Por que o Brasil Não Tem Um Único Partido de Direita?

 

Segundo o Prof. da USP André Singer, um grande apoiador de partidos de esquerda, escrevendo em “Direita e Esquerda” constata que 50% dos brasileiros adotam valores conservadores.

Isto coincide com os Estados Unidos onde 50% são republicanos, e a Inglaterra onde 50% nas últimas eleições votaram para os conservadores.

No Brasil, PT, PSDB, PSOL, PCdoB, são todos de esquerda, o PMDB de centro esquerda.

Mesmo assim muitos brasileiros estão indignados e perguntam por que os partidos de direita e conservadores do Brasil não fazem uma oposição efetiva ao desmantelamento das nossas instituições.

A pergunta correta seria “Por que a direita conservadora não reage à altura, por que não mente descaradamente, por que não usa dinheiro da Petrobras para as suas campanhas, por que não coopta jornalistas com anúncios de estatais?”

Simples de explicar:

90% das pessoas acham que os conservadores querem conservar é o “status quo”, o imobilismo, os privilégios. A Dilma disse isto textualmente na ONU.

Não é bem assim.

Uma das coisas que o conservadorismo quer “conservar” são os valores morais de uma sociedade construído ao longo do anos.

Uma das coisas que conservadores querem “conservar” são os princípios básicos de uma civilização e de cooperação humana, como “não mentirás”, “não dormirás com a mulher de seu companheiro”, “não colocarás sua ambição na frente da sua ética”.

Uma sociedade que começa a perder a sua ética perde tudo.

“Abaixar o nível” não é do feitio dos conservadores, especialmente da direita religiosa que tem milhares exemplos de Santos que se sacrificaram ao invés de se submeter a uma inversão de seus valores.

É por isto que o Partido Republicano americano se opõe ao aborto.

Não porque isto poderia prejudicar o “capitalismo” ou a “manutenção do status quo”, mas por uma questão ética.

“Se pretendemos resgatar a ética e moralidade deste país, como poderíamos nos eleger jogando sujo, mentindo, prometendo falsidades, usando dinheiro ilegal?

Estaríamos nos rebaixando e minando o nosso próprio futuro e objetivos do governo.”

Todo administrador aprende logo na vida que conquistar o poder jogando sujo é o caminho certo para perder a liderança e respeito dos liderados, tão necessário para a governabilidade.

Ninguém tem mais respeito pela Dilma, isto é tão claro, que custa crer que ela não perceba.

Ela tem obediência não por liderança, mas porque todos os seus subordinados têm medo.

Se você é um dos que acredita que o PSDB é um partido de direita, infelizmente também é vítima do jogo sujo que o PSDB fez com você.

O PSDB não é de direita, nem de perto, e a maior prova disto é que FHC criou o imposto sobre grandes fortunas.

Que partido de direita faria isto?

Agora você sabe por que Brasil não tem um único partido de direita.

Não é por falta de eleitores.

É por falta de pessoas de bem, dispostas a serem políticos.

Nenhuma mãe conservadora e de direita desejaria ou apoiaria seu filho a ser político, e com razão.

Partidos de esquerda pelo contrário não têm limites éticos, apesar de dizer justamente o contrário, mais uma tática suja.

Seguem “os fins justificam os meios”, a estratégia delineada por Leon Trotsky, que aprendeu de Machiavel.

“Os fins justificam os meios” já causou milhares de mortes e assassinatos, todos sabem disto.

Portanto, a crise política no Brasil não é o Partido dos Trabalhadores, é muito mais ampla.

Envolve todos os partidos que estão aí. Todos de esquerda sejam Bolivariana, Castrista, Maoísta, Trotskista, Stalinista ou Marxista.

Sem 50% de partidos conservadores, liberais, libertários e de direita, temo que não conseguiremos resgatar a ética neste país.

E sem resgatar a ética, não teremos partidos conservadores, liberais, libertários e de direita.

Algo para se pensar.

 

(Lido por 17529 pessoas até agora)

144 Comments on Por que o Brasil Não Tem Um Único Partido de Direita?

  1. rapa, vc pensa muito parecido comigo. Como nação a gente não tem uma essencia ou origem de bons princípios como houve na américa do norte. Aqui a coisa foi brutalmente para explorar de maneira vil e espoliar com muito sangue e daí vem a nossa origem social e do ‘capital’ estão presas a isso, por isso, governos e modelos de fora não funcionam. Colocamos todas estas mazelas pra de baixo do tapete. Penso que se o jeitinho continuar não teremos saída.

  2. Não dá p’ra ver na essencia e comparar o caráter do povo? Temos o governo que temos, seja ele qual for, por causa de nossa essência que é bem diferente dos povos da europa atual (passou por muitas transformações) e principalmente os nórdicos e a sua história de formação? Eh tão óbvio isso… passaram por tantas coisas e a gente aqui que parece que vai rolar muito sofrimento por debaixo da ponte até aprender… se chegar a algum lugar e não nos dissolvermos…

  3. nossa senhora , como esse povo escreve errado, e como tem gente que ainda sonha com esse conceito de “esquerda”, fãs da greisi, vanessa graziotin, jean willlys, lula, dilma e afins… esse país vai morrer na miséria mesmo….

  4. se fosse de direita, ia ter livre comercio, pouco intervenção, menos protecionismo, mais empresas estariam no Brasil de fora e inclusive nacionais, o giro economico ia ser maior, impostos seria reduzidos, mas temos esses partidos lindos ae. Ja se pode dar um exemplo é o preço do combustivel, que cada vez la fora abaixa aqui aumenta.

  5. O Brasil necessita de emprego, o melhor caminho para sair da crise atual é um partido de direita, conservador e auto independente dos demais. As empresas estatais não abastece os cofres públicos suficientemente, sobrando para o consumidor destinatário final esse fardo pesado no final de cada mês.

  6. Sinceramente você citou duas fontes nada imparparciais, e desculpe dizer também sem ofensas, nada honestos em suas avaliações, não considero nenhuma das duas nem como fonte jornalística

  7. Leia “O mínimo que você precisa saber para não ser idiota” – Olavo de Carvalho (sem ofensas). É um livro muito bom. Eu estou lendo. No mínimo, você irá aprender sobre o seu inimigo (o que é muito importante). Também dê uma checada no que é o Foro de São Paulo. Tem uma matéria na Veja (não gosto muito dessa revista) que eu achei interessantíssima e esclarecedora. Um abraço e espero ter ajudado com algo. 🙂

  8. Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha
    Dê também o cu dos Irmãos Marx… Ops! Dos Irmãos Castro. E peça a eles que permitam um tour em toda a ilha de Cuba, sem restrições!

  9. Eu dou o cu do Lula pra quem me provar um país socialista que funcione.

  10. Exato. A Suécia não tem nada de socialismo e sim um falso socialismo, um “socialismo caviar”. Já comentei sobre isso no Logos.

  11. Falou um sujeitinho infectado com veneno gramscista querendo ter moral.

  12. SEM FALAR DO FORO DE SP, QUE É UMA CONFRARIA DE COMUNISTAS, NARCOTRAFICANTES, SEQUESTRADORES E CRIME ORGANIZADO, SENDO APOIADOS POR CUBA, RÚSSIA E CHINA, PARA TOMAR PAÍSES DE SEUS POVOS!!

  13. PRECONCEITO: ter um visão pré-construída sobre algo que não se conhece… o BRASIL inteiro está vendo as barbáridades e depravações dessa esquerda que JAMAIS REPRESENTOU O POVO BRASILEIRO e sim o COMUNISMO INTERNACIONAL, ELES APÓIAM ATÉ MADURO!! LOGO SERIAM CAPAZES DE FAZER O MESMO AO POVO BRASILEIRO!

  14. Alienado é quem ainda se deixa enganar por comunistas… justamente por conhecer A VERDADEIRA HISTÓRIA venho aqui para me divertir com vcs.

  15. Pedrão, você está de parabéns. É um dos fakes mais alienados que já li na internet. Um chichezoíde clássico. Vá ler livros cara, sai dessa bolha.

  16. “Se você é um dos que acredita que o PSDB é um partido de direita, infelizmente também é vítima do jogo sujo que o PSDB fez com você.” — Discordo dessa afirmativa. PSDB nunca afirmou que é de direita. Aliás isto é acusação de partidos radicais feito o PT. Ocorre certa aproximação ao PSDB por parte de quem seja de direita, por ainda não haver uma direita representativa. Considerando-se o PSDB uma esquerda moderada, não radical ou extremista. De outras questões vejo assertividade. Parece que conservadores ainda não acordaram politicamente. Ou ainda não percebem que para se adentrar à politica precisam se engajar na politica propriamente dita criando partidos conservadores e vencer oposições politicas de mídia e de partidos de esquerda.

  17. Acho que o novo.org.br será o primeiro. O que vocês acham? Depois da situação que o país está passando, vim a saber que não existe a Direita!

  18. São vcs que apóiam o gayzismo da ONU, a ideologia de genero, são vcs que mordem o travesseiro…
    Tenho não só argumento, mas honestidade, vc nem um nem outro.

  19. Calma santa! Tá nervosa por quê? Todo direitista é assim mesmo: não tem argumentos e começa a gritar histericamente!

  20. O discurso é belo, mas não pautado na realidade histórica. No brasil, devido a manutenção de uma cultura escravocrata e coronelesca, a direita sempre esteve e estará presente na visão e ação dos políticos. Ironicamente, esta mesma cultura essencialmente católica, nos trouxe os elementos sociais que hoje se entende muitas vezes como “esquerdismo” e que apesar de eclodir e alimentar movimentos de protoesquerda, sempre foram e serão abominadas por uma esquerda de fato madura, sensata e atual( se é que isso existe): o assistêncialismo e o paternalismo. Todos governos adotaram estas 2 visões e práticas desde o império ( inclusive durante o período militar), por mais conservador, elitista, liberal economicamente que fosse. No brasil nega-se a vara, nega-se o peixe, mas se dá o pirão feito do caldo dos ossos do peixe.

  21. Não compare o alto nível moral e intelectual dos generais, com o LIXO que é o PT e a RIDICULA Dilma terrorista.

  22. Foi muito bem aplicado, os militares fizeram MUITO MAIS COM MUITO MENOS!!

  23. O PT NÃO FEZ NADA É AGORA VIVEMOS COM APAGÕES EM TUDO, ALEM DE FRAUDAR INFORMAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO.

  24. NADA TEM A VER COM OS MILITARES, O PT CAUSOU ROMBOS NO PATAMAR DE TRILHÕES, NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE UM PARTIDO SAQUEOU TANTO, OS MILITARES TINHAM HONRA, COISA QUE COMUNISTA NEM SABE O QUE É.

  25. VC só fala besteira, não sente vergonha não, os africanos vivem a sua maneira, não joguem a culpa do que vcs fazem nas costas do “Homem branco”, afinal sem ele vc estaria morando numa caverna.

  26. A Ditadura Militar salvou o Brasil de um GENOCIDIO, eu acho que os militares deveria ter mesmo torturado e matado muito mais, pois são porcos traidores, o resultado esta aí… o Brasil agora se transformando numa terra de bandidos.

  27. Ah, seria ótimo fazer com os comunistas o que eles fizeram com pessoas inocentes…

  28. eNTÃO VC NÃO SABE QUE OS COMUNISTAS TOMAVAM TUDO DO POVO E DEPOIS OS ASSASSINAVAM? SE NÃO SABE É MUITO IDIOTA…

  29. Todos os Generais do contra-golpe, contruiram a infraestrutura do país, o PT prometeu trem bala, transposição do rio S francisco, etc… NÃO FEZ PORRA NENHUMA, pois comunista precisa da miséria pata manipular o povo.

  30. Vc é muito inferior a mim, vc n tem argumento, não tem como debater comigo…
    Use a internet BURRÃO! Na net vc vê os proprios politicos falando, conspirando e traindo a pátria.
    Livro do MEC é doutrinação marxista.

  31. Não, burro, estou dizendo que é a mesma bosta e que foi bom os nazistas terem matado muitos comunistas, mais até do que os comunistas mataram de nazistas.

  32. Tudo que vc falou é mentira, esta errado ou ditorcido, comunistas não passam de quadrilheiros saqueadores que como vc acusam os outros daquilo que vcs fizeram, O PT jurou terminar a transposição, a estrada de ferro norte-sul, o trem bala… NÃO FIZERAM PORRA NENHUMA! e sumiram com TRIHÕES, tiveram em suas mãos sujas 26 vezes mais que os militares e a seca e a miséria continua, POI COMUNISTA PRECISAM DE MISERÁVEIS!.

  33. Não adianta cara, os militares tinham outro patamar moral e ético, eles eram gente de bem, vcs comunistas são lixo humano, escória que depende do roubo e da máfia para sobreviver.

  34. Ô burrão, comunismo é uma idéia, não é um muro… uma idéia que não passa de um sistema de dominação.

