Por Que Não Temos Empresários de Esquerda?

Por que uma ideologia que possui tantos intelectuais brilhantes, com capacidade de liderança, de aglutinar massas, que querem ética e mudar o mundo, não abrem empresas para servir seus correligionários?

Empresas que não cobrariam lucro, que teriam uma imensa vantagem competitiva de preços bem mais baixos, e com 47% de clientes já ideologicamente alinhados.

Destruiriam empresas que “maximizam lucro” em menos de 10 anos, e venceriam essa luta ideológica folgadamente.

Oferecendo produtos bem mais baratos, com qualidade, sem sacanagens, truques e propaganda enganosa.

Artistas milionários, funcionários públicos que abocanham 40% da massa salarial forneceriam o capital necessário de bom grado.

No Capitalismo Democrático, que a Direita defende, qualquer um pode entrar no livre mercado, por isso ele é livre.

E se empresários de Esquerda decidirem não cobrar os exorbitantes lucros que Marx diz que existem, não há nada que a Direita possa fazer.

Como já não podem competir com o Capitalismo de Estado, defendido pela Esquerda, contra a Petrobras, a Globo, a Eletrobras, o Correio, por serem monopólios ou concessões do Capitalismo de Estado.

Por mais de 200 anos a Esquerda tentou implantar o Capitalismo de Estado, via golpes revolucionários como fizeram na Rússia, China, Cuba e no Brasil, manipulando as urnas recentemente, sem sucesso.

Mataram mais de 100 milhões de pessoas, quando poderiam ter conquistado o Capitalismo Democrático em menos de 30 anos, com preços mais baixos, sem matar ninguém.

Organizados eles são, porque no crime são extremamente organizados, sabem negociar com empreiteiras como ninguém, teriam o apoio total dos trabalhadores e sindicatos.

Mas nenhum marxista, petista, social democrata, comunista, jamais pensou em abrir uma empresa, produzindo bens e serviços para a sociedade.

Os serviços que a Esquerda brasileira presta hoje nas faculdades, hospitais e jornais que controlam é de péssima qualidade e custam caro.

Se você é jovem e quer mudar o mundo, faça administração e não história, filosofia, sociologia ou jornalismo.

Monte uma empresa sem fins lucrativos.

O que para você será fácil porque você já não é egoísta.

Você que pensa nos outros, produza o que o povo quer consumir, com preços justos, pagando o dobro do salário mínimo, dando o 14º e 15º salários, semana de 4 dias.

Em vez de encherem o nosso saco todo santo dia, nos chamando de exploradores, desejando morte aos burgueses, criticando todo dia sem produzir absolutamente nada.

(Lido por 53587 pessoas até agora)

57 Comments on Por Que Não Temos Empresários de Esquerda?

  1. Muito simples! Os esquerdistas não abrem empresas porque ninguém da esquerda gosta de trabalhar. Só querem reclamar e receber tudo do Estado.
    Só que os impostos pra manter a máquina do Estado funcionando são pagos pelos capitalistas.

  2. Excelente, o lamentável e que a esquerda é tão canalha e patife como diria nosso Presidente Bolsonaro. Que não admitirá uma virgula do que está muito bem dito aqui.

  3. Texto tipico do neoliberalismo de facebook, que ignora(mui provavelmente por má fé) a colaboração de grandes empresas e grandes empresários com os regimes soviéticos e chinês. O pai dos irmãos Koch por exemplo.

  4. Não me parece saudável colocarem o pobre trabalhador na berlinda das discussões acerca da moral do patrimonialismo e das mazelas do populismo. Os meios de comunicação, que são os principais formadores de opinião da classe média (e isso inclui a maior parte do empresariado brasileiro) estão sob o jugo das elites. Essa meia dúzia de famílias que controla as 3 esferas do poder sabem a hora exata de dar e de tirar quando necessário, de forma que tudo o que a sociedade faz não depende mais do governo ou de vcs, bozopatas, mas dessa elite bandida, chamada “a elite do atraso” (livro de Jessé Souza). Portanto, vão culpar a puta kius pariu, o capiroto, o capitão Bozo, a caneta azul, o escambau!!!

