A maioria dos brasileiros não percebe, mas estamos em queda livre. Não somos um avião, mas a lógica é a mesma: uma aeronave cai quando os problemas surgem mais rápido do que os pilotos conseguem resolver.
No nosso caso, o comando está nas mãos de um Torneiro Mecânico e um vice Anestesista sem nenhum conhecimento de administração de crises.
O Brasil está parado há 40 anos justamente porque gasta tempo demais corrigindo erros e quase nenhum tempo planejando o futuro.
Aproximadamente 80% do nosso tempo produtivo é direcionado à correção de erros, enquanto apenas 20% é dedicado ao crescimento efetivo.
Não é à toa que se repete a frase: “O Brasil não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade”.
Hoje, estamos 100% dedicados a apagar incêndios: déficit, STF, juros elevados, tarifaço do Trump.
E, como se não bastasse, nosso presidente e nosso STF ainda resolvem bater de frente com nosso maior parceiro comercial, justamente o único capaz de nos ajudar a atravessar a crise financeira que se aproxima.
Enquanto isso, a população permanece anestesiada.
Poucos reparam, por exemplo, a recondução de Paulo Skaf para seu quinto mandato na FIESP, símbolo perfeito de uma geração Boomer que se recusa a passar o bastão para a Geração X e os Millenials.
Sem oposição, sem renovação, o status quo segue firme… mesmo que o avião esteja em queda.
Haddad garante que, mexendo apenas uma variável, aumentar impostos via crescimento do PIB, resolveremos tudo.
Nosso Torneiro Mecânico e seu vice, que burros não são, acham plausível. Mas nenhum dos dois tem preparo para enxergar que a proposta é inviável.
Países que prosperam dedicam 100% do tempo ao futuro, não a remendar o passado.
Ignorar que não prender Bolsonaro para agradar Trump é estratégia, e não submissão, é negligenciar o fato de que estamos em declínio.
Economicamente. Moralmente. Institucionalmente. Culturalmente.
Apertem os cintos.







Respostas de 28
Como dizia o Barão de Itararé, pseudônimo do jornalista Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, “O Brasil é feito por nós. Está na hora de desatar esses nós.”
Mas com a qualidade dos nossos eleitores e de nossos políticos e governantes, isso talvez só seja possível no Quarto Milênio …
Perfeita observação.
Economicamente. Moralmente. Institucionalmente, Culturalmente e Intelectualmente.
Deixar de prender Bolsonaro e sua atrapalhada equipe não é justo, mas é uma decisão sensata politicamente, pois acalmaria o mar revolto decorrente de uma estratégia aparvalhada do governo anterior e os hipócritas da anistia ficariam como tolos. Entretanto os vândalos paus-mandados devem arcar com penas pecuniárias satisfatórias em relação aos custos dos reparos dos danos materiais. A pacificação pode estar nesse detalhe.
Entre 1985 e 2002, quando os militantes petistas saiam para as ruas depredando patrimônio público e privado, gritando “Fora Sarney!”, “Fora Collor!”, “Fora, FHC!”, aí não era golpe de estado? Aí não havia necessidade de os vândalos paus-mandados arcar com penas pecuniárias satisfatórias?
Quando o mega atrapalhadíssimo “governo” Dilma e suas pedaladas causaram um prejuízo ao erário público de R$1,6 trilhão (9/3/2016, revista Exame) aí não houve nenhum problema?
https://exame.com/revista-exame/governo-dilma-ja-causou-prejuizo-de-r-1-6-trilha
Desde quando houve algum golpe de estado sem armas, em qualquer lugar deste planeta?
Não há menor dúvida de que os militantes que praticaram vandalismo defendendo a manutenção do bolsonarismo em 8 de janeiro de 2023 tem que ser responsabilizados, como deveriam ser aquelas em que os petistas fizeram isso por mais de 15 anos, com violências similares.
Mas as penas para vandalismo, de acordo com o artigo 163, parágrafo único, do Código Penal, são de detenção de um a seis meses ou multa no caso de patrimônio privado. No entanto, quando o ato é contra o patrimônio público, a pena é mais grave: detenção de seis meses a três anos, e multa.
