A Negociação Tarifária Lula e Trump

O consenso é que Trump é um idiota metido a sabichão, enquanto Lula, o “sábio ponderado”, vai conduzir uma negociação onde o Brasil sairá vencedor e ele, claro, reeleito.

Até quando vamos continuar com essa ingenuidade suicida?

Vamos aos fatos.

Lula é um ex-torneiro mecânico que passou a vida negociando greves sindicais, não tratados comerciais.

Nunca se profissionalizou, não fala inglês, depende de intérprete nomeado por político de estimação e achamos mesmo que ele vai “enfrentar” Trump numa mesa de negociação?

Trump, goste-se ou não, é um estrategista, escreveu “The Art of the Deal”, cercado de profissionais com décadas de experiência.

Lula tem… Janja, e um PowerPoint mal elaborado do Haddad.

Em suma, negociação é técnica, é estratégia, é timing.

Existe BATNA, ZOPA, escuta ativa, preparação. Lula acha que BATNA é marca de cigarro, e ZOPA, nome de cachorro.

Aliás ele sabe mentir, mas não sabe blefar.

Contudo sabe discursar, mas não sabe escutar. E principalmente: nunca defende o Brasil só seu partido, sua base e sua biografia.

Acham que Lula e Trump será uma luta equilibrada, com Lula esperto que é levará vantagem.

Quando participei da renegociação da dívida externa brasileira, sugeri contratar William Ury, meu colega de Harvard e coautor de “Getting to Yes”, para nos ajudar a entender a lógica dos banqueiros.

Afinal, um especialista, um aliado. “Mas ele é americano!”, berraram os nacionalistas de jaleco acadêmico. Resultado: fomos engolidos.

Pois bem. Ury é amigo de Trump. E Lula sequer leu “The Art of the Deal”. Nem ele, nem o anestesista que virou vice, nem o filósofo que virou Ministro da Fazenda.

Estamos mandando uma equipe de amadores para enfrentar profissionais. Gente que nunca negociou nada relevante na vida nem aluguel. E acreditamos que vão trazer bons acordos?

Isso não é política externa. É roteiro de comédia.

Mas a conta, como sempre, quem paga somos nós.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

Respostas de 16

  1. Ótimo comentário, objetivo mas explica toda situação em que estamos e que só vai piorar ainda mais nosso país, um presidente corrupto e incompetente que só pensa em popularidade!! Parabéns pelo artigo.

  2. Como meu pai dizia quando via esses arranca rabos: No final, não acontece nada.
    Não fulanizo a situação. Tanto faz Lula ou outro que continuaremos a ser colônia. Ou dos USA ou da China,
    Nada dá certo com Modelo errado. Esse presidencialismo monárquico e anacrônico de se eleger um Rei a cada 4 anos destruiu todos os países da América Latina e está destruindo os Estados Unidos.
    Ou se implanta o Voto Distrital, que torna irrisórios os custos de campanha para deputado, e facilita o controle social em cima do deputado. Aqui, um distrito teria 300 mil eleitores. Penha e Brás elegeriam um deputado.
    Voto em Portugal e minha filha vota na Inglaterra e às vezes dá pena do deputado do Distrito. Aqui, sequer lembramos em quem votamos para deputado.
    E tem que ser Parlamentarismo. Pisou na bola? Rua. Votei nos Socialistas em Portugal porque estavam fazendo um bom governo, mas na primeira besteira foram para a rua.
    Aqui, para tirar um governo é uma novela mexicana. Quando votamos no Rei estamos dando um cheque em branco por 4 anos.
    Como faz para tirar o Lula dentro da Lei? Alguém sabe? Eu não sei. Se alguém souber que explique. Ou decidimos em 2026 com risco de perder.

