Capitalismo Financeiro Não É Capitalismo !!

Alavancagem das Empresas Brasileiras

 

Quem nunca estudou Administração confunde e coloca no mesmo saco Capitalismo e Capitalismo Financeiro.

Acham que este último é a causa de quase todos os problemas do “capitalismo”.

Capitalismo Financeiro somente é possível graças ao Estado social ou socialista.

É o Estado que permite este “capitalismo” financeiro ter o tamanho que tem.

Vou explicar.

A quebra de uma empresa capitalista de parafusos, sabão, comida, etc, nunca gera uma crise “capitalista”. Todos as crises do “capitalismo” foram causadas pelo setor financeiro, de 1929 em diante, até esta última de 2008.

O setor financeiro quebra de tempos em tempos por ser o único setor, com o explícito apoio do Estado, a se alavancar de 8 a 40 vezes.

Nenhuma empresa de parafuso consegue fazer isto porque não há Bancos Centrais para empresas capitalistas de parafusos, somente para o setor de bancos.

Bancos podem se endividar de 8 a 40 vezes, contra 30% até 100% dos demais 200 setores da economia.

Entendam que 8 a 40 vezes significa 800 a 4000% de alavancagem para o setor financeiro.

Bancos só conseguem fazer isto porque existe um Banco Central que os acode quando exageram na alavancagem, graças às garantias de proteção do FDIC, e a permissão absurda de bancos poderem trocar chumbo entre concorrentes, o interbancário.

Imaginem se a Coca Cola emprestasse água para a Pepsi em época de sufoco.

E quem se alavanca de 8 a 40 vezes, tem 8 a 40 vezes mais chances de quebrar, e como sempre a “proteção” do Estado nestas horas é tardia, e a recessão uma consequência.

Notem que é assim que economistas têm o seu enorme poder, o poder de salvar o setor mais poderoso, que assim controla os demais.

Por isto repito, todos os ex-diretores e presidentes de Bancos Centrais acabam trabalhando no setor financeiro.

Por isto economistas querem um BC independente, mais ágil e mais subserviente ao setor.

Permitir um único setor se alavancar 20, 30, 40 vezes, obviamente permite a este setor ser 20, 30, 40 vezes mais poderoso do que os demais.

É isto que você quer? Mas isto nada tem a ver com capitalismo.

Capitalismo se alavanca 30% a 100%. Socialismo Bancário, ajuda e intervenção do Estado é que permitem ao setor bancário ter a força que tem.

É o setor que financia Capitalismo Financeiro que somente é possível graças ao Estado social ou socialista e economistas do Estado. Um troca troca vantajoso.

Mas se você é uma Luciana Genro, Wladimir Safatle, Marilena Chauí, estude por favor. E pare de falar tanta bobagem administrativa por aí.

 

(Lido por 78 pessoas até agora)

UA-1184690-14