Nunca se viu em lugar algum do mundo civilizado e livre vândalos terem de cumprir penas de 17 anos, isso é terrorismo judicial, nunca Justiça. E para as praticas de terrorismo as penas tem de ser muito maiores do que as de vandalismos, concorda ou não?
Infelizmente Dirceu, a sua resposta me leva a crer, mais ainda, que o professor Stephen está correto, será difícil evitar tal colisão com um povo que tem os mesmos pensamentos que o seu.
Nada de novo no reino da m@@!landia.
Bancos com lucros recordes.
Lucro da emisora amiga sobe 138%.
Trocentos milionários novos com a lei Roanet.
Banco, midia, canetada e força. Já era vão sugar tudo mesmo que o hospedeiro morra e com paraisos fiscais viver na Suiça é brincadeira de criança…
Excelente análise e texto!! Parabéns
Vou discordar.
Este torneiro nunca torneou coisa alguma e tal anestesista nunca pôs a mão em um paciente!
Verdade!
Sou uma simples aposentada! Mas com certeza viveria nos EUA, mas dificilmente viveria na China!
Morei nove anos na China. Entre os brasileiros que residem por lá (fiz pesquisa por questionário digital interativo) há unanimidade de que segurança é principal vantagem devlá viver.
Só que usam dessa mesma ‘segurança’ para reprimir a liberdade natural do povo!
Talvez eu não devesse fazer nenhum comentário, ou apenas não responder, mas fiquei pensando, que tipo de segurança queremos? Aquela em que o bandido é realmente preso, que poderíamos sair na rua com o celular na mão e não sermos roubados, é evidente que queremos isso, mas eu quero mais que isso! Quero ter a segurança de confiar em algum governo, quero ter a confiança de ter um futuro melhor para os meus netos, e o que vejo não está levando a isso, aqui sempre equilibrei as contas, as vezes com muito custo, porque sei que quando não fazemos isso, geramos dívidas e temos de trabalhar mais para pagá-las, mas no caso do governo quem esta pagando é o povo, através de aumentos de impostos! Também quero ter a segurança de que eu e os meus terão liberdade de pensar, quanto de liberdade verdadeiramente tem nos países hoje aliados, China, Irã, Venezuela, Bolívia, Colômbia??? Tive um relato muito bom de um amigo da Venezuela, hoje morando no Brasil, que me falou que lá não tinha só medo da polícia, mas dos vizinhos, porque a denúncia, fundada ou não, poderia vir a qualquer momento, é isso que estamos nos tornando!
Stephen, concordo e acrescento que não se trata apenas de incompetencia administrativa do torneiro e do anestesista, mas acrescento a questão da falta de ética.
Entendo que Bolsonaro também carece de conhecimento, mas ao menos tem um padrão ético melhor e passou distribuiu os serviços a seus ministros não impingidos pelo Congresso. Além disso, os prestigiou e está aí a enorme diferença de resultados para o desgoverno atualr.
Excelente texto!
Não gosto do Lula, mas sua coluna é o apogeu da sabujice aos yankees de quem sequer leu a Fábula de Esopo do Lobo e do Cordeiro e ainda comete a ilusão de achar que se pode pegar a merda pelo lado limpo.
Não tem lado limpo no governo Trump. Qual a parte vc não entendeu disso?
O melhor é não fazer nada e deixar que os yankees cuidem dele.
Aliás, The Economist já mandou um recado.
Eita. Eu também já fui anti-americano.
Mas na época de outros Presidentes, caras-de-pau como OBA-oba-OBAMA, e os BUSH
Stephen Kanitz é um consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. A sua formação é qual mesmo?
Não dá pra “desler”, tanta imbecilidade e canalhices. Comunista no poder, só se for no trazeiro da sua progenitora! Quem Banca os políticos corruptos e ban didos, é exatamente a Faria Lima e os grandes empresários, dessa Direita racista, vaga bunda e Ladra.
E quanto ao meu ex professor, que vá o senhor, de preferência com a calças arriadas, aos EUA “negociar” com, este sim, Ditador laranja, um criminoso e pedófilo, que já deveria estar atrás das grades, na decadente Washington, DC.