  35. O PT não fez nada disso, resultado: APAGÕES a esquerda CRIMINOSAMENTE, SEM PASSAR PELO CONGRESSO, pelas costa do povo enviou trilhões para o exterior!

  36. Isso tudo que vc falou, mesmo que fosse verdade não chegaria a um milésimo do que o PT fez, não só roubou, mas sabotou, drogou, deseducou e molestou nossos jovens e crianças para se manterem no poder.

  37. Pare de tentar ocultar o FORO DE SP, a URSAL… já está na boca do povo.

  38. Os militares fizeram muito mais com muito menos, o que o PT roubou e desviou e maior que o que fez.

  39. Acusações vasias e caluniosas, que mesmo que fossem verdade, jamais seriam um MILÉSIMO do que o PT faz o tempo todo, essa esquerda é uma fabrica de corrupção, são especialistas nisso, vieram para a politica pensando nisso e hoje querem roubar ate nossa liberdade.

  40. Quer ocultar a URSAL, o FORO DE SP, Patria Grande… idéias malignas sempre existirão enquanto houverem monstros como vc.

  41. Ahaha, mais um psicótico anti-comunista neocon que acha que o mundo está tomado por comunas! O muro de Berlim já caiu e faz tempo, filhão!

  42. Não saquearam? Aonde será que foi parar o ouro da campanha “Ouro para o Bem do Brasil”? E aonde foram parar as madeiras de lei retiradas da área da hidrelétrica de Tucuruí? Nunca ouviu falar dos escândalos da Capemi, Coroa-Brastel, grupo Delfim ou das polonetas? Deve ser porque o Brasil na época era governado por anjos, né?

  43. Obras faraônicas que afundaram o Brasil. Seria muito mais racional construir usinas menores ao longo do rio Paraná ou em outras regiões. Foi uma burrice estratégica: localizada na fronteira, Itaipu poderia ser alvo de sabotagens e se parasse de funcionar, quase metade do Brasil ficaria às escuras. Isso sem falar nas usinas de Angra: pagaram o preço de um reator que daria para comprar quatro reatores modernos!

  44. comunismo é pior que facismo e igual ao nazismo, só que causou mais que o dobro de mortes e sofrimento.

  45. Livros do MEC? Você fala como sabe que está falando. Alienação é doença viu? É parante do Eduardo Cunha?

  46. São 3 irmãs gemêas, feias, genocidas, mentirosas… LIXOS DA HISTÓRIA!

  47. Mas e daí?? Mesmo sem informática, mesmo com uma fração do que o PT teve em suas mão eles fizeram muito mais e não saquearam, por que tinham moral, honra, ética… coisas incompriensivas para um comunista, que é obcecado em dominar e concentrar todo poder, dinheiro, leis, impostos… em suas mãos sujas de sangue.

  48. LIVROS DO MEC DEIXAM AS PESSOAS IDIOTAS, DEPOIS QUE ESSA PRAGA COMUNISTA INFESTOU TUDO, OLHE O QUE SE APRESENTAM NAS UNIVERSIDADES COMO “FESTIVAL CULTURAL”… LIXO… MARXISMO CULTURA… UM ENFIANDO O DEDO NO CÚ DO OUTRO E CHEIRANDO, POR QUE VCS SÃO ASSIM? http://www.youtube.com/watch?v=IBYUUBRzjnA

  49. QUEM É COMUNISTA É TÃO LIXO QUANTO UM NAZISTA, SÓ QUE É AINDA MAIS IDIOTA OU CANALHA.

  50. Psicopata é você, que curte nazismo e fascismo cara.

  51. Então, você está dizendo que apoia o nazismo…………

  52. EXATAMENTE: IDEOLOGIAS TOTALITÁRIAS, OPRESSORAS, GENOCIDAS, REPLETAS DE PSICOPATAS COMO VC!

  53. “Obras faraônicas” como Itaipú, na realisdade são obras de INFRAESTRUTURA, investimentos pesados que pavimentam o futuro.
    Mentira, Russia jamais foi potencia economica e sim militar, depois que roubou os projetos da bomba atômica.
    Os governos pós militares saquearam sistemáticamente o Brasil e o pior: usando nosso dinheiro para a construção de uma estrutura de opressão chamada URSAL.

  54. Só o fato de ser um conservador e barrar os NARCO-COMUNISTA, gayzistas, feminazis, ongs, meta-capitalistas (NOM) que compram mão de obra escrava de comunistas.
    Conservadores são aqueles que defendem o que é certo e combatem a estupides desumanizadora.

  55. Aprendeu isso aonde? Numa lata de lixo. Um dia quando você querer aprender mesmo. Leia um livro e não um idiota

  56. É mesmo? Cite um “conservador” que tenha feito alguma coisa de útil nesse país…

  57. Mas e daí? A União Soviética no período comunista chegou a ser a 2ª maior potência econômica do mundo. Esse crescimento do Brasil vinha desde o pós-guerra, o país estava se industrializando e com ou sem ditadura teria chegado no mesmo patamar. Só que esse modelo provocou problemas: os militares estatizaram 70% da economia, concentraram renda, estouraram o déficit público, endividaram o país (maior dívida externa do planeta), gastaram dinheiro com obras faraônicas e provocaram a hiperinflação que devastou o Brasil nos anos 80.

  58. GANACIA É A COMUNISTA, QUE ROUBA O QUE OS OUTROS PRODUZEM E VIVEM COMO MILIONÁRIOS A CUSTA DA ESCRAVIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA BARATA,

  59. dãaaMM, NAZISTA, FACISTA, NAZISTA…. não tem argumento fica tentando ofender.
    ROUBARAM CUBA DOS CUBANOS, ROUBARAM A VENEZUELA DOS VENEZUELANOS=FATO E AINDA PRENDERAM O VERDADEIRO PRESIDENTE PELOS CRIMES QUE COMUNISTAS COMETERAM!!

  60. Mas ele saltaram o Brasil de 48º para 8ª economia, construiram hidreletricas em plena crise do petroleo e não houve um milésimo da corrupção havia eleições NO PAPEL, eram patriotas e jamais ditadores, tanto que entregaram o poder, ELES FORAM HERÓIS DEFENSORES, IMAGINEM QTOS BRASILEIROS SERIAM FUZILADOS SE FIDEL CASTRO TIVESSE GANHO A REVOLUÇÃO AQUI… AME MAIS A VERDADE, SEJA MAIS PATRIOTA E HONESTO.

  61. KKK, vcs se intitulam “Progressistas”, KKK é o cumulo da contradição, são mesmo a VANGUARDA DO ATRASO, prova disso são os países que defendem!

  62. O nazismo é irmão gemeo do comunismo, eu sou CAPITALISTA E MERITOCRATA.

  63. Fascismo e Nazismo é comunismo agora? Please bitch, nem sabe do que fala. Papagaio de pirata.

  64. Houve ditadura sim! A concentração de todos os poderes do Estado em uma só pessoa é o quê? O próprio Geisel já afirmou isso uma vez. E só sendo muito idiota para associar desenvolvimento com ditadura. O resultado foi a crise econômica e a hiperinflação do anos 80.

  65. E a ganancia de roubar dos comunistas? o capitalismo leva ao progresso o comunismo a roubo dos bens, a ditadura, escravidão e ao genocidio que é marca registrada de filhos da puta como vc, que fazem tudo por dinheiro.

  66. NUNCA HOUVE DITADURA NO BRASIL… houve CONTRA-GOLPE anti-comunista, se em CÚba fuzilaram 20 mil pessoas do povo imaginem o genocídio que fariam aqui aquela escória de comunistas, o Brasil eram muito melhor, mais segura, progrediu MUITO MAIS: de 43º para 8º lugar, com o PT perdeu ranking mesmo tendo TUDO A SEU FAVOR, o erro dos militares foi ter sido bomzinhos.

  67. Mesmo porque se for pra votar pelas razões certas como vc diz, nós não temos nada que valha a pena. Pt, psdb, pmdb, pcdob, e tantas outras “letrinhas” que temos é tudo bosta. Como citaram acima, não temos políticos nem ideologias aptas a avançarem com um capitalismo pleno e de continuo progresso como foi em Japao, Alemanha, etc. Só temos 💩.

  68. Roubou o que? Você prefere Ditadura Militar? Doente mental. Nazista

  69. Não é invadir? Ah fala isso para os africanos que até hoje são uma guerra total, por causa da ganância europeia 🙂

  70. As civilizações mais avançadas sempre se expandiram, independente de ideologia, colonizar não é invadir, parem de distorcer os fatos, isso é feio e desonesto.

  71. Colonizar não é invadir, o FORO DE SP, roubou a Venezuela do povo venezuelano e prendeu o verdadeiro presidente pela matança que MADURO perpetrou!
    O foro de SP tem ligações com o crime organizado, FARC, MIR e tudo que não presta, gente como voce por exemplo.

  72. Quem invadiu a Oceania, América e Africa foi quem? Foro de SP? Sabe nada inocente 🙂

  73. Vc ta querendo comparar a União européia com essa escória de bandidos, traficantes e corruptos? KKK

  74. É lá na Europa que vivem a custa da desgraça dos povos enganados e escravizados, inúmeros comunistas… vc n tem argumento pra debater comigo, comparar FORO DE SP com União Européia é ridículo.

  75. Está como um papagaio de pirata. Falar de Foro de SP. Vai falar que Mercosul é coisa de socialista? Mas quando fala de União Europeia, fica de 4 pra ser comido por europeus….

  76. E vc acha que o FORO DE SP é de DIREITA? Eles são “progressistas”… a Vanguarda do atraso.

  77. Ih chegou o cara que acha que ditadura é coisa de esquerda. #SabeNadaInocente

  78. Querendo enganar? Ser conservador é proteger a s INSTITUIÇÕES e NÃ APARELHA-LAS, é não querer o que sempre deu errado (COMUNISMO) e querer o que fez o Japão, Alemanha, Coréia do Sul, etc… serem livres, prósperos e com garantias, aos contrario de CUBA, Koreia do Norte, Camboja…etc…

  79. Mas o pré-requisito para ser comunista é não ter escrúpulos, ser mentirosos e canalha sem vergonha de ser desmascarado.
    São bandidos que criaram essa ferramenta de enganação e a disfarçaram de “Idealismo” quando na realidade é uma quadrilha planejando matar e roubar e ficar acima da lei para poder dar a bunda para menores e não serem presos por pedofilia.

  80. É fraca por que tem ligações militares. Como DEM e PP.

  81. É fato que depois dessa crise que está ocorrendo, a direita/conservadorismo/libertarianismo e de forma geral, correntes que se opõem aos ideais do atual Governo estejam ganhando muita força.

    Até mesmo a Monarquia, que até pouco tempo atrás era majoritamente e quase absolutamente vista como uma sandice, está ganhando adeptos no Brasil novamente. Claro que Monarquia por si só não é de direita ou esquerda, mas é uma reação ao atual Governo(na verdade, ao atual sistema), e sinceramente, acredito que ganhe força nos próximos meses e anos. O Brasil tá tão no buraco, que só uma mudança drástica e definitiva, que acabe com as cíclicas crises que o país teve nas últimas décadas(desde o início do século passado)poderia resolver a nossa situação.

  82. Os pouquíssmos partidos de direita mesmo que existem no Brasil são o PSDC, o PRTB, e se muito, DEM e PP. E no caso dos 2 últimos, são coligados com PSDB e PT.

    A direita no Brasil na política é fraca.

  83. Está familiarizado com o trabalho de Gramsci? Ele era um belo fdp, mas também um gênio.

    “Gramscismo” é o que se usa para dizer que um sistema ideológico dilui a identidade do indivíduo em busca de uma “hegemonia de pensamento”. Controle mental das massas.¹

    Acaba parecendo meio conspiracionista, mas é uma tendência clara no mundo de hoje, embora eu prefira atribuir à apatia que nos foi trazida pela pós-modernidade.

    ¹todo mundo se amarra num controle mental. a monarquia que o diga

  84. Caro esquerdista,
    há uma confusão intelectual no brasil imensa, uma carência de demarcação conceitual adequada, que muito interessa à esquerda, por fazer parte da estratégia gramcista de monopólio da virtude.
    Tão tal que Mr. Kanitz vem tentar elucidar um pouco e é prontamente desqualificado por você.

  85. “Valorizo a família, condeno os excessos do movimento gay, preocupo-me
    com a degradação de valores morais em nossa sociedade, e tudo isso me
    trouxe mais para perto do conservadorismo “de boa estirpe”, aquele de
    linhagem britânica, desconfiado de utopias e revoluções e mais fiel a
    certas tradições e valores.”
    http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/democracia/bolsonaro-presidente-muita-calma-nessa-hora/
    .
    Um ponto interessante é que normamente os ‘conservadores de boa estirpe’ reconhecem o liberalismo clássico como padrão.
    Coisa que nós brasilieiros, positivistas que somos, relutamos em aceitar. Somos intervencionistas, não de matriz marxista, mas o resultado é semelhante.

  86. Só integralista diz que não existe partido de Direita no Brasil. E a justificativa de “não ter” é porque são covardes e não gostam de mudar nada. Só querem atrasar seus países como Nixon, Reagan e Bush fez nos EUA.

  87. Acho que agora ficou claro. É uma espécie de jogo duplo dos empresários.

  88. Julio Voce acha que empresários querem governos de direita/capitalistas? Isso pode soar estranho no começo, mas os empresários no geral ODEIAM a direita .A escada que permite que o capitalista prospere ( chamado livre-mercado) também é a escada que faz a concorrência prosperar, por isso os capitalistas sempre financiam movimentos de esquerda, pra efetuar reservas de mercado, políticas cada vez mais frouxas sobre moralidade nos negócios, estatais como o amigo ali de cima falou pra limitar a concorrencia, não faz muito sentido pra você?

  89. Nova Zelândia (o 1o ministro é do New Zealand National Party), Canadá (o 1o ministro é do Partido Conservador), Reino Unido, Alemanha …

    Mas no Brasil, ideologia acho que não existe mais. O objetivo dos partidos é chegar ao poder e ficar o mais tempo possível nele, de preferência saqueando o Estado. No Brasil, o PSDB de José Serra, FHC e Aécio Neves, que nada ou pouco têm de liberais, são considerados de direita por alguns.

    Fora que no Brasil, a direita ainda é associada ao regime militar, muito embora os generais, exceção feita ao Castelo Branco, não eram liberais, pelo contrário até.

  90. Já viu a taxa de natalidade da classe média alta/alta ? … Kkkkk .. Nem filhos tem mais…. Única coisa que querem conservar é a conta bancária…nem me venha falar que quem vata a mais de 20 anos no PSDB partido mais gayzista do brasil está preocupado com valores morais …

  91. 99% do eleitorada brasileiro esta cagando se o politico é gayzista ou abortista…
    Pq vc acha q a 2 décadas as eleições presidenciais são polarizadas por 2 partidos liberais sociais PT/PSDB ?

  92. Existe o PRTB, só que ao invés de fazer coisa que presta eles só ficam atacando homosexuais…

  93. Na minha humilde opinião, a direita não consegue formar partidos, não é que não queira, o caso é que podem morrer, pois sabemos que a esquerda joga muito sujo. ” Melhor uma derrota limpa do que uma vitória suja.” Papa Francisco. Deus é justo!

  94. Gilmar, agradeço sua atenção!
    Imagine se fosse possível vender o voto por R$100. Quantos eleitores iriam exercer “uma opção ideológica”, e quantos venderiam seu voto?
    Hummm… provavelmente as urnas ficariam vazias…
    Enquanto a ideologia for “gostar de levar vantagem em tudo” não teremos política séria.

  95. Wagner, apesar das pessoas não votarem olhando para o matiz ideológico, e mesmo votando pelo bolsa-família ou para pagar menos impostos, no pano de fundo é uma opção ideológica que estão fazendo – mais ou menos Estado.

  96. Que a esquerda tem muita influências nas universidades, isto é fato… Mas dizer o mesmo da mídia, principalmente a corporativa e concentrada, é um exagero. Apenas a pequena mídia, mais plural, regionalizada e eletrônica, é que alinha à esquerda.

  97. Até concordo que o PSDB é de esquerda, mas governo tucano não foi. Como todo o respeito ao professor Kanitz, que admiro muito, mas ele se esquece que há um enorme abismo entre um programa partidário, e programa de governo de uma coalizão, que maior ainda em relação ao programa efetivamente executado por qualquer governo.

  98. O professor apenas esquece que os partidos não são ilhas, isolados uns dos outros. Tanto PSDB, quanto o PT, quando governaram, governaram com outros partidos, inclusive de direita ou liberais. Ou o presidencialismo de coalizão não é a nossa realidade?

  99. André, acho que não me expressei bem. Quando escrevi ‘Seria maravilhoso se a esquerda brasileira copiasse esse modelo “socialista” ‘ o motivo de socialista estar entre aspas seria para indicar que eu não acho os governos nórdicos socialistas. Não fui bem sucedido nisso :-/

    Os vídeos que você passou são muito bons para entender a situação da Suécia, principalmente o 2º, embora muito resumido. Deu para ver no 2º vídeo que o governo brasileiro hoje comete muito dos mesmos erros que levaram a Suécia à uma crise décadas atrás.

