Progressistas Versus Distributivistas

Existem dois tipos de grupos de seres humanos bem distintos.

Um dos grupos é composto de distributivistas, pessoas cujo objetivo é cooperar entre si, maquinando esquemas para redistribuir a renda dos outros para si.

A preocupação desse grupo é como dividir a pizza que fabricaram, nem todos, da forma mais igualitária e igual possível.

Eles distribuem a sua renda entre si, como por exemplo professores de Sociologia de universidades federais, onde o melhor professor titular ganha exatamente quanto o pior professor titular.

E os melhores não reclamam, ou não lutam.

Distributivistas também agem em grupo para distribuir dinheiro via impostos sobre a outra classe, para aumentar o ganho coletivo.

O outro grupo é composto de progressistas.

Pessoas que possuem profissões diversas, e que cooperam entre si gerando progresso, mais renda, mais crescimento.

Eles se preocupam em fazer uma pizza cada vez maior, ou 5 pizzas do mesmo tamanho quintuplicando o PIB.

Estudos de todos os tipos comprovam que grupos progressistas progridem mais, geram mais produtos e produtividade, são na média muito mais ricos dos que os membros dos grupos distributivistas.

Por que perder tempo discutindo horas a fio como cortar a pizza de uma forma mais “justa”, com regras injustas?

Professor titular ganha mais do que professor doutor pelas mesmas horas trabalhadas, mas todo titular ganha a mesma coisa. Que lógica é essa?

Em um outro caso, nos Estados Unidos, os 20% mais pobres, ganham mais do que os 80% mais ricos em Cuba, um país composto de grupos distributivistas quase que exclusivamente.

Distributivistas preferem ganhar menos, felizes sabendo que ninguém ganha mais do que eles.

Progressistas mais pobres não reclamam do que os outros ganham ou trabalham mais, porque preferem ter mais comida, mais recursos, mais dinheiro à disposição das suas famílias.

Aos meus seguidores distributivistas, ao melhor professor titular de Sociologia, pergunto:

Por que vocês acham que os melhores devem ganhar menos do que seus colegas menos competentes, menos inteligentes, membros que são da Quarta Classe, privando a sua família dos recursos que você merece, só para que eles não tenham inveja de vocês?

Que força psicológica os distributivistas usam para que os mais talentosos fiquem satisfeitos, qual é o prazer que existe em saber que seus talentos não estão sendo reconhecidos?

45% dos brasileiros são distributivistas, e vão votar no PCdoB, PSOL, PT, PSDB do imposto sobre pequenas fortunas, e por isso esse país não cresce.

Em vez desse discurso do ódio contra os mais ricos, que incluem professores titulares de Sociologia, por que vocês não param e nos ajudam a fazer pizzas cada vez maiores?

Vocês ficam nessas lutas ideológicas em como dividir melhor uma pizza tamanho 1950 como em Cuba ou 1946 na Argentina.

Vamos cooperar para fazer uma pizza maior para todos, ou produzir 5 pizzas para que todos tenham 5 vezes do que tinham, independente do ponto de partida.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

10 Responses

  1. A grande maioria da população é acomodada e desprovida de “boa ambição”. São contra o Governo mas a favor do Estado. Aceitam de bom grado as migalhas do Estado. Esquecem, ou não querem nem saber de que se tem algo sem “trabalhar” por isso. Alguem teve que produzir um esforço maior para que esse individuo fosse “agraciado”.

  2. Aumentar a pizza exige trabalho e trabalho cansa. É muito mais facil dividir a pizza que outros ja fizeram. Contudo, quem lidera os distriutivistas são muito firmes nesse propósito pois vivem da corrupção e das maracutaias feitas com o dinheiro dos impostos.

  3. Belíssima análise!!!
    Os distributivistas são a esquerda caviar! Gostam de estabilidade no emprego, aposentadoria boa, não lutam e apenas atrasam todo e qualquer progresso.
    Muito simples analisar se funciona: qual país em toda a História evoluiu e permanece hoje no Primeiro Mundo? Nenhum!
    Sequer a China!

  4. Prezado professor, a informação no inicio ficou um pouco confusa, misturou as marchas, na minha opinião, mas o recado foi dado, economia liberal JÁ!

  5. Essa analogia da pizza pareceu historinha para ensinar economia pra crianças e pior, de forma bem pobre. É importante crescer assim como é igualmente importante dividir. Quer continuar relacionando comida e desenvolvimento econômico? Ensine pros netos que foi justamente a super produção de milho americana, desenvolvida dentro da mentalidade descrita nesse texto, que tornou os Estados Unidos o país mais obeso do mundo.

  6. Interessante ler esse tipo de texto e análise rasa em um país onde bem antes da Pandemia se alastrar já havia mais de 13 milhões de desempregados e pouco ou quase nada foi feito pelo atual governo e pelo Ministro da Economia fraquinho que dizia que a reforma da previdência salvaria o mundo e mostrou grande incompetência para lidar com o problema real. Ocorre que sem
    Emprego, a economia enfraquece demais, como ocorreu e se gravou ainda mais com a pandemia e vai ficar muito difícil ajudar a construir pizzas maiores quando grande parte nem quer saber de ideologia de direita ou esquerda, mas busca condições para minimamente por um pouco de comida na mesa para suas famílias de forma digna.

  7. Aliás, não eram 13 milhões, mas 13% de 200 milhões, então sobre esse número e isso já piorou muito .
    Ou seja, o texto de fato foi escrito por alguém que vive no mundo de Bob !

  8. Bem isso é o que ocorre no Brasil. Só não pode acontecer o que disse o Delfim Neto sobre primeiro fazer crescer o bolo para depois dividir, mas a maioria dos brasileiros até hoje não tem seu pedaço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados