Por que não temos líderes no Brasil que nos motivem para um futuro promissor?
Por que não temos bons professores?
Por que nossos poucos cientistas não falam em público e não são mais úteis e conhecidos?
Porque dos 6 aos 22 anos, no nosso sistema estatal de educação, nós ensinamos a Ler, Escrever, Reler e Decorar.
Falar, Convencer, Inspirar, Debater e Rebater com propriedade, simplesmente não é ensinado nem diariamente treinado. Quem fala é sempre o Professor.
A neuropedagogia mostra que as sinapses utilizadas para falar são totalmente diferentes das sinapses para ouvir.
O fato de que você memorizou algo, nunca significa que saberá falar algo com propriedade.
Gastamos verdadeiras fortunas em aulas de inglês, aprendemos a ler e escrever, mas ninguém consegue falar.
Muito menos expor uma ideia nova para um investidor, fazer um discurso na ONU ou negociar um acordo favorável para o Brasil.
Ensinar a falar é tão demorado quanto ensinar a ler e escrever ou mais, mas nada fazemos.
Aprender a Falar em público com clareza, com consistência, repetindo os pontos chaves, convencendo o outro que suas ideias funcionam, responder as perguntas feitas, simplesmente não é ensinado.
Falar para uma plateia de 5.000 pessoas, o que muitos poucos brasileiros sabiam fazer, foi sorte minha.
Aprendi a falar e expor ideias na Harvard Business School onde há 100 anos nos treinam todo dia a solucionar problemas reais, a expor e convencer nossos colegas de nossas soluções, e refutar delicadamente opiniões contrárias.
Todo santo dia.
O professor somente falava nos últimos 10 minutos da aula.
Normalmente apontando o que havíamos esquecido de analisar, elogiando um aluno ou outro.
Por isso no nosso ensino não resolvemos nada, muito menos implantamos nossos grandes problemas nacionais porque ninguém explica direito, porque ninguém entende direito, e assim nada é solucionado.
Só ouvido.
Não temos os famosos debates de pontos de vistas diferentes na USP, Unicamp, Brasília, PUC como em Stanford, Oxford e Harvard.
Temos um sistema educacional voltado a Ouvir, como em todo regime antidemocrático.
Onde o aluno precisa repetir ou obedecer o que foi dito.
5 respostas
Parabéns e obrigado Prof.!
Por mais esse artigo inspirador.
Farei uso dele em minhas atividades junto aos Conselhos Municipais.
“Temos um sistema educacional voltado a Ouvir, como em todo regime antidemocrático.
Aprendi a refutar delicadamente opiniões contrárias.”
Parabéns professor, na realidade temos um ensino voltado para a doutrinação ideológica nefasta que acaba por induzir nossos filhos a pensar errado. É uma guerra cultural, e que nossas famílias têm de estar atentas com a educação no lar.
Por isto é muito importante fortalecer a família para que ela possa novamente tomar o controle de sua prole.
O nosso sistema de ensino formou apenas papagaios de passeatas, prontinhos para votar no PT. Essas vítimas da nossa delinquência pedagógica foram preparadas para crer, cegamente, nos delírios ideológicos da esquerda. O resultado de tudo isso está evidente para os poucos que conseguiram preservar a própria sanidade.
No ensino clássico, havia essa preocupação com ensinar a falar. O Trivium era composto de gramática, retórica e lógica. Ensinar retórica é importante também para que o estudante não seja presa fácil de políticos e marqueteiros. É preciso conhecer as estratégias da retórica para não cair nelas quando são usadas para o mal.
Prezado dr kanitz
Quando iniciei meus estudos na faculdade de direito fui agradavelmente surpreendido com a cadeira de Cultura vernácula.
Sem conhecimento até então , foi com satisfação que entendi que o estudo da língua através de poesia, prosa e conhecimento de nossos especialistas em nosso idioma, ampliaria em minto nossa capacidade de dominar e entender com precisão nossa capacidade de escrever corretamente com conhecimento histórico ou seja , conteúdo
Infelizmente após o primeiro ano a cadeira foi extinta sem maiores explicações
E veja, formados em direito e em outras cátedras não sabem ler nem escrever
Imagine entender o que é e como é comunicação?