Por que Alguns Ficam Mais Ricos Que Outros?

Somos todos iguais, com a mesma educação. Mas…

  1. Alguns inovam e criam algo que os demais desejam. Bill Gates, Jeff Bezos e Steve Jobs ficaram ricos por causa disso.

  2. Alguns são os primeiros a adotar o que outros criam. Fui um dos primeiros programadores de computadores no Brasil e sempre digo: seja o primeiro a adotar uma nova tecnologia.

  3. Muitas pessoas se endividam para mostrar um padrão de vida maior do que conseguem sustentar, e acabam ficando mais pobres com o tempo. É importante viver dentro de suas possibilidades financeiras e evitar o endividamento excessivo.

  1. Alguns vivem em países com impostos elevados, o que os torna mais pobres em comparação ao resto do mundo.

  2. A maioria gasta tudo o que ganha e não cria uma reserva financeira, criar um colchão de segurança, independente da situação financeira, é importante para todos.

  3. Durante a primeira recessão, muitas pessoas contraem dívidas. Durante o período de prosperidade que segue, elas pagam as contas e nada mais.

  4. A classe média cria uma reserva financeira para seis meses. Durante uma recessão, gastam tudo e, na fase de prosperidade que segue, reconstituem essa reserva. Um planejamento financeiro sólido pode gerar crescimento de patrimônio.

  5. Os ricos têm uma reserva financeira para dois anos. Durante uma recessão, eles gastam 25% dessa reserva, e os 75% restantes são usados para comprar ações a um quinto do preço. Na fase de prosperidade que segue, essa reserva financeira deles quintuplica.

  6. Os ricos tendem a ser os mais otimistas, acreditando que tudo dará certo, e tomam medidas. É importante ter equilíbrio entre otimismo e realismo.

  7. A esquerda tende a ser mais pessimista em relação ao mundo e acreditar que tudo está errado. Eles não conseguem enriquecer e se tornam professores.

  8. Se desejamos uma sociedade justa e igualitária financeiramente, precisamos apoiar aqueles que chegaram lá primeiro e deram o exemplo, em vez de persegui-los como exploradores, o que eles não são.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

11 Responses

  1. Tocou em 1 dos 2 pilares do Confuionismo. Valorização dos estudos e da poupança. Que permitiu que países asiáticos prosperassem enquanto que os seus irmãos latino americanos votam em ppopulistas para distribuir uma riqueza que não tem.

      1. pela sua visao, pobreza eh destino. nao concordo porque conheco pessoas com trabalhos bracais, low end da piramide, que definiram para si objetivos, por exemplo, casa propria ou estudos superiores e conseguiram sem ajuda externa, seja governo ou bancos, so suor, proposito e determinacao.

      2. As pessoas que alegam não fazer poupança porque ganham pouco, são as mesmas que compram TV na Magalu para pagar em 18 meses.

  2. “A esquerda tende a ser mais pessimista em relação ao mundo e acreditar que tudo está errado. Eles não conseguem enriquecer e se tornam professores.”

    No ponto!

  3. “Justa e Igualitária” sao duas impossibilidades, porque:

    Somos injustos e desiguais por natureza.

    Podemos apenas ter igualdade de oportunidades, para todos.

    1. concordo que justica e igualdade sao utopias. nos competimos com outros e principalmente conosco mesmos, e eh geralmente essa ultima competicao a que define o jogo. concordo que o ambiente externo eh muito relevante, mas ha inumeros exemplos de pessoas que cada um de nos conhece que se lixaram para o ambiente externo eh focaram em superar a si proprias e seu sucesso foi so consequencia.

      igualdade de oportunidades seria o ideal, mas eh utopico porque cada um de nos tem circunstancias diferentes, a comecar pela idade e o que isso implica, localizacao fisica, ambiente familiar, incentivos, e por ai vai. so faz sentido para mim considerar esse conceito em situacoes bem especificas e definidas claramente, o que geralemnte eh dificil de encontrar.

  4. Conheci uma professora do ensino público que tem 15 imóveis como renda adicional (aluguel), além da remuneração do estado. Perguntei a ela, como havia conseguido construir este patrimônio. Ela disse que as três primeiras casas foram com muito esforço e sacrifício, mas as outras foram consequência da manutenção do objetivo inicial. Foco, disciplina e firmeza de propósito. Quem quer, planeja, executa e faz o que for necessário para acontecer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Melhores e Maiores

Em setembro foi lançada a 50ª edição da Revista Exame, intitulada “Melhores e Maiores”, a qual analisa 23 setores da economia e as 500 maiores

Artigo Completo »