  5. O título do texto merece um complemento no final acredito que ficaria perfeito assim “Por Que Não Temos Empresários de Esquerda agindo como prega sua cartilha”? Porque na verdade temos muitos empresários que dão de esquerda mas agem como a direita raiz, aquela velha máxima que a esquerda sebosa usa, capitalismo pra mim socialismo pra ti.

  6. Curioso. Os comentários da esquerda são mais um alinhamento de xingamentos, ofensas e palavras de ordem, panfletários e raivosos. Há raríssimos raciocínios. Um comentário interessante: “por que não há ONGs de direita”? Resposta: há, sim. E muitas. Mas não se sustentam do dinheiro do Estado. Rotary, Lions., Instituto Mises, muitas lojas maçônicas, grupos espíritas, grupos de “quarteirões de amigos”… Mas, deixam submersas as ideologias, e atendem todas as pessoas indiscriminadamente.

  7. Gozado é ver os esquerdopatas virem aqui chamar de mentiroso, falso o texto mas e os argumentos? Pelo jeito a carapuça serviu! Ser esquerda no Brasil é ser acima de tudo, fudido, fracassado, invejoso é burro! Parabéns, texto perfeito!

  8. No Brasil o governo é sócio de todas empresas privadas. A começar pelo salário um você paga o funcionário e outro salário é para o governo. Quem sustenta o governo são as empresas que pagam impostos de tudo que é ordem, são tributos pagos mensalmente.

  9. Excelente texto. Finalmente alguém pra dizer a dura verdade! Que o capitalismo só pode sobreviver na base da sacanagem e propaganda enganosa… :V

  10. Como sempre a esquerda tenta destruir as nações através de pseudo assistencialismo social e nunca se preocupa com aqueles que empreendem ou produzem

  11. as pessoas de esquerda que colocaram aqui seus textos, apenas citaram os direitos de todos, esqueceram como sempre das obrigações .

  12. AH, AH, AH!!! As cartas nas mãos dos bozopatas são sempre as mesmas: homofóbicos, misóginos, racistas e “pobrefóbicos”. Aliás, aliás, aliás, meu caro fidalgo empresário, é por causa de invertebrados como vc e esse Kanitz que ser empresário é achar que são os donos do destino da sociedade, os arautos da salvação humana, quando, na verdade, dependem tanto do trabalhador, que seria impossível sobreviver sem ele. Vão lá no Palácio do Planalto e conversem com o presidente ou na Esplanada bater um papo com a Tchutchuca da Escola de Chicago e contem suas histórias tristes, pode ser que eles se comovam e lhes deem incentivos fiscais. Resumindo, concluindo e sintetizando, o trabalhador não tem nada a ver com as despesas altas das suas contas, mire o seu rifle para quem faz ser a nossa economia uma das mais desiguais do mundo, os porcolíticos. Em tempo. Não sou comunista. Mas se fosse: foda-se.

  13. Ser empresário no Brasil já é difícil, com excesso de impostos e muita burocracia, e ainda temos que aguentar esses comunistas enchendo o saco sem saber realmente oque é ser empresário.
    Belo texto 👏👏👏

  14. Não se apaga fogo com mais fogo. Digo isso porque a mentalidade do empresariado brasileiro é e continuará sendo mesquinha: querem resolver os problemas sociais com menos Estado e mais liberdade econômica. Vamos fazer o seguinte sr. Kanitz, vamos retirar o Salário Mínimo, instituído no Brasil na década de 30, através da Lei nº 185/36 e do Decreto-Lei 399/38 e vamos substituí-lo por um prato de comida. Talvez vcs ainda reclamem no Congresso pedindo alteração no PL para pão-e-água e lamba os beiços.

