A Atividade Administrativa Mais Antiga do Mundo

Qual foi a primeira atividade administrativa do mundo?

Nunca saberemos, mas achei interessante fazer uma especulação.

Somente chegamos ao estágio de civilização que conhecemos, graças à nossa capacidade de cooperação mútua, especialização de trabalho e coordenação de milhares de atividades diversas.

Três áreas que administradores se preocupam, e pelo visto, há tempos.

Mas quais das atividades administrativas foi a mais crítica?

Qual foi a atividade administrativa que de fato fez a diferença?

Administradores não se preocupam com estas questões históricas, e por isto nunca vi nada escrito sobre o assunto.

Talvez alguém já tenha escrito, mas o livro não pegou.

Minha proposta para debate é que a atividade administrativa mais antiga do mundo é o controle de estoques.

Com a agricultura, o controle de estoques de tornou uma tarefa essencial.

É desta preocupação com estoques de comida é que surge o planejamento agrícola, a astronomia, os cálculos matemáticos de quanto tempo a comida durará, no caso de uma estiagem.

Sabemos que a escrita Sumeriana começou basicamente com a contabilidade.

Primeiro se inventaram os números, depois é que veio o alfabeto propriamente dito, para designar o que aqueles números representavam.

Os números eram basicamente controle de estoques de sementes, grãos e outros alimentos.

As pessoas tendem a esquecer que no início a agricultura era um verdadeiro desastre.

Nada comparado com a relativa tranquilidade de hoje.

Mesmo na idade média, de cada 100 anos, 10 a 15 anos foram dominados por fome generalizada.

Até hoje, FOME ZERO é uma questão política mais devido a problemas de estocagem de alimentos para os anos de seca, que não temos, do que por falta de comida propriamente dito.

O mais importante disto tudo era o Controle de Estoques de Sementes.

O mesmo grão que poderia ser comido no inverno, era o grão que seria usado como semente na primeira safra seguinte.

Errar neste cálculo poderia ser fatal, daí a importância do administrador de estoques. Foi aqui que começou o uso de números e contabilidade.

Os sumerianos inventaram os números primeiro, depois as letras.

Números para calcular quanto tinha de estoque de comida, para sobreviver o inverno.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

10 Responses

  1. Penso que não. A primeira atividade administrativa foi ordenar um a caçar, pescar, depois 2, 3, n. O administrador, experiente nessas artes, esfolava e tratava o bicho. Como não havia o sal, conservavam-no frito.
    Depois a empresa se expandiu e surgiram os melhoramentos.

  2. Caro Professor, é uma Teoria muito interessante. Bem fundamentada como está, merece ser estudada com carinho.

  3. Difícil pensar em qualquer tipo de CONTROLE lá na época do “Uga-uga”.
    Concordo com o Bizerra. Em outras palavras ele se referiu à primeira atividade administrativa do mundo como a definição do LÍDER (mesmo este sendo “eleito” pelo mais forte).

  4. Kanitz, muito bem! a contabilidade financeira suplanta a contabilidade dos recursos humanos, a lei que reina é da conveniência restritivas às leis naturais… Parabéns por solucionar estes e muitos outros dilemas.

  5. Não acho legal quando a especulação de uma “tese pessoal” tenta deturpar verdades aceitas pelas 03 maiores religiões do planeta.
    A narrativa sobre Abraão demonstra total descaso com a fé de milhões de pessoas – e pessoalmente prefiro acreditar na Bíblia, do que aceitar a tese simplista que foi escrita pelo renomado professor.
    Jesus quando disse para que viessem a eles as criançinhas, também disse que se não tivermos a Fé ingênua de uma criança, não teremos parte com Ele no reino dos ceus.
    Acredite quem quiser.

  6. Há quem diga que as escritas mais antigas sejam a dos chineses – e é fato, praticamente todas as formas de escrita iniciais foram referentes a contagens, levantamentos, com propósitos comerciais. Ou seja, juntamente com a profissão de administrador, havia a fundamental necessidade de um contador. Interessante o raciocínio quanto a sacrifícios humanos na antiguidade – e infelizmente nem é um fato histórico, em pleno século XXI, aqui no Brasil, algumas tribos indígenas ainda praticam o infanticídio, vide http://www.hakani.org , e a motivação é explícita, ora enxergam como maldição divina, e será de fato um peso para a aldeia ter que sustentar seres incapazes de se auto-sustentarem – não se trata de uma acusação ou condenação aos povos indígenas que praticam isso, mas, caberia aos que se consideram civilizados e capacitados intelectualmente desenvolver uma forma de comunicação respeitosa que muitos dos problemas de nascença podem ser resolvidos com os avanços da medicina ocidental e oriental ; )

  7. será que vendas (ou algo parecido) não veio antes?
    embora fosse possível estocar para consumo próprio, será que não surgiu a necessidade de estocar em quantidades ainda maiores com o intuito de realizar trocas?
    Esse é um assunto muito interessante.

  8. INteressante. Então RH veio antes. Mas alguém inventou as ferramentas. Isso é uma atividade administrativa. Sem ferramentas não tinha equipe de caça especializada!

  9. Concordo plenamente. Ou seja: desde o princípio de tudo (Administração) a gestão do capital de giro predomina em termos de importância. Não tem jeito: a atividade administrativa mais antiga envolve Finanças. Bem… perdoe o exagero… é brincadeira! Será?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados