O MBL me pediu para fazer um resumo das N variáveis a serem consideradas numa Reforma da Previdência, para orientar os Deputados Federais eleitos pelo MBL e os demais 230 eleitos pelos outros partidos.
Achei uma bela iniciativa do Kim Kataguiri.
A primeira questão que ninguém está discutindo é que gastamos 14% do PIB, quando pela nossa idade média, que é jovem, deveríamos gastar somente 4% do PIB, cálculo meu.
Essa diferença de 10% é fruto de malandragens.
Aposentadorias antecipadas pelo último salário, para pessoas que continuam a trabalhar e não foram para seus aposentos por doença ou incapacidade de trabalhar.
Mostro que o problema é muito mais grave do que se está imaginando. Não há como fazer um sistema de capitalização e ao mesmo tempo cobrir os R$ 12 trilhões gastos indevidamente.
Um problema conhecido há mais de 30 anos, e que nenhum Ministro da Fazenda provisionou as despesas já conhecidas com 30 anos de antecedência.
Todos administraram esse país irresponsavelmente.
2 respostas
Esclarece as mazelas do passado e o problema do futuro, mesmo tentando ajustar esse imbroglio !
Kanitz, gosto muito dos seus videos e comentários, mas eles têm um pequeno problema: são longos demais, cansativos. É necessário muito tempo para acompanhar seu pensamento e suas conclusões, e poucas pessoas dispõem de 46 minutos para fazer essa boa ginástica mental que o Sr. propõe em seu blog.
Minha sugestão: que alguém competente faça uma edição de 10 minutos das suas principais observações e conclusões. No presente momento ninguém precisa (não que isso não seja importante) ouvir uma narrativa sobre sua trajetória pessoal desde os 18 anos de idade, ou das faculdades que o Sr. cursou, ou da sua estréia em contabilidade, etc. etc.
Eu preferia suas crônicas na Revista Veja, que, além de inteligentes, eram curtas e objetivas.
Obrigado pela atenção.
Maurício C. Maciel
OBS: Já estou no mailing do site, mas toda vez que eu comento, sou obrigado a responder a este post comment e pedir de novo.