  15. É intrínseco no ser humano formar estoque. O que quanto quanto vale seu estoque está diretamente conectado ao seu livre arbítrio ajustado a forma como e.penha seu. DESTINO.

  16. Um texto que contém o ranso de direita raivosa
    O crescimento de uma nação não se faz numa gestao um ciclo de 4 anos ou 8 anos .
    Um projeto onde poderemos por o Brasil como liderança mundial ( temos todas as virtudes para isto ) passa por uma reforma política onde o estado tem que diminuir é muito .
    Temos muitos partidos políticos e muitos políticos
    Os políticos ( em todos os níveis) deveriam ter apenas uma ajuda de custo ( político não é profissão )
    O projeto de nação tem que ser de 25/30 até 50 anos
    O estado tem que ser “acolhedor “ todos brasileiros têm direito à saúde ,moradia ,educação transporte é uma alimentação limpa e protegida . Este é o dever do estado .
    Os empresários direitistas ou esquerdistas devem contribuir igual … ( a cadeia de impostos deve ser linear e única ) o imposto pessoa física deveria ser único
    O Brasil tem jeito ..já vivemos “ bolhas de crescimento fantástica “ dentro dos dois regimes .
    O mundo vai caminhar para o socialismo .. onde todos os habitantes terão :educação ,saúde e bem esse . O capitalismo mata … centraliza o poder e destrói a capacidade de pensar ( assim como o comunismo extremo )
    Acusar este ou aquele regime só fortalece um setor : FABRICANTES DE ARMAS

  17. Excelente pergunta.
    Mais uma hipótese provável pode ser que “é muito mais fácil falar do que trabalhar”. E uma empresa para ser mantida da muito trabalho. Abraços.

  18. Excelente texto professor.
    Empreender só para os gananciosos e ladrões de pirulitos de crianças…
    Mas ser empresário no mundo de hoje exige mais do que ideologia, exige esforço acima da média.
    Cuidar do investimento alheio em um negócio de risco, que tem mais a falhar do que a ganhar, com mínimas chances de sucesso, só é possível para mentes arrojadas e determinadas.

  19. Extraordinário artigo que impõe verdades que só os alienados não enxergam.
    É muito comum esquerdistas exaltarem o ganho salarial de trabalhadores que precisa sempre ser maior. Faça uma experiência: procure um deles e pergunte quanto paga à sua empregada doméstica. Se a resposta for verdadeira, será 1 salário mínimo!!!

  20. Me perdoe mas não concordo, moro na Alemanha há muitos anos, e aqui conheço muitos empresários sociais democratas e alguns até bem de esquerda, apesar de serem empresários e com muito sucesso! A diferença é que eles mantém um equilíbrio entre ganho e salários, ou seja dão um peso grande a estabilidade social dentro da empresa, algumas vezes em detrimento de um rendimento maior, ou seja em muitos casos um rendimento 0,algo% é melhor e mais sustentável do que 20% “hoje”. Me perdoem, mas escrever em Português esta difícil. Por outro lado o que muito dos países com o melhor nível de vida para todos tem em comum: Escolas gratis, Saúde Publica, Universidades ótimas e gratis e um sistema social que evita a pobreza absoluta. Isto custa muito, é claro, e os impostos sobre o ganho são altos (eu sou profissional liberal aqui e pago um imposto considerável, agora menos, pois quase não trabalho mais), ou seja nem os ricos, que pagam muito imposto, reclamam pois eles tem uma vantagem enorme: além da infrastrutura enorme que temos, não precisam viver com medo de ser morto e nem com vergonha de sermos ricos.

