Quem Controlará Suas Vidas Daqui Para a Frente?

Política é a arte do uso das palavras para assumir o poder e controlar os demais.

As duas classes politicamente antagônicas hoje são outras do que você está pensando.

A luta política é hoje entre duas classes de profissões.

E você que vai ter que decidir qual das duas irá lhe controlar, nas próximas eleições.

Ou você será dirigido por profissionais vindo das Exatas, ou será controlado, como hoje, por profissionais vindo das Humanas.

Nós, seres humanos, somos divididos entre aqueles que são mais Verbais versus aqueles que são mais Quantitativos.

Os bons em números, como engenheiros, contadores etc.

E os bons da palavra, como intelectuais, políticos e jornalistas.

Essa divisão é tão profunda que já separávamos, até 1967, nossos jovens.

Os verbais cursavam o Clássico e os outros cursavam o Científico.

Isso representou curiosamente um selo de morte para a minha geração.

Sedimentou cada um desses grupos nas suas fraquezas, que poderiam ter sido sanadas pelo ensino.

Engenheiros aprenderiam a escrever, contadores aprenderiam a falar em público.

Enquanto sociólogos, economistas e jornalistas aprenderiam a fazer contas, a manejar um Excel, o R ou um Tableau.

Fizemos o contrário, reforçamos as diferenças.

Por isso somos hoje um país endividado, quebrado, que nem sabe quanto gasta por ano.

(Quem tem QI Verbal de 120 tende a ter QI Quantitativo de 80, afinal a média de um grupo sempre tem que ser 100. Vale para os dois.)

Essa é a razão da polarização política absurda pela qual estamos passando.

Os profissionais das Exatas, hoje totalmente excluídos da política, não sabem se comunicar com os profissionais de Humanas, e muito menos vice-versa.

E os poucos Exatos que conseguem, usam as mesmas palavras estrategicamente criadas pelos Verbais para enaltecer uns em detrimento dos outros.

Os “Humanos” são na realidade os “Inexatos”.

E nós, engenheiros, matemáticos e contadores somos taxados de “Desumanos”, perdemos de saída a guerra verbal.

Corremos o sério perigo de sermos eternamente controlados pela Classe dos Verbais.

Desde Jânio, Sarney, Collor, FHC, Lula e Temer.

Eles falam bem, são assertivos, muitos de vocês os adoram e acreditam neles.

Mas o fim já sabemos como será.

Belas narrativas, belos sonhos, enormes deficit, fake economia, fake educação, fakes orçamentos, fakes planos, fake tudo.

É isso que nos aguarda se vocês da Classe das Exatas não aprenderem rapidamente a falar bem e a se expressarem melhor ainda.

A mídia social será dominada pelos Verbais, como foi a mídia convencional. Não se iludam, nada mudará.

Ou vocês aprendem a escrever, a definir os termos a serem usados, aprendem a falar em público com assertividade e convicção, a assumir o destino político que vocês merecem, ou serão controlados pelos bons de bico, e nada mais.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

15 respostas

  1. Prezado Kanitz,
    recentemente fiz o seguinte comentario em uma rede socia que acho compatível com o presente tema:
    “Políticos gerindo economia e saúde (aqui falo globalmente) estão provando serem incapazes de resolver este nó górdio que se nos é apresentado como Reino humano.
    Será que vamos esperar muito ainda para mudar esta realidade e buscar lideranças e soluções éticas e realistas, com base em solidariedade e reconhecimento, de que somos todos iguais e estamos na mesma nave Terra ?”

  2. @ Vitor Sorenzi sim, está faltando o Bolsonaro. A questão é que ele não se enquadra em nada aqui. Não tem humanidade, não sabe verbalizar e não é esperto para números e dados, como o mesmo já mencionou.
    Ou seja… é um acéfalo.

  3. Revoltante saber que esta dicotomia é fruto de um plano arquitetado que nos passou despercebido por décadas. Estamos acordando, especialmente a classe média, Ela mesmo, detestada pela esquerda vil. Ela que estuda, educa, trabalha com afinco. Nada será como dantes.

  4. Excelente comentário. Uma pergunta, por favor; onde se encontra nosso presidente atual, no qual eu votei, que decididamente não e’ um orador eloquente e duvido muito que um oficial PQD (paraquedista) tenha que ser brilhante com números?

  5. Mesmo que os verbais estejam no poder e sejam maioria, acho que devemos pensar na antí-tese do prof. Kanitz, ou seja, de nada adianta ser eloquente, saber convencer os outros e fazer excelentes discursos, se uma pessoa, um líder, não souber fazer planejamentos de longo prazo, estimar diferentes cenários sobre o futuro econômico e calcular um orçamento público!

  6. Os “bons de bico” depredaram esta nação, que tem tudo para ser grande!
    Parabéns, professor, aprendo muito com seus textos, desde 1.999 quando li, na Veja, o texto sobre como os aluguéis foram bons até então e porque seriam ruins a partir de então! Hoje não parece, mas, à época, foi profético (e foi exatamente como falou).

  7. Esse Roberto Celso é o típico eleitor do bozonaro… Completamente idiotizado e se acha mais do que é! Pessoas como ele, são os responsáveis pelo Brasil ser essa porcaria de país!

  8. Prezado mestre Kanitz, apesar do assunto ser teórico, há sempre os canhestros querendo vincular à politica brasileira. Pois bem, enquanto a esquerdalha só adjetiva o Presidente e seus apoiadores, Bolsonaro faz o melhor governo dos últimos 40 anos, apesar do aparelhamento do Judiciário e do Legislativo. Basta fazer um comparativo de cada presidente e comparar os números de inflação, PIB, desemprego, balança comercial, obras inauguradas, obras em curso, superavit em empresas estatais, etc. Ele mostra que fazer mais é diretamente ligado a não roubar, ser ético. Faz mais e melhor, com gente comprometida com o Brasil. JMB2022!

  9. Eu vejo uma divisão entre aqueles preocupados em fazer algo para melhorar sua vida e os preocupados em encontrar alguém que faça algo, ou prometa fazer, algo para melhorar sua vida.

  10. Smith
    Para falar mal de Bolsonaro,tens que pedir perdao pelos 13 anos de desgoverno com corrupcao e roubo das maiores da historia moderna
    Da um tempo cara Ajuda o pais a sair desta crise que o PT nos colocou ,comecando a criticar esta corja que esta no STF

  11. Professor Kanitz seu artigo me fez pensar em termos de DIREITO e ESQUERDO: a teoria da setorização de habilidades dos hemisférios cerebrais. O equerdo com o raciocínio linear, dialético, verbal e o direito analógico, não verbal, artístico. Fazer um paralelo com a visão da esquerda e direita na política é interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Quem Controlará Suas Vidas Daqui Para a Frente?

Quem Controlará Suas Vidas Daqui Para a Frente?