Margem de Lucro das Empresas Brasileiras 1964-2016

Rentabilidade do Brasil

PROFIT MARGIN OF BRAZILIAN COMPANIES

 

Infelizmente não temos a cultura do Benchmarks no Brasil, porque não temos a cultura do Administrador.

Esse foi um dos meus objetivos de vida, quando procurei a Exame com a ideia de criar Melhores e Maiores, mas o projeto foi descontinuado.

Procurei a FIESP, na figura do Horácio Piva, e outros órgãos empresariais sem sucesso.

Decidi fazer isso com recursos próprios e assim deixar um legado para a futura gerações de Administradores de Empresas, cansados com Taxa de Juros, Câmbio, Deficit Governamentais com os benchmarks mais perseguidos pela elite brasileira.

Uma das variáveis mais importante para o crescimento sustentável de uma economia é a margem de lucro das empresas.

O lucro gerado por cada R$ 100,00 de produtos oferecidos.

Esse é o indicador mais seguro de capacidade da empresas de reinvestimento de lucro, sem recorrer a dívidas ou aportes adicionais de capital.

Essa série é única na internet, o que mostra o quão pouco nossos governos, Universidades, e a própria FIESP, IEDE, Associação Comercial, se interessam em custear estudos nesse sentido.

Ofereço este estudo ao qual me dediquei por 40 anos, com um alerta de que não podemos mais desprezar pesquisas em Administração Responsável das Nações,

Pelo gráfico, a projeção é que a partir de 2025, não teremos mais recursos para reinvestir.

 

(Lido por 2052 pessoas até agora)

UA-1184690-14