    Abs a todos

  21. Este é um texto para antologia. Obra prima de objetividade. Merecer um Nobel de lucidez.

    Jorge

  22. Kanitz nos conhecemos há mais de 20 anos atrás em um evento do São Paulo Woman’s Club onde meus sócios e eu recebemos um prêmio das “meninas” e foi onde aprendi a admira-lo. Esse seu artigo como todos são espetaculares. Muito obrigado por escrever sempre assim. Tenho apenas um comentário e peço desculpas por antecedência por fazê-lo. Há sim empresários de esquerda. Somos todos nós pagadores de impostos e que sustentamos todos os funcionários públicos que tiraram o nosso $ com eficiência baixíssima. Um abração e muito obrigado

  23. o sistema estatal brasileiro, o trabalhismo, sao tragedias q oprimem e desabilitam o empreendedorismo. este nao tem muitos recursos para contratar nem manter profissionais de gabarito.

  24. O problema é que essa cambada não quer resolver problema nenhum – eles apenas usam o problema para encher o saco do resto da humanidade, exatamente como fazem com o feminismo, o ambientalismo, as questões raciais, os refugiados etc.
    O negócio dessa gente é “a luta”: o que importa é posar de defensor de alguma causa nobre, não resolver problemas reais – afinal, se resolvessem algum problema, não teriam mais como “lutar” por ele…

  25. Excelente reflexão. A turminha vermelha, desde Marx, só sabe criticar, por isso jamais terá capacidade para fazer outra coisa. Só temos que ficar vigilantes contra a perversidade deles.

  26. No mínimo cínico esse senhor. Ele é tão competente que não ficou rico.
    Já foram ao mercado comprar produtos de limpeza? Unilever e procter e gamble dominam. Bancos? Temos 5 grandes. Cartões de crédito? 04 bandeiras. Aonde está a livre iniciativa e que não consegue entrar nesses oligopólios?

  27. Existem empresarios socialistas.

    Mais de 50% da economia no Brasil é informal. Estes “empresários” da economia informal, vivem sem capital e praticamente sem lucro.
    Portanto esses são “empresários” socialistas, trabalham por seus familiares sem nenhuma pretensão de enrriquecimento.

  28. Eu tive que fechar uma pequena empreza, que estava sobrevivendo a 26 anos, e com a situaçao que chegou nosso pais, fui obrigado a paraliza_la.Muito triste.

  29. Excelente texto prof.Kanitz.
    Esses esquerdistas deveriam ir trabalhar…e muito. Produzir algo, ao invés de ficarem no
    ” dolce far niente”, prejudicando os outros. Mas, Assim como o diabo foge da cruz, eles fogem do trabalho.

  30. Data venia, este é um texto panfletário; preconceituoso; desprovido de fundamentos fáticos; que é impreciso e distorce a realidade dos fatos; sem amparo científico; e carente de qualquer menção a alguma tese com reconhecimento acadêmico. Não contribuiu e só serve para dividir e alimentar o preconceito e o ódio ideológico. Num tiro pela culatra, alimenta a própria tese da luta de classes.
    O presidente da França, Emmanuel Macron, por exemplo, é um cara auto-assumido de esquerda, filiado ao Partido Socialista Francês; e, no entanto, é um empresário e BANQUEIRO.
    Não é lacaio de banqueiros que se presta a escrever e dizer coisas para adular os banqueiros. Ele próprio, Macron, é um BANQUEIRO.
    Como BANQUEIRO, Mácron é sócio e seria membro do Conselho de Administração do Rothschild & Cie Banque na França.
    E como representante do Rothschild & Cie Banque, o EMPRESÁRIO DE ESQUERDA Mácron foi o responsável pela aquisição da Cofidis pelo Crédit Mutuel Nord Europe.
    Eu mesmo conheço alguns empresários de esquerda no Brasil (uma minoria).
    A conclusão lógica é que não temos “empresários de esquerda” no Brasil, porque a maioria dos empresários brasileiros é ignorante, alienada, retrógrada, despolitizada, limitada intelectual e culturalmente e conservadora. Não tem nada a ver com o que diz esse texto preconceituoso e de ódio.

