Corrupção é Exponencial, Diz Estudo de Administração.

Artigo da Harvard Business Review mostra que a corrupção é exponencial.

Cada corrupto gera outro corrupto e mais meio. É uma exponencial de gradiente 1,5.

E começa com um.

Ensinar ética, cidadania e ciências humanas não resolve.

A ideia por trás do ensino da ética é que ela serviria de barreira contra essa expansão.

Colocando nos mesmos termos desse estudo o gradiente do ensino da ética seria, digamos, 0,20.

Um primeiro membro corrupto de sua organização conseguiria estragar somente 0,20 outros, e a onda de expansão morreria rapidamente.

Mas com 1,5 ela vira exponencial.

Como vimos no caso do PT.

Por isso é necessário gastar muito em auditoria. É bem menos do que no combate à corrupção sem essa troca generalizada de informações pessoais entre órgãos de governo.

Por isso precisamos ter processos de seleção de políticos como faz o Novo, que segue (alguns) dos princípios da Administração Responsável das Nações.

Por isso precisamos acabar com cargos de confiança no governo. Todo cargo é de desconfiança, auditoria constante neles.

E corrupção, senhores da Lava Jato, precisa ser detectada no início, e não somente depois do primeiro bilhão, quando aí compram todo mundo, e vocês sabem quem.

https://hbr.org/2018/03/research-how-one-bad-employee-can-corrupt-a-whole-team

(Lido por 1038 pessoas até agora)

5 Comments on Corrupção é Exponencial, Diz Estudo de Administração.

  1. Diante do exposto com muita propriedade e realidade, pergunta-se: o que é preciso fazer?Lemos um artigo desse quilate, sabemos que é verdade, mas nós só ficamos elogiando o autor, ficamos puto da vida, muito chateados, e aí? Gostaria imensamente de saber qual atitude tomar, na minha insignificância de leitor que gostaria de um Brasil melhor.

  2. TEMOS UM COMPLICADOR
    Muita gente acredita que corrupção é coisa de serviço público, mas na verdade esse mal está entranhado na nossa cultura
    O professor Kanitz referiu-se ao Partido Novo que segue (alguns) dos princípios da Administração Responsável das Nações e mesmo assim um deputado federal do partido que se apresentou em audiências públicas na Câramara dos Deputados, defendendo enfaticamente o direto de uma grande rede varejista continua sonegando R$ 1 bilhão de INSS por ano
    Quem se relaciona com grandes empresas sabe que a corrupção corre solta intramuros e extramuros dessa corporações. Gerentes e Diretores que roubam descaradamente e “NÃO PODEM” ser demitidos porque conhecem a fundo as maracutaias do negócio e podem fazer “entregar” todo mundo, o que seria muito pior e ficaria muito mais caro.
    Furar fila com desculpas esfarrapadas, é corrupção………
    Aposentadoria fraudada é corrupção…………….
    Ficar com o troco a mais ………………..
    Mas, a coisa está de forma enraizada, que só percebemos a corrupção quando montantes elevados como dito nesse artigo, onde o professor alerta o pessoal da lava-jato, que não podemos esperar atingir a cifra do R$ bilhão….

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14