Organizações complexas como o Ministério da Educação com 300.000 pessoas não podem ser administradas por qualquer um.
Nem mesmo qualquer Administrador formado como iremos ver.
É assustador que nenhum jornalista, político, leitor comum saiba que os melhores centros de ensino desse país estão nas 500 maiores empresas, não nas Faculdades estatais nem nas privadas.
Temos Centros Educacionais excelentes nessas empresas que ensinam coisas práticas, úteis, necessárias e de resultado imediato.
Conheci centros de treinamento exemplares como os da GE, IBM, Accenture, WEG e assim por diante.
Seus professores são profissionais que entendem do assunto.
Que não enrolam nas aulas, só ensinam o que é realmente essencial.
Nunca um Ministro da Educação procurou um Diretor de Treinamento de uma dessas 500 maiores.
Teriam aprendido muito, inclusive o Ministro da Educação.
Seu erro foi bater em cachorro morto.
Criou conflito interno e político desnecessário.
Universidade é algo do passado, falido, para que lutar para reconquistar território podre, o pântano da vergonha que ela é hoje?
Qualquer profissional pode hoje ser professor, existem mais de 400.000 dando cursos no YouTube, sobre tudo.
Já assisti uns 400, um melhor que o outro, e menos de 0,1% eram de professores de universidade estatizada.
Para que ir hoje para Harvard, se Harvard, Stanford, MIT, Northwestern, Oxford, vem até você?
Para que ficar limitado a uns 50 professores da USP da sua faculdade, alienados e frustrados na grande maioria?
Quando você poderá ter professores muito melhores do mundo inteiro como Nail Ferguson, Victor Hanson, Daniel Schmachtenberger, Jordan Peterson, Robert Trivers, Peter Thiel, assisto todos.
O futuro do Estado na educação não é mais o ensino.
A função do Estado na minha opinião será a Certificação.
Certificar que eu realmente aprendi Contabilidade de Custos com esses inúmeros professores que eu mesmo escolhi, pagos ou não.
“A USP tem o prazer de Certificar que Stephen Kanitz está apto a exercer a função de Contador de Custos, tendo sido aprovado nos testes e problemas apresentados e conferidos por nós. Junho de 2020. Assinado Reitor X.”
Para isso bastam 1.000 professores para fazerem as provas, nem isso.
Os demais professores que montem seus cursos no YouTube.
Espero que o sucessor do Ministro da Educação seja um administrador formado e com mestrado nessa especialidade.
E que tenha sido um ex-diretor de treinamento de uma grande empresa com larga experiência prática.
Que a Revista Exame use seu banco de dados e publique os 150 melhores cursos de treinamento in loco desse país.
17 respostas
O educador Elzio D’Arienzo, escreveu em seu livro “A missão de educar”, Editora Scortecci: “Um problema que parece não ter solução neste País é o da qualidade da educação básica ministrada na escola pública. Conforme D’Arienzo constatou em suas observações a educação de qualidade depende de um conjunto de ações destacado a importância da Educação infantil a partir da gestação. http://www.vidaeaprendizado.com.br/artigo.php?id=181
O erro do Weintraub foi ter aceitado o cargo. Uma função muito superior às suas parcas capacidades. Quanto às Universidades acredito que elas são úteis, e muito. As pesquisas saem de lá.
O erro do Weintraub foi ter aceitado o cargo. Uma função muito superior às suas parcas capacidades. Quanto às Universidades acredito que elas são úteis, e muito. As pesquisas saem de lá.
Professor Stephen,
Recebo seus artigos via e-mail privado. Observo que apenas 433 pessoas teriam lido esse artigo.
Seus artigos são divulgados por pelas redes sociais?
Concordo com grande parte de suas opiniões. Mas, acredito que precisam de maior divulgação.
Escolas são, em primeiro lugar, para empregar professores, depois, aliviar as costas e a consciência dos pais, se tiver sorte, o aluno aprende algo.
Parabéns, muito interessante, restando , tão somente, que sejam feitas as pertinentes avaliações por quem de direito.
Sérgio, como Educação é um assunto muito complexo, faltou ainda, as Refeições, que na escola Pública serve para aliviar a fome dos alunos carentes, faltou a “socialização” das crianças, pois lá aprende a viver em comunidade e a repartir.
Gostaria muito que no Ministério da Educação, tivesse alguém que se espelhasse na Educação Oriental, em específico a Japonesa (sei q é só um sonho).
