Governadores candidatos e a Dilma irão propagar nos próximos meses o que fizeram nestes quatro anos.
É óbvio que gastando 1 trilhão de reais terão feito muito coisa, e isto por si não é notícia, minha gente.
O que o leitor e eleitor brasileiro querem saber é quanto poderia ter sido feito com o nosso dinheiro. Se foi realizado com eficiência e o que não foi feito devido à ineficiência do que foi feito.
Qual o índice de eficiência destes governos?
A maioria dos nossos jornalistas nem sabe como começar a responder esta questão.
Por 10 anos eu calculava e distribuía o Prêmio Bem Eficiente, busquem no Google por favor, para as melhores entidades que faziam políticas públicas e o interesse de nossos grandes jornalistas foi nulo.
Miriam Leitão, Boris Casoy, Clóvis Rossi, nada.
Por isto posso afirmar, com conhecimento de causa, que uma das razões de nosso atraso é justamente aqueles que pautam a discussão nacional, que escolhem, mal, o que deve ser discutido ou não.
Por isto temos o Brasil que temos.
O futuro passa por blogueiros independentes e responsáveis. Faça a sua parte.
6 respostas
Primeiro, eu gostaria de saber O QUE foi feito, pois nada divulgam. Depois, COMO foi feito e o que PODERIA ter sido feito. E, como o principal candidato da oposição é de um partido que esteve no poder por 8 anos, a comparação com o atual governo, postulante à reeleição, é necessária.
Com dor no coração, discordo. Kanitz, isso é o que eu, você e mais uma meia dúzia quer saber. O povo quer panem et circenses, mesmo. http://registrosesparsos.blogspot.com.br/2012/11/porque-eu-passei-votar-nulo.html
Partindo dos princípios que governo nenhum gera um centavo de riqueza e os nossos chefes do Executivo gastam (quase sempre) mal, concordo com tudo que disseste.
Professor Kanitz, você está correto. A função de cobrar que o Legislativo (Senado, Congresso, Assembléia e Câmeras Municipais) fiscalizem os atos e o gasto do Executivo (Orçamento do Governo) é nossa. Não adianta esperar que alguma instituição o faça.
Com a lei de acesso a informação, já temos acesso a dados que podem nos ajudar a desenvolver este trabalho.
Já temos iniciativas que permitem você acompanhar o que está sendo discutido no congresso. Veja: http://www.votenaweb.com.br/
Você sabia que você, cidadão comum, pode propor Leis sem a necessidade de arregimentar 1 milhão de assinaturas? O congresso tem uma Comissão de Legislação Participativa que avalia em “banco de idéias” e submete ao Congresso sua proposição.
Veja: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/clp/conheca-a-comissao/index.html.
Prezados, segue para conhecimento proposta de indicador para avaliação de Parlamentos e Parlamentares. http://www.deolhonolegislativo.com.br
“quanto poderia ter sido feito com o nosso dinheiro”
Perfeito professor. Trata-se do Custo de Oportunidade. Conceito que economistas conhecem bem, administradores têm dificuldades e contadores nunca vão entender.