Patrimônio Líquido Nacional Está Caindo

O PIB calculado é superestimado. Estamos ficando mais pobres, mas isto não é contabilizado no PIB.

1. Uma parte do PIB é venda de extração de minério, ferro, alumínio e extração de petróleo.

O que entra no PIB é o valor adicionado, não o valor do minério in natura.

Acontece que o minério e o petróleo extraídos deveriam ser deduzidos do Patrimônio Líquido Nacional.

Demonstrativo que toda empresa elabora, menos o Governo Brasileiro.

Neste contexto estamos ficando mais pobres, estamos esgotando nossas reservas minerais.

Se em vez do PIB, calculássemos a variação do Patrimônio Líquido, como fazem as empresas eficientes e não tão eficientes, iremos descobrir que ficamos mais pobres em 2011.

Os 2,7% de crescimento do PIB não compensou a venda de patrimônio liquido deste país, que sequer calculamos, mas deve ser maior do que 2,7% do PIB.

2. Um outro dado, que todo contador brasileiro aprende no primeiro ano, é que o aumento da dívida de uma empresa sem contrapartida é uma redução do patrimônio.

Em 2011, a dívida não contabilizada do governo deve ter aumentado no mínimo R$ 500 bilhões.

Ficamos R$ 500 bilhões mais pobres, mas isto não é contabilizado e representaria mais 1,2% do PIB. São os direitos adquiridos que por ineficiência e esperteza não são contabilizados.

A maioria dos brasileiros e jornalistas, nem sabe que existem estas despesas não contabilizadas, o que mostra o grau de ineficiência que nos permitimos chegar.

Sequer sabemos o nível dos nossos problemas.

Pelo menos, a ficha caiu que somos ineficientes.

Onde somos ineficientes é que ninguém percebeu ainda. “É nos juros”, “É no câmbio”, ‘É na educação”. Não é.

Continuem pensando assim.

Quando descobrirem que ineficiência se combate com profissionais treinados para combater a ineficiência estaremos um pouco menos atrasados.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

10 Responses

  1. Parabéns pelo texto Professor. Exportamos matéria-prima e importamos produtos acabados.
    Não geramos ciência e tecnologia, Não temos infraestrutura adequada para quaqlquer coisa funcionar direito.
    Não criamos o habito básico da saúde financeira que é reduzir gastos e economizar qualquer recurso excedente. (isso é desde do governo até o cidadão que não sabe o que é poupar.)
    Investimos apenas na extração de recursos naturais e minerais em demasia, o que deveria ser na verdade, preservado.
    Hoje, as grandes empresas mundiais praticam o chamado 3R; primeiro Reduzir, depois Reutilizar e finalmente Reciclar. é uma lastima o governo praticar o ”extrair”.
    Quando a ultima pedra de minério, a ultima árvore, a última gota de petróleo, e a ultima gota d-aguá sair do no solo, o Brasil entenderá o que a falta de educação e planejamento faz a uma sociedade.

  2. O governo federal tem 22 mil cargos comissionados. Se 5 mil cargos fossem destinados para os executivos de sucesso aposentados que você citou num post anterior, ainda sobraria 17 mil cargos para dividir entre a burocracia e a classe política. Você deveria levar a sua proposta para a presidente Dilma ou para o senador Aécio. Assim poderíamos começar a sonhar com taxas de crescimento mais altas. O Brasil cresceu apenas 2,7% no primeiro ano Dilma, apenas 42% do que o mundo emergente (painel de 140 países) cresceu, 6,4% em 2011.
    E por fim na América Latina mais uma vez o Peru deu um show, 6,9% de crescimento em 2011 e inflação de 2% ao ano. Vem crescendo 7% ao ano a uma década, também poderíamos de forma humilde aprender um pouco com eles.

  3. Caro Prof. Kanitz
    Este é um texto que mostra o quanto é “maquiada” a informação para a população.
    Conforme o Sr apresentou, pode ser caracterizado como manipulação do Executivo como forma de obter vantagem eleitoral em dados oficiais? Cabe ao Ministerio Publico averiguar?Pois um dado “maquiado” pode comprometer toda a economia. Concordo que exportação de materia prima deve ser considerado como ponto negativo para economia. No café, o Brasil planta e a Alemanha ganha- http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=30741&cafe-enquanto-o-brasil-produz-a-alemanha-fatura, os dados são de 2010, mas interessante ler.

  4. Com certeza. E olhe que quem escreveu isso foi um jornal que foi vendido por má administração ao redor de 2001. Mas o que sempre faltou a esse país foi uma elite esclarecida. Vemos o empresáriado repassando a preços os desmandos federais,ou controlando demanda interna via exportação.Banqueiros inescrupulosos fazendo o mesmo e governos repletos de incompetentes ignorantes. E olhe que melhorou muito!
    É um país rico em commodities e por isso subjugado por interesses estrangeiros também.
    Mas veja, para comprar jatos (e tecnologia!) estamos negociando desde 2000!O que comprova o que digo.

  5. Stephen,
    Sou um economista que concordo fielmente com suas críticas ao meu campo de estudo e sinto falta de conhecimentos de administração financeira e contabilidade.
    Você poderia sugerir livros e bibliografias para seus leitores aprofundizar os estudos?
    Seria muito interessante.
    Obrigado

  6. Carlos,
    Hoje se sugere cursos gratis na internet e não livros. Contabilidade de Custos, Administração Financeira, alem dos meus varios artigos sobre Nominalismo economico que voce ja deve ter lido.
    parabens pela sua honestidade intelectual. No fundo voce quer aprimorar a sua ciencia, e não comprar uma briga, tola por sinal.
    Stephen

  7. A propósito do assunto, temos o seguinte a relembrar:
    “EDUQUE as pessoas e faça-as ricas.”
    Confúcio 500 a.C.
    “Enquanto houver neste pais um só homem sem trabalho, sem pão sem e sem letras, toda prosperidade será falsa.”
    Tancredo Neves
    Todavia, enquanto neste país houver consumidores de Bolsa Familia, Bolsa Parto, Vale Gás, e outras modalidades de aliciamento de votos, com o produto do suor dos produzem, teremos estes líderes e gestores públicos que dispomos, Fazendo jús ao: “Cada povo tem o Governo que merece”

  8. Confesso que não entendi uma parte importante do texto. Como podemos dizer que um crescimento de 2,7% do PIB não compensou a venda de Patrimônio Líquido Nacional.
    Qual é o patrimônio líquido nacional? Como calcular uma coisa dessas? E se descobrimos algo como o pré-sal, por exemplo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Como Manipulam o PIB

A maioria dos governantes manipula uma das estatísticas econômicas mais importantes de uma economia, o Produto Nacional Líquido. Nenhum político ou governante sobrevive uma recessão. 

Artigo Completo »