Essa Crise Não é do Capitalismo

Dezenas de textos marxistas estão sendo escritos nesse momento apontando a crise bancária de 2023 como mais uma crise do capitalismo.

Não é.

A incapacidade da esquerda de, pelo menos, ler os demonstrativos de empresas capitalistas é o que a leva a tantas falsas conclusões e a tanto ódio para destruir a burguesia, causando tantas mortes pelo mundo.

A ignorância administrativa da esquerda e da direita silenciosa é, sem dúvida, a grande tragédia do mundo e do Brasil.

Como meu gráfico demonstra – o único gráfico assim disponível na internet – as empresas capitalistas pouco se endividam.

Não existe crise súbita, e sim deterioração lenta como a da Americanas.

Todas as empresas capitalistas têm mais capital do que dívidas, um pouquinho menos do que o dobro.

Portanto são financeiramente seguras, com algumas falências já esperadas.

Por que, então, os bancos podem ter de 10 a 18 vezes mais dívidas do que o capital, o que aumenta consideravelmente o risco de quebrarem?

Por que os bancos, protegidos pelo Estado, podem ter de 10 a 18 vezes mais poder de fogo do que as empresas capitalistas?

Porque no socialismo o Estado é o “indutor” do crescimento e criaram o Banco Central para incentivar os bancos a se alavancarem de 10 a 18% (fiquem tranquilos, nós os protegeremos), como agora.

Foi essa a razão da crise de 1929, 2008 e a de agora. A metade dos bancos super alavancados quebraram.

Economistas ainda vivem no mundo da moeda física, não perceberam que a moeda hoje é digital.

Em 1929, faziam filas retirando depósitos que duravam semanas para retirar em papel moeda.

Com o Silicon Valley Banco, levou 8 horas para seus clientes sacarem 48% de seus depósitos, que obviamente não conseguiram.

Existem várias alternativas.

Finanças Islâmicas não permitem alavancagem.

O sistema financeiro Bitcoin, hoje com 48 milhões de agências, idem.

Então, meus seguidores de esquerda e marxistas, cuidado com as narrativas que vocês irão ouvir sobre a “crise derradeira do capitalismo”.

É a proteção que o Estado oferece a um único setor da economia, dominado por coincidência por economistas, que gera a instabilidade e o pânico social.

E essa afirmação é cientificamente comprovada, vejam o gráfico.

Marxistas e esquerdistas, ajudem-nos a defender o liberalismo e eliminar o autoritarismo do Estado, nesse caso o Banco Central, que emite moeda quando quer e determina a taxa de juros de um país.

Precisamos de vocês para eliminar o sistema bancário fracionário, que é um sistema protegido por uma pequena fração do capital.

Entre na sua conta bancária. Aquele saldo de 18.000 reais é falso.

O dinheiro não está lá. Somente está disponível 1.800 reais, o resto está emprestado.

Quando você entra na sua conta bancária, eles deveriam legalmente lhe comunicar que você tem somente o valor de 1.800 reais disponível, mais uma dívida de 16.200 reais do próprio banco, que depende da devolução dos que emprestaram.

O que nem sempre ocorre.

O que não é admissível é vocês, sem um verniz pelo menos de cultura administrativa e contábil, estarem ouvindo isso pela primeira vez.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

7 Responses

  1. 34 milhões de brasileiros não tem conta bancária (2021) em 2011 era 40% da população brasileira excluída do sistema bancário. Há 70 milhões de pessoas inadimplentes endividadas atualmente e o BCB para piorar diz que precisa dobrar os juros para 26% a.a. Não dá para entender tanta idolatria ao capitalismo. https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2498:catid=28&Itemid=23#:~:text=A%20pesquisa%20tamb%C3%A9m%20concluiu%20que,n%C3%A3o%20t%C3%AAm%20conta%20em%20banco.

  2. Professor, de outra forma, aonde as outras empresas iriam buscar os recursos necessários aos seus negócios?

  3. Caro professor Kanitz, um liberal conservador e de direita não tem seguidor marxista e nem esquerdista, pode ter críticos e debatedores inúteis. Normalmente o marxista e o esquerdista ideológico é arrogante e autoritário, pois na sua ideologia só existe duas classes a que manda e a que obedece, não existe o livre arbítrio. Está ideologia é criminosa e anti natural e não tem nada que presta.

    1. se estudasse um pouquinho não repetiria tamanha Asneira. Natural pra vc é a fome, a miséria, a escravidão e exploração do homem pelo homem.

  4. Capitalismo? Não! Metacapitalismo, uma doença derivada do natural capitalismo, porém, claro, originada do capitalismo inglês, perverso! Já ouviram falar do capitalismo proposto pelas escolas de Lisboa e de Salamanca, de base cristã ? Leiam!
    O sistema bancário existe há 800 anos no que se refere à sua capilaridade e troca de informações entre si. Confere?
    Eles são poderosos. Poderosíssimos.
    São considerados um dos quase donos do mundo na disputa pelo poder mundial, não é isso ?
    São os metacapitalistas, os donos do dinheiro e, portanto, do sistema bancário mundial.
    Fazem parte do grupo dos globalistas, aquele seleto grupo onde o dinheiro é tanto que já transcendeu. Tanto faz.
    Não existe trono vazio. Tentem derrubá-los para você ver o que acontece.
    As coisas podem estar erradas, porém, quem vai corrigir isso aí ? Quem tem poder suficiente para corrigir isso ?
    Socialista? Quero distância! Quase todos fora da realidade e canalhíssimos!
    Abraço ao Prof Kanitz!

  5. Excelente texto. Foi num ponto fundamental. Mas ligar os socialistas a enorme Alavancagem bancária, soa muito esquisito.
    O texto é de um Liberal, mas está dando TOTAL razão ao governo Lula em sua luta para baixar as altíssimas taxas de juros, e 80% das pessoas o apoiam nessa luta! Parabéns…

    1. sabemos bem o desastre que é quando um governo de viés esquerdista tenta derrubar os juros na martelada como a Dilma fez e como beócio mentecapto quer fazer agora. A única certeza que temos é que nada, absolutamente nada que venha de um governo do PT vai trazer bons frutos, não existe futuro enquanto o PT estiver no comando de qualquer governo e esfera no Brasil, a inflação sempre vai punir mais as camadas menos favorecidas da população!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados