Como o Rio de Janeiro Sai Dessa?

 

Estados que entram em colapso administrativo raramente conseguem sair dessa queda livre.

As pessoas de bem, as que produzem, empreendem, empregam, administram eficientemente seus negócios mudam para outros estados seguros e bem administrados.

Perdem seus contatos e estruturas de negócios tornando a mudança definitiva. De-fi-ni-ti-va.

Tentar reverter estimulando novos empreendedores de estados vizinhos a assumirem esses lugares é perda de tempo, o risco é muito maior para desconhecidos.

Achar, como acha o BNDES, que vizinhos vão investir capital e arriscar tudo numa situação caótica é ingenuidade, é acreditar demais em Adam Smith.

65% da economia do Rio são Serviços, notadamente Turismo, ponto de chegada de 40% dos turistas do país.

É assustador que ninguém tenha alertado que uma Intervenção Federal no Rio deverá reduzir essa receita para zero, piorando ainda mais a situação.

Outra parte significativa é o setor Bancário, Unibanco, Banco Pactual, Fonte Cidam, Fundos de Pensão, Hedge Funds de especuladores financeiros e não de industriais que empregam pessoas menos qualificadas.

A indústria no Rio de Janeiro representa somente 11% do seu PIB.

Por isso 50% da sua exportação é mineração de petróleo, e não produtos fabricados. Exportamos matérias primas há 500 anos?

Por isso o Rio é pobre e tem produtividade baixa. O sucesso é restrito a poucos indivíduos, como famosos advogados, artistas e economistas, mas não de empresas com mais de 10.000 empregados.

Um estado onde quem fica rico são os seus banqueiros, gestores de Hedge Funds, artistas da Globo, e só.

A maioria da população, não tendo nem esperança de emprego, volta-se para o crime, e ao contrário de São Paulo é um crime desorganizado que mata o hospedeiro.

O que resolve o problema é emprego. O que o Rio precisa é de empregadores, empreendedores, administradores, gerentes, supervisores, justamente a classe demonizada por 50 anos pela Globo e pela esquerda carioca em verso e prosa.

 

(Lido por 1503 pessoas até agora)

UA-1184690-14