Reforma do Imposto de Renda

Um dos absurdos que temos no Brasil é o Estado “presumir” qual é o lucro que uma empresa está tendo.

Não cabe ao Estado “presumir” nada, mas nossos macroeconomistas obrigam 80% das empresas a pagar imposto de renda sobre um lucro “presumido” por eles.

Para o setor de serviços “presumem” uma margem de lucro de 32% sobre receitas, dado macroeconômico.

Mas quem estuda empresas sabe que 99% têm uma margem de lucro diferente, algumas maiores outras menores.

Aquelas que têm um lucro maior que o “presumido” pagam menos, aquelas que têm um lucro menor pagam mais imposto de renda.

O mais absurdo de tudo é que aquelas que têm prejuízo contábil pagam imposto, justamente as que já andam mal de caixa. Por isso, o Refis é do tamanho que é.

Toda empresa deveria sim ser obrigada a ter contabilidade, para saber o lucro, as dívidas, o capital de giro necessário e o capital de giro próprio.

Mas presumir algo que não se sabe ao certo, e taxar em cima, é uma intervenção do Estado que nossos economistas liberais e contadores profissionais há muito deveriam ter se manifestado contra.

(Lido por 1107 pessoas até agora)

9 Comments on Reforma do Imposto de Renda

  1. Olá professor Kanitz,

    Como Administrador sempre questionei esse formato de Lucro Presumido e como tenho empresa de serviços de Consultoria e Treinamento digo que das duas uma: sou incompetente ou o governo é maluco, porque nunca consegui lucro de 32%
    Mas o senhor mencionou que os Contadores profissionais já deveria ter se manifestado contra essa arbitrariedade, mas, desde quando o Contadores estão preocupados em contribuir para melhorar a situação legal dos seus clientes.
    A maioria são contra tudo que possa ajudar, eles querem que seus clientes sejam o mais tapado possível para nãos lhes perturbarem
    Veja o que está ocorrendo desde 2008 com a chegada do SPED, demonizado pelos Contadores, porque dificulta as malandragens e principalmente viraram guerreiros contra o e-Social e agora ficou muito difícil fazer trapaças na Folha de Pagamento
    Se nossas empresas dependessem dos Contadores estaríamos literalmente falidos

    Consultor JOSE RIBEIRO
    Curitiba-PR

  2. Imposto é um Roubo legalizado, que serve para alimentar os Parasitas Estatais!

  3. Mas o Lucro Presumido é uma faculdade, não uma imposição às empresas. Quem quiser pode apurar pelo Lucro Real.

    É análogo à declaração do imposto de renda simplificado na pessoa física. Faz quem quer, não é obrigatório, a opção pela declaração completa é uma faculdade do declarante.

  4. Gabriel, e até Mansão de 6 milhões no Lago Sul (que vale 15 milhões)…
    Por isso a Reforma mais necessária é a Tributária.

  5. Acioli, lucros dos acionistas é o mesmo que uma renda, que nós da classe média pagamos qdo recebemos de algum Aluguel. Pq nós, pequenos pagamos esse imposto e o grande acionista, não pode pagar?

  6. Caro professor Stephen análise muito objetiva e totalmente correta. Infelizmente temos muito governo, muito imposto e, serviços ruins.
    Quando falo de governo são os 3 níveis e os 3 poderes. Infelizmente o Judiciário e o legislativo são os piores com relação à prestação de serviço, pois é muito deficiente e extremamente caro.

  7. A reforma tributária que precisamos

    Em 2018, a arrecadação com o ITR (Imposto sobre os latifúndios) em todo Brasil, ficou na casa dos R$ 1,5 bilhão. No mesmo período, a Cidade de São Paulo arrecadou R$10 bilhões com o IPTU!

  8. Outro absurdo é pagar imposto sobre o bruto. Eu tenho empresa de eventos, se faço um trabalho de 100.000, pode ter certeza que 60.000 vou pagar a fornecedores, vou pagar imposto de 18.000, 10.000 vai para pagar o mensal da empresa e eu e meu sócio ficamos com 6.000 cada. O governo é o sócio maior. Deve ser para pagar a lagosta do gilmar, o auxílio paletó de cada parlamentar. Porque para o povo não volta. O brasileiro tem que acabar com isso.

  9. E tem mais um absurdo que querem empurrar goela abaixo do contribuinte. Tributar distribuição de lucros. Ora, é bitributação escancarada.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14