  31. Excelente texto e ponto de vista.
    Também me faço essa pergunta, mas o esclarecimento do seu texto foi fantástico.
    Esquerdolóides, a palavra está convosco…

  32. A proposta formulada neste artigo não prospera por três características muito singelas dos comunistas.
    1- Eles tem ódio no coração por isso se aliam aos bandidos.
    2- Eles tem tara por dinheiro… dos outros
    3- Trabalhar não faz parte do cardápio deles.

  33. A esquerda só existe e consegue se manter roubando dos empresários e empresas que tanto criticam ! Querem o povo ” burro ” para ser massa de manobra deles , manada dirigida sempre para o mal de todos , menos deles próprios ! Acham que Deus não existe !!!

  34. Bom dia Kanitz, acompanho seus comentários no Jornal Cidade Online, todos coerentes, uma sensibilidade incrível, sem demagogia e nunca desfazendo da esquerda.
    Sempre achei e continuo apoiando a esquerda como oposição e nunca como situação, sou um pequeno empresário, não aguento mais pagar impostos, o governo atual é um lutador e quer o melhor para o nosso povo, só existe uma maneira de acabar com os políticos corruptos e com este judiciário corrupto(STF), com algumas exceção, chegando o dia D, pequeno, micro e médios empresários vamos desobedecer a nossa constituição que foi rasgada, vamos nos unir *Não pagar mais Impostos federais, estaduais e municipais* vamos trazer o caos para os nossos amigos, filhos e netos, assim podemos começar tudo de novo.
    Uma Constituição soberana, reforma tributária, Judiciária, reforma política e administrativa.
    Políticos abrem os olhos, vocês estão duvidando do povo brasiliano, desculpe Presidente Bolsonaro e a nossa Forças Armadas, o CAOS vai chegar.

  35. Tenho 62 anos, já andei por esse mundo de Deus, só no Brasil já estive em 23 estados Brasileiros, sou formado em administração e gestão comercial, mas nunca li uma idéia tão sensacional, vou usá-la para os petistas e comunistas parem de encher o saco. Parabéns Professor Kanitz.

  36. rsrsrsrsrsrs… li e reli várias vezes, impecável!! A esquerda nunca gostou do trabalho árduo senão da exploração do estado mediante discursos demagógicos.

  37. Não era pro Soros ser de esquerda? Mas sério, existem inúmeros empresários de esquerda. Alguns vão bem outros não. No escritório de arquitetura do richard rogers, um dos maiores da inglaterra, o maior salário nunca ultrapassa 10x o menor. É muito, mas nem perto da desigualdade um escritório de advocacia medíocre. As revoluções comunistas da virada do século foram em grande medida um aberração. Mas cuba está ai, e se eu tivesse que escolher nascer lá, ou cair aleatoriamente em algum outro país ex-colônia.. lá parece uma boa escolha. A chance de eu ser um miserável em algum outro lugar seria enorme. Lá pelo menos não tem favela (sic) e um programa de saúde e educação descente e abrangente.. a pergunta não é onde é melhor ser rico, mas onde é melhor ser pobre. Fora que a crueldade das revoluções comunistas é a crueldade humana, que existiu de forma ainda mais perversa no projeto colonialista europeu do séc XIX, no catolicismo, nos incas etc.. o kanitz não fez pós em harvard? esperava uma visão mais complexa do mundo. vamos por esses US$ pra funcionar em vez de afagar ego de empresário medíocre.

  38. Concordo com a ideia sugerida. Os que criticam a Direita, socialistas ou comunistas deveriam abrir empresas e praticar, como empresários, tudo que cobram deles, sem lucrar nos seus negócios.
    O problema são os extremos, que geram conflitos insolúveis, que chamo de “A Dualidade”. A luta interdimensinal.