Mas concordo em alguma coisa. Bolsonaro e sua familícia, não deveriam ser presos. Deveriam sim serem levados à Corte Marcial, julgados, condenados e enforcados ou fuzi lados em praça pública. por alta TRAIÇÃO ao Brasil!
Mais um mentecapto petista jumentóide desinformado ou sacana.
Quanta imbecilidade! Opinião de um perfeito jumento militante!
Quem é esse smith cão raivoso?
A doutrinação esquerdista nas escolas refere-se a uma crítica de que as escolas brasileiras estão promovendo uma agenda política e ideológica de esquerda, muitas vezes levando ao fanatismo.
As alegações incluem que livros didáticos apresentam visões enviesadas, professores utilizam salas de aula para ativismo político.
Argumentos dos críticos:
– Livros didáticos com distorções históricas e visões enviesadas.
– Professores que utilizam a sala de aula para doutrinação política e crítica a ideologias opostas.
– Eventos como a Conferência Nacional da Educação (Conae) são criticados por serem dominados por entidades de esquerda e promoverem uma agenda ideológica específica, como a ideologia de gênero.
– Essa influência é vista como uma imposição de uma moralidade específica, apesar de não representar a pluralidade da população.
Contra-argumentos e outras perspectivas:
– Alguns argumentam que a ideia de “doutrinação” é usada para reprimir debates sobre temas como direitos das mulheres, racismo e homofobia, que são considerados parte da luta de classes.
– A politização da escola é vista por alguns como uma parte inevitável do processo educativo, e a crítica à “doutrinação” seria uma forma de negação da politicidade da educação.
– Há quem defenda que a resposta a professores que praticam doutrinação seria através da gravação e denúncia.
A meu ver, não tem nada demais haver doutrinação, desde que TODAS as ideologias tenham os mesmo direitos. Mas, se isso for feito, as escolas não vão mais ensinar, apenas doutrinar. Todo o currículo escolar pode ser jogado no lixo com o tamanho de desperdício de tempo que vai levar.
Caro professor, gosto de ler suas reflexões.
Mas as vezes noto um tom muito moderado e talvez até conivente.
Os comunistas no poder não tem compromisso com o povo, com o Brasil.
Eles tem compromisso com o poder.
Para isto usam todos os métodos.
É um trabalho silencioso, de manipulação das massas, através da educação, da cultura e do populismo.
Compra a imprensa, os artistas e quem quer que esteja a venda.
Sequestram as instituições, criam privilégios e se aliam ao próprio crime.
É compassivo com aqueles que o apóiam e destroem seus opositores com processos com aparência de legalidade.
Assim perpetuam no poder.
O Brasil está em uma fase adiantada de um regime ditatorial.
Fico triste como brasileiro de estar dependendo de outros países para solucionar está tirania que está sendo instalada no Brasil.
Isto prova que o Brasil falhou em sua contrução democrática.
De quem é a culpa?
Instituições tipo: congresso, F.A, OAB, imprensa, a elite intelectual e empresarial.
O povo tem também a sua culpa, mas são manipulados.
Não dá pra “desler”, tanta imbecilidade e canalhices. Comunista no poder, só se for no trazeiro da sua progenitora! Quem os políticos corruptos e ban didos, é exatamente a Faria Lima e os grandes empresários, essa Direita racista, vaga bunda e Ladra.
E quanto ao meu ex professor, que vá o senhor, de preferência com a calças arriadas, aos EUA “negociar” com, este sim, Ditador laranja, um criminoso e pedófilo, que já deveria estar atrás das grades, na decadente Washington, DC.
Mas concordo em alguma coisa. Bolsonaro e sua familícia, não deveriam ser presos. Deveriam sim serem levados à Corte Marcial, julgados, condenados e enforcados ou fuzi lados em praça pública. por alta TRAIÇÃO ao Brasil!
Quanta imbecilidade! Opinião de um perfeito jumento militante!
O pior é que esse tipo de praga está se alastrando. Quem acredita no futuro do país com esse protótipo de pensamento se tornando um flagelo está completamente perdido.