Aprenda a se Comunicar Com Eficiência

Assustador nessa pandemia é ver essa Torre de Babel, ninguém conseguindo se comunicar corretamente.

99% do que eu li nesses 90 dias foi totalmente irrelevante.

70% se restringia ao total de mortes, o que gera pânico, afeta nosso sistema imunológico, o que aumenta ainda mais o número de mortes.

Um dos cursos obrigatórios em Administração é saber se comunicar, curso que infelizmente não é dado em muitas outras profissões que lidam com pessoas.

Justamente quando mais precisamos dessas outras profissões, percebe-se que eles não são bons em comunicação, especialmente os cientistas.

Começam com o problema, a pandemia, depois tem uma introdução, depois falam horas como eles chegaram a um novo modelo de previsão, como eles são geniais em colocar uma nova variável, como aplicaram o modelo para cidade de Estocolmo, e assim por diante.

Como você deveria escrever num momento de crise?

Nessas horas as regras são outras, por isso nossos jornalistas, blogueiros, pseudo cientistas e cientistas fracassaram criminosamente.

Qual deveria ser seu primeiro parágrafo, talvez o mais importante nessas horas?

Tentar achar a resposta sem ler adiante, assim estarei só confirmando o que você já suspeitava, lhe validando e não ensinando.

Nessas horas a primeira frase precisa ser uma ordem, o que você quer que eu faça já, o que é importante fazer.

O segundo parágrafo é alertar o que ocorrerá se você nada fizer.

Somente no terceiro parágrafo é que eu explico por que essa ordem, injunção, regra, é a mais adequada.

E não começar com “considerando que”, “todos sabemos que estamos diante de uma enorme crise”, “introdução”, como somos cientistas geniais por acharmos algo novo.

No quarto parágrafo é que eu coloco os alertas, que os números não são confiáveis, o que cientistas chamam “tirar da reta”.

O primeiro parágrafo é sempre o que você quer que eu faça ou mude, por interesse pessoal.

Nossos jornalistas aprendem a escrever assim:

“Avião Cai na Índia, 260 Mortos.”

Agora por que isso deveria me interessar, o que eu deveria mudar.

Agora se jornalistas escrevessem “Nunca Mais Viaje Com a Air India”, descobririam por que suas profissões estão em franca decadência.

Primeiro ninguém está pensando em voar Air India, não havia nenhum brasileiro a bordo.

Segundo, não se pode sugerir algo com um único evento, queda de avião.

Talvez o problema seja da Boeing e não da Air India.

Aí, se comunicarão efetivamente.

Nesse artigo científico não fiquei sabendo o que deveria fazer até o fim.

(Lido por 888 pessoas até agora)

4 Comments on Aprenda a se Comunicar Com Eficiência

  1. Professor lhe acompanho desde o tempo da veja 500 maiores empresas. Lí varios livros seus. Aquele das falências então construí uma planilha que serviu muito. Sem querer puxar a brasa para a nossa sardinha, e já puxando, (Jô Soares) digo e afirmo, os Contadores (os bons, que pesquisam e estudam no dia-a-dia da industria)são os profissionais que realmente entendem como funciona a economia.
    são as pessoas que

  2. Prof. Kanitz,
    Seu artigo chegou no momento exato, para mim.
    Estava aqui redigindo um e-mail para comunicar aos RHs que o 26 Encontro de RH de Campinas que estava programado para 23/06 foi remanejado para 29/09 (se o Conid-19 permitir! rsrs) O que seria um e-mail interminável, agora será um parágrafo, al punto!
    TKS!

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