Não é a Demanda, é a Falta de Produção.

Esse Natal não será espetacular como preveem muitos consultores de economia porque falta Capital de Giro.

Que as empresas consumiram autofagicamente nesses cinco anos de recessão para sobreviverem.

Sabendo muito bem que isso comprometeria crescimento futuro, mas sobreviver vem em primeiro lugar.

Por falta de Capital de Giro, somente umas 200 empresas das 500 que acompanho ano após ano, estocaram mês a mês os produtos necessários para atender a demanda gerada pelo décimo terceiro salário.

Criado por João Goulart, ratificado posteriormente por Roberto Campos, que esqueceu que empresas só têm 12 meses para produzir, e pior, que precisam estocar 8% da produção até dezembro.

Nossa Esquerda e o nosso maior economista liberal não entenderam que o décimo terceiro é, do ponto de vista administrativo, uma injusta postergação da renda produzida de janeiro a novembro.

O jornal Valor confirmou essa minha tese de mais de dois anos, e acertada até o momento, de que o Brasil não cresceria por falta de capital de giro próprio.

“Estoques estão 12% menores em 2019, do que em 2018.”

Vão vender como?

Novamente quero alertar que não será falta de demanda o nosso problema, mas sim a falta de capital de giro para “girar” essa capacidade ociosa.

Conto com vocês.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

3 Responses

  1. Olá, Kanitz! Tudo bem?
    Gosto muito de seus artigos. Leio todos. No entanto, por falta de conhecimento técnico, não consigo entender o que você quer dizer com falta de capital de giro. Poderia escrever um artigo explicando o capital de giro e como você consegue perceber que as empresas têm esse problema?
    Muito grato.
    Ótimo final de ano.
    Sérgio Coelho.

  2. Não concordo,pois as mercadorias estão a disposição das pessoas, porém elas não têm renda ou segurança de gastar e pagar os seus cartões de crédito em janeiro. Por outro lado existe uma infinidade de bancos e instrumentos financeiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Melhores e Maiores

Em setembro foi lançada a 50ª edição da Revista Exame, intitulada “Melhores e Maiores”, a qual analisa 23 setores da economia e as 500 maiores

Artigo Completo »

Liderança e Seguidança

É totalmente irracional o número de cursos existentes que ensinam Liderança. Mas se nem todos serão líderes, teremos muitos alunos frustrados. Esse é o problema

Artigo Completo »