  39. Vendo alguns comentários, me pergunto: onde estas pessoas vivem? Estamos vendo os exemplos da Venezuela, claro e límpido (mas, não, isto é fascismo, a Venezuela vai muito bem, obrigado), agora estamos vendo as manifestações terroristas no Chile, Colômbia, Equador, etc… onde a esquerda deseja a retomada do poder que perdeu pelo voto, pela democracia. Dizem que lutam por democracia, mas querem implantar o socialismo derrotado de Cuba, Venezuela e outros que já se foram. São incompetentes até mesmo para administrar uma empresa, imaginem um país, mesmo que possua tudo o que é necessário para ser uma grande nação(quebraram o Brasil). Distribuíram dinheiro(o nosso) para ditaduras em várias partes do mundo, fizeram negociações espúrias com estes ditadores, única e exclusivamente para se locupletarem. Enquanto muitos estão presos e outros tantos a caminho da prisão, com muitos tendo fortunas escondidas em paraísos fiscais e até no banco do Vaticano, os idiotas úteis continuam achando que socialismo não existe ou se existe é apenas para os outros. Mal intencionados e imbecis completos!!!

  40. Quanto mais simples de entender, mais a incompetente esquerdalha tenta complicar(vide alguns comentários acima). O artigo mostra a razão do fracasso na URSS e mostra porque a China consegue competir: criou um modelo escravocrata/comunista com resquícios capitalistas. Por outro lado, Cuba voltou a usar tração animal por absoluta incompetência de sua gerontocracia socialista/comunista.

  41. Excelente. Simples assim. Interessante ver que a resposta de uma pessoa contrária ai argumenta que o capitalismo matou muita gente de fome e fiquei tentando imaginar em todos os governos socialistas que tivemos as pessoas nutridas sem ninguém morrendo de fome… Mas não quero gerar brigas, o fato que qualquer extremismo não é bom para (quase) ninguém.

  42. Porque será que não existe nenhuma ONG de DIREITA? Você pode nos responder?

  43. Bem vamos lá. Utilizando a lógica capitalista de que tempo é dinheiro e o conceito humano, de que nunca temos o suficiente, afirmaria que vc está completamente certo.
    Porém sua avaliação é extremamente superficial. E os dados não mentem. Não há sistema no mundo que tenha matado mais que o capitalismo liberal: duas grandes guerras, outras tantas mais localizadas, mais fome no mundo, aumento da pobreza a cada década.
    Bem, mais isso é coisa de esquerdista!
    Não foi pai do capitalismo moderno – Adam Smith- que afirmou que a concorrência seria benéfica e reduziria as mazelas sociais.
    Não entendo seu discurso contraditório, quando afirma que esquerda deveria ou poderia ser burguesa? Você se contradiz ao próprio capitalismo ao não introduzir sua falsa lógica: O MUNDO É PARA TODOS E TODOS TEM A POSSIBILIDADE DE SE DAREM BEM.
    Esquerda e Direita viraram religiões no Brasil. Esquerda e Direita quando estão no poder se assemelham, veêm seus próprios interesses.
    Da mesma forma que Marx era um equivocado, Adam Smith também, pois viram suas teorias com paixões. Nada diferente do que vc faz no seu blog.

  44. bla bla bla, aqules textos raivosos e espumantes da nossa direita histérica, sempre ligando esquerda ao pt, comunismo, assassinatos no século passado e marxismo, como se uma coisa trouxesse todas as outras juntas. péssimo, limitado, tendencioso e MENTIROSO.

  45. Nosso ex presidente e seus companheiros poderiam ensinar a todos como fazer isso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  46. Sr. Kanitz, já propus isso para esquerdistas e vou continuar propondo. Sempre que falam em “perdas de direitos trabalhistas”, sugiro que abram uma empresa e paguem tudo a que seus funcionários tem direito, pois a tal reforma não proíbe tais direitos.

  47. É isso aí! Parabéns por esse artigo e pelo conjunto da obra professor Kanitz! Abs

  48. EXCELENTE COMENTÁRIO PROFESSOR. Agora, com a palavra, os esquerdistas. Kkkk

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14