  3. Kanitz, você já disse tudo, concordo 100% . Nada a acrescentar. Apenas vou pôr o link para o site oficial da Casa Branca, para que as pessoas possam acompanhar as diversas ações e projetos já em andamento e os que estão por vir. Há uma “patrulha”, da qual logicamente você NÃO faz parte, que define em uma expressão uma medida ou conjunto de medidas que trazem relativa complexidade e tem reflexos em áreas diversas. Exemplo perfeito foi definir as medidas adotadas pelo Trump no âmbito do comércio internacional com uma expressão:”O TARIFAÇO DO TRUMP”

  4. Desanimador, até quando? Triste é o país, onde uma sociedade em tofos is aspectos e classe social, importa-se apenas com o seu umbigo. Triste e desconsolado.

  5. Professor Kanitz!

    Concordo com o seu raciocínio 100%.
    O que eu penso é que ele não quer acordo algum com o governo americano. Ele deseja a ruptura nas relações diplomáticas e comerciais em nome da “soberania nacional” . Ele quer utilizar o episódio para fechar o congresso e instalar a ditadura de vez. Tal qual foi feito na Venezuela “tudo dentro da lei e pela democracia”. Ele é esperto e que importa são seus objetivos de poder. E o discurso está pronto. O Brasil em crise econômica e tudo por culpa do Trump, Estados Unidos e os “Bolsonaros”.
    Temo que este desfecho planejado esteja próximo.
    Boa sorte para nós brasileiros trabalhadores e esforçados! Vamos precisar.

  6. Nisso que dá , com esse sistema eleitoral que temos. Estamos sempre nas mãos de incompetentes e corruptos .
    Precisamos lutar para virar esse jogo; voto obrigatório nunca mais!!

    1. Caro Avelino, na minha modesta opinião, melhor que tirar a obrigatoriedade do voto, é tirar o direito ao voto de quem recebe qualquer tipo de auxílio do governo – bolsa família e etc. Assim se desvincula o benefício do político.

  7. Professor o comentário é rápido: Eu li “A arte da negociação” e concordo totalmente que o senhor Luiz Inácio da Silva conhecido também como Lula vai ser destruído.

    1. O lelê, afirmou na reunião do Bruce que não sabia porque o dólar é usado em transações comerciais. É a moeda forte e confiável. Ele deveria já pegar o seu banquinho e sair do caminho, só faz discurso para um grupelho de idiotas

  8. Professor,

    Parabéns pela lucidez das observações!

    No país do “leitinho” e do improviso tudo virá comédia, (des)arranjo… Paciência!

  9. Lula reeleito? Vá sonhando kkk Com essas urnas que fazem apuração dos votos na nuvem kkk Bem fácil ele “vencer” mesmo. Mas depois do que o ex integrante do governo Biden Michael Baenon disse , acho muito dificil uma eleição ano que vêm ainda ser sem voto impresso! Se não tiver voto impresso , bem capaz dele ser “reeleito” e outra , Lula nunca venceu eleição quando era no papel e caneta.

  10. Exatamente por isso, Lula, esperto que é, mandou o Alkimin. E por fora, foi conversar com os BRICS e tentar ganhar musculatura e sentir o clima antes de praticamente ser obrigado a sentar à mesa com o ditador norte americano…

    1. Ditador? Vira homem rapaz! Tá com pensamento de esquerdista brasileiro com QI de macaco! Trump foi eleito com votos dos negros , dos latinos , dos idosos , dos jovens , conseguiu o maior numero de senadores e deputados e teve a maior quantidade de votos totais! Ditador é quem se perpetua no poder sem a vontade do povo!

    2. Foi ao Brics pra chorar. China só quer lotar os pátios do Brasil com seus produtos, são os piores parceiros comerciais que qualquer um poderia querer. E no menor sinal de incerteza, cancelam lotes e lotes de exportação nossa de carne dizendo que acharam algo.
      Rússia só está preocupada em se cacifar pra anexar a Ucrânia de vez, e o resto dos países do bloco são irrelevantes/radioativos socialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

O Erro Fatal da Direita

O que é ser de direita? Pergunte a um jovem brasileiro e ele provavelmente não saberá responder. Muitos acreditam que “ser de direita” significa apenas

Artigo Completo »