e não com o bem-estar da família.
O BNDES é a maior prova de que nossa esquerda é fascista, ao fechar acordo com as 50 famílias empresárias desse país, para se manter no poder em troca de apoio político e juros subsidiados.
Obrigado André Lara Resende, Edmar Bacha, Guido Mantega, as famílias subsidiadas agradecem.
2 respostas
Kanitz, concordo com sua tese. Tanto nesse texto quanto no que cita as 3.000 empresas que dominarão o mundo. No entanto, me recordo de ler uma coluna onde você exaltava a politica dos “campeoes nacionais”, implantada no governo Lula. Argumentava sobre a importância de ter empresas nacionais de destaque no mundo. Não que essa argumentação seja contrária ao papel do BNDES ou a inserção de alguma empresa brasileira nos 3.000 mas, por aqui, essas empresas destacadas em sua coluna bem anterior (não me lembro de quando) são familiares e contaram com o apoio do BNDES. E aí?
Fernando MAchado
Pelo amor de Deus senhor Kanitz pare de chamar políticos e tecnocratas centristas que se aliam aos esquerdistas de DIREITA, eles são apenas PATRIMONIALISTAS, sem qualquer coerência ideológica a não ser representar seus grupos de interesse que assaltam o estado. Não leram nem estudaram nenhum pensador conservador ou liberal que seja, quanto ao PT e PSDB, pelo amor de Deus novamente! são partidos de esquerda sim! Gramsciano e socialista Fabiano, PT ainda desenvolvimentista cepalino e PSDB globalista! PT na sua prática é fascista sim, impondo sua agenda na base da violência física, mas não diria que chega a ser nacional-socialista (=nazista), muito menos o PSDB. Único partido de direita da forma que nós que nos definimos de direita, liberal e conservadora temos se formando no Brasil é o partido NOVO, PSC E PSL ensaiam passos tímidos, por favor concordo com seu artigo, o BNDES é isso mesmo, mas pare de confundir a cabeça dos jovens que estão se definindo como liberais-conservadores os conectando a geleia, centrista, corrupta e patrimonialista aliada ao esquerdismo moderado e radical do PSDB e PT.