“Privatiza Tudo Já”. Vamos Ser Realistas.

Privatizar para mim inclui a possibilidade de vender o controle de uma estatal para um grupo familiar, uma estatal espanhola, para os chineses.

Eu sou a favor da democratização do capital, empresas de capital pulverizado sem grupo controle, administrados por administradores competentes geridos por um Conselho.

Quero deixar isso bem claro antes de mostrar o que quero mostrar.

Muitos que querem privatizar tudo já, acreditam que uma vez privatizadas, dando para um grupo privado como a Odebrecht ou Eike Batista ou os irmãos Joesley e Wesley, essas estatais serão bem administradas, não mais usarão seus poderes monopolísticos etc.

Segundo, esquecem que FHC entregou uma das telefônicas para uma estatal espanhola.

Terceiro, esquecem que muitas empresas privadas hoje pertencem a fundos de estatais como a Previ e a Petros.

E que nas próximas rodadas de “privatizações” dezenas de estatais serão vendidas para os chineses.

Em entregar para uma empresa belga que nunca operou no Brasil, não será bem administrada até conhecer as nossas idiossincrasias administrativas.

Portanto, quem grita “privatiza tudo já” precisa estudar e propor algo mais substancial.

E não esquecer que se nossa previdência for transformada em capitalização solidária, muito mais empresas brasileiras terão enormes participações de aportes desse Fundo Financeiro e Atuarial que já está na Constituição, mas ninguém se toca.

O que queremos é que nossas estatais sejam mais bem administradas.

Ponto final.

Para quem vão os dividendos pouco importa, dá na mesma, 80% normalmente são reinvestidos.

Portanto, gastem seu tempo lutando para que nossas empresas estatais sejam mais bem administradas, algo bem mais factível do que “privatiza tudo já.”

Ou, que sejam divididas em cinco estatais estimulando a competição.

Lutem para transformar ações PN da Petrobras em ON com direito a voto, democratizando seu capital.

Sejam realistas, “Privatizar Tudo Já”, jamais irá ocorrer nem nos próximos 10 anos.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

11 Responses

  1. Professor, um dos melhores comentários que o senhor já postou por aqui. Penso exatamente assim, precisamos lutar por empresas melhores e bem administradas em lugar de usar o mantra de privatizar tudo.

  2. Perfeito comentário. O melhor é administrar, por um gestor competente e com pleno conhecimento do mercado e do ramo. Acabar com as indicações políticas.

  3. No Brasil eu sou favorável que as empresas estatais sejam privatizadas, pois se não ficam sendo usadas por políticos. Infelizmente temos a prova mal uso das nossas empresas estatais pelos governos do PT. É preciso saber a nossa situação. Privatiza tudo.

  4. Grande mestre SK… no Brasil somente acredito no seu conceito principal: As nossas estatais devem ser adminstradas com competencia e por administradores competentes e com grande experiencia profissional…nao ha necessidade do PRIVATIZAR TUDO…temos que ter competencia para ADMINISTRAR BEM TODAS…Abs Mestre

  5. Parcialmente verdadeiro. Mas na era Dilma/Edison Lobão – parceirões – várias grandes linhas de transmissão foram parar nas maãos de estatais chinesas, incluindo a que abastece Brasília (o que seria inconcebível num país minimamente sério). Privatiza mantendo uma Golden Share!

  6. Kanitz,
    Sem reforma política (reforma no sistema eleitoral ) nunca teremos estatais bem administradas, com raríssimas exceções.
    Melhor privatizar.

  7. Steve,prefiro sonhar com estado mínimo cuidando de Saúde, Educação e Saneamento. O resto, regulado pelas agências.

  8. Excelente comentário! Pena que muita gente capta as ideias de maneira doutrinária e quando o mundo real não sai como prescreveu, procura culpados, não o planejamento mal feito ou estratégias erradas. Acho também mais plausível melhorar a governança das empresas estatais por dentro a privatizar pura e simplesmente. Vejo com bons olhos a experiência de Cingapura no trato das empresas estatais ou experiência inglesa de Tatcher.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Como Manipulam o PIB

A maioria dos governantes manipula uma das estatísticas econômicas mais importantes de uma economia, o Produto Nacional Líquido. Nenhum político ou governante sobrevive uma recessão. 

Artigo Completo »