A Recuperação Parece Ser em V

A confiança da indústria bate 87 pontos, como todos os demais indicadores de confiança.

A Bolsa de Valores recupera em V, um indicador antecedente da atividade empresarial.

Aquela previsão de uma recessão prolongada e catastrófica divulgada em março por 45 economistas, mais uma vez os coloca na lista dos pessimistas de plantão.

Por que nenhum deles têm a coragem de fazer uma autocrítica agora?

Sempre estão desorientando a economia, e postergando investimentos e crescimento.

Tudo indica que o PIB terá uma queda de 3% do PIB, fruto mais da política de confinamento imposto por governadores e prefeitos do que pelo Covid, neste segundo trimestre de 2020.

PIB, lembrem-se, é calculado pelos economistas como uma média dos quatro trimestres. Portanto, o crescimento do PIB divulgado desse ano será contaminado pelo valor desse segundo trimestre.

Mas o que você leitor quer saber é o nível de atividade administrativa daqui em diante, até 31 de dezembro de 2020.

Coisa bem diferente.

Se for uma queda do PIB em 2020 de 3%, quero somente lembrar que 3% é quanto representa o turismo internacional no nosso PIB.

Que de fato caiu praticamente para zero.

Mas os grandes prejudicados seriam hotéis de bandeiras americanas e europeias, cias. aéreas estrangeiras, a American Express, pelo menos em termos de porcentagem elevada.

A ciência econômica mais uma vez mostra que há algo intrinsecamente errado na sua metodologia, e na sua comunicação para o resto da população.

Jornalistas não estão fazendo sua função social de avaliar os bons e os maus economistas, fazendo de tempos em tempos um ranking dos que mais acertam, e ignorando o restante.

Está na hora desses jornalistas e economistas pedirem coletivamente desculpas pelas previsões catastrofistas e socialmente irresponsáveis que fazem e noticiam.

E, por justiça, ressarcirem financeiramente os prejuízos que causaram pelos fakes que divulgaram.

(Lido por 2768 pessoas até agora)

17 Comments on A Recuperação Parece Ser em V

  1. Matéria bastante clara e objetiva.O que revoluciona a economia é o otimismo.

  2. Prezado Mestre S.K.

    Seu otimismo quase nos contamina… !
    A equipe económica do P.G. foi admirável..inclusive do nosso amigo Guilherme Afif hoje o mais importante assessor especial do P.G.em Brasilia!

    As micro e pequenas empresas do Brasil irão sublimar para um PIB mais saudável… creia!

  3. Primeiramente quero parabeniza-lo pelo excelente artigo e dizer também que a equipe economica agiu rapido na distribuição de renda e na preservação do emprego o que propiciou esta retomada em V. É claro que com a retomada e as reformas o Brasil podera se recuperar deste enorme rombo provocado por esta pandemia.

  4. Nem tanto ao mar nem tanto a terra. Os sinais são positivos porem o Humor me parece abalado. Ainda percebp sinmais de panico e medo infelizmente. Como empresario no ramos de eletrodomesticos vejo fornecedores aalados e varejo confuso. Os sinais positivos vem do varejo digital que apresenta uma surpreendente performance.

  5. Em V PODE SER NOSSA ECONOMIA MAS OS POLITICOS(SP) PARECE SE EM I(CIMA PARA BAIXO).

  6. Comentário certeiro como uma bala de prata para matar um Vampiro!

  7. Caro Kanitz, é sempre bom poder ler e reler as suas reflexões, limpando ruídos e trazendo a luz da Ciência e dos fatos para as matérias com sentidos obscuros de afirmações pouco esclarecedora para o público.

  8. Como sempre coerente e imparcial na sua análise. Acompanho suas opiniões sempre que posso e desde “O Brasil Que Dá Certo”. Mas muitos ao longo do tempo teimam em colocar o Brasil numa situação inferior, não sei o que ganham com isto. Pobre jornalistas e economistas de manadas “burras”.

  9. É como a historia do macaco. Se ele falasse, e desse palpites sobre economia, acertaria mais que a maioria dos analistas de plantao.

  10. O catastrofismo econômico tem um objetivo político. A pandemia e a paralisia renderam frutos aos canalhas de plantão

  11. Reflete muito bem o momento que passamos. Estamos cansados de jornalistas que tem na ideologia sua razão de ser, economistas que embarcam no lugar comum e que por falta de competencia ou coragem repetem mais do mesmo. Não há país mais sabotado
    que o nosso. Temem o sucesso, pois o fracasso é sua principal materia prima.

  12. Creio que o que há é uma orientação onde se propage o pessimismo e o negativismo. Dessa forma deixam a população, desesperançosa, com o receio de investir, de progredir Felizmente uma grande parcela do povo brasileiro não se deixa abater por essas notícias. Parece que a prosperidade e o positivismo incomoda muitos desses governantes e globalistas.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14