Grande professor, além de tudo, profético. Infelizmente, enquanto o Brasil manter o homeschooling no limbo legal e muitos o considerarem crime de abandono intelectual, a formação extrauniversidade ficará ainda mais distante. A única ressalva que faço em relação ao ensino doméstico é o fomento à individualização e redução da socialização da pessoa. Hoje temos a doutrinação política e ideológica pelos professores e o assédio por alguns alunos. Amanhã teremos o que?
Prof., coloque as universidades brasileiras em perspectiva histórica. A USP, A mais antiga tem apenas 86 anos, maioria menos de 50. As melhores do mundo são seculares. Agora veja da década de 30 pra hoje quantas crises essas instituições tiveram que superar quantos péssimos presidentes tive-se que enfrentar e chegar até aqui, e o martírio para se consolidarem continua. Mesmo assim estamos no topo as melhores na América Latina e entre as melhores 200 do mundo. Sem esse olhar suas ideias são apenas retórica.
Existe um outro exemplo primoroso de auto-didatismo com certificacao: Programa CFA, no qual o candidato estuda por si mesmo com base na bibliografia recomendada e depois presta um exame para certificar que ele conhece bem o assunto. O programa existe desde 1963, e aqueles que passam pelas tres fases tem o reconhecimento pelo mercado financeiro. E nao tem dificuldade em conseguir um emprego em Wall Street ou quqlquer outro centro financeiro.
as universidades públicas brasileiras, incluindo usp e unicamp,.são lixos e nichos de comunistas. ali quase nada de aprende e se ensina de útil. Só drogas, sexo e doenças ideológicas. Fechadas seriam uma economia de recursos que poderíamos e deveríamos investir na educação básica e média, com cursos profissionalizantes e não ideológicos.,
Concordo totalmente.
Como administrador, e MBA pela USP/Fipe, reconheço que o que me deu mesmo a base, a formação a qual desfruto e aplico até hoje, com 68 anos, foi o treinamento recebido ao longo de quase 25 anos na Kodak, IBM, e algumas outras empresas de excelência em governança empresarial.
Empresas admiráveis, para quem as conheceu de fato.
Continuo ainda trabalhando em uma organização (com contrato CLT) e percebo o abismo entre a maioria dos meus pares que não tiveram a oportunidade de serem treinados por profissionais “que entendem do assunto”, como pondera o Kanitz, on quem tive o prazer de conviver em meus tempos de Firmenich.
Concordo totalmente.
Como administrador formado, e MBA pela USP/Fipe, reconheço que o que me deu mesmo a base, a formação a qual desfruto e aplico até hoje, com 68 anos, foi o treinamento recebido ao longo de quase 25 anos na Kodak, IBM, e algumas outras empresas de excelência em governança empresarial.
Empresas admiráveis, para quem as conheceu de fato.
Continuo ainda trabalhando em uma organização (com contrato CLT) e percebo o abismo entre a maioria dos meus pares que não tiveram a oportunidade de serem treinados por profissionais “que entendem do assunto”, como pondera o Prof. Kanitz, que tive o prazer de conviver durante meus anos na Firmenich.
Sem um bom ensino fundamental, calcado nos valores éticos e práticos, uma escola que dê base para um futuro curso técnico ou de ciências humanas, nada será proveitoso para a grande maioria dos jovens brasileiros.
Cursos superiores, presenciais ou a distancia, estatais ou privados sempre terão o devidos valores, dependendo do olhar crítico de cada pessoa.
Sem base não há como formar bons profissionais.
Essa pandemia está sendo muito boa por esse lado. Creio que até os educadores melhoraram seus roteiros de aula, a rede escreve as criticas, eles fazem uma nova versão melhorada. Nos comentários aparecem a colaboração ainda maior. Show!! O Ricardo Semler já fez um curso em que os professores eram mais tutores do que outra coisa.
Não poderíamos começar com o básico? Escola em período integral para todas as crianças ate’ o 9 ano. O Governante que não oferecesse isso , seria impedido de se candidatar/ reeleger. A partir de uma base onde se ensinasse pelo menos regra de 3 e tabuada, o resto ja seria mais fácil.
Prof. Kanitz!
Apoio totalmente!
Sempre trabalhei com treinamentos internos e sua qualidade no aperfeiçoamento dão ao profissional grande diferencial!
E isso é fácil de verificar que o mercado prefere identificar quanto tempo você esteve numa empresa que investe na qualificação do que sua formação (que é cada vez mais desacreditada).
Obrigado por dispensar novamente seu tempo e conhecimentos conosco!
Abraços!