    Reescrevendo minha frase: Seria maravilhoso se o governo brasileiro copiasse o modelo dos países nórdicos, dando mais liberdade de mercado, sem muitas influências governamentais, e que copiasse as idéias boas que levaram esses países à situação que estão hoje, não as idéias ruins que levaram a Suécia à uma crise.

  100. Tem esse artigo abaixo que também vai de encontro ao que o André escreveu. E o livro do Paulo Rabello de Castro (O Mito do Governo Grátis) também descreve a Suécia.

    http://www.libertarianism.org/publications/essays/how-laissez-faire-made-sweden-rich#.07ia8c:Ce3x

    O autor é um historiador sueco chamado Johan Norberg.

    Algumas partes:

    “It is no exaggeration to say that Sweden experienced a nonviolent liberal revolution between 1840 and 1865.”

    “privileges, license requirements, and trade prohibitions protected a small lazy aristocracy and stopped hard-working people from making their own luck”

    (reconhecem um certo país protecionista que tem uma das economias mais fechadas do mundo??)

    Ou ainda: “Sweden’s biggest social and economic successes took place when Sweden had a laissez-faire economy, and widely distributed wealth preceded the welfare state”

    Enfim, em minha opinião, o Brasil precisa de uma gradual e bem planificada revolução liberal. Nenhum país se desenvolveu mantendo a economia fechada, onde não há espaço para estratégia global, competição, produtividade, além de um estado inchado e extremamente ineficiente.

  101. Alto lá caras pálidas, Smith e Tiago estão cometendo um erro crasso, o motivo do bem estar na Suécia não é o Socialismo, acontece que entre 1870 e 1950 eles eram liberais, tinham menos impostos até mesmo com relação aos EUA, então eles enriqueceram, mas enriqueceram muito mesmo, mas a partir de 1950 começaram a entrar no Socialismo mais conhecido como Welfare State(estado do bem estar), no princípio pareceu algo bom mas acabou com a Suécia, isso durou de 1950 a 1976, quando na década de 90 a Suécia entrou em crise, as consequências foram a disparada da inflação e insatisfação geral, e o que amenizou o problema foram algumas medidas liberais. Mas, para vocês acreditarem não basta ler minhas palavras, eu que já tive patrão e colega de trabalho de um país Nórdico, Dinamarca. Vocês tem que ouvir testemunhos de pessoas que nasceram e vivem lá, por favor vejam estes vídeos do youtube(Portal Liberianismo)(é rápido):

    “Os mitos do Estado de Bem-estar Social da Suécia”(watch?v=S6psuUt8caM)

    “Como a Suécia ficou rica”(watch?v=TAB9lBzMi60)

    Este artigo do Constantino na Veja é muito esclarecedor, sem contar o material internacional espalhado na rede(é só procurar):
    “O mito sueco”(Veja)

    Então meus amigos, Socialismo nunca funcionou, não funciona e nunca funcionará.

    BINGO, SUÉCIA É UM MITO.

    (perdoe-me pela repetição postei em local errado)

  102. Alto lá caras pálidas, Smith e Tiago estão cometendo um erro crasso, o motivo do bem estar na Suécia não é o Socialismo, acontece que entre 1870 e 1950 eles eram liberais, tinham menos impostos até mesmo com relação aos EUA, então eles enriqueceram, mas enriqueceram muito mesmo, mas a partir de 1950 começaram a entrar no Socialismo mais conhecido como Welfare State(estado do bem estar), no princípio pareceu algo bom mas acabou com a Suécia, isso durou de 1950 a 1976, quando na década de 90 a Suécia entrou em crise, as consequências foram a disparada da inflação e insatisfação geral, e o que amenizou o problema foram algumas medidas liberais. Mas, para vocês acreditarem não basta ler minhas palavras, eu que já tive patrão e colega de trabalho de um país Nórdico, Dinamarca. Vocês tem que ouvir testemunhos de pessoas que nasceram e vivem lá, por favor vejam estes vídeos do youtube(Portal Liberianismo)(é rápido):

    “Os mitos do Estado de Bem-estar Social da Suécia”(watch?v=S6psuUt8caM)

    “Como a Suécia ficou rica”(watch?v=TAB9lBzMi60)

    Este artigo do Constantino na Veja é muito esclarecedor, sem contar o material internacional espalhado na rede(é só procurar):
    “O mito sueco”(Veja)

    Então meus amigos, Socialismo nunca funcionou, não funciona e nunca funcionará.

    BINGO, SUÉCIA É UM MITO.

  103. Algumas coisas que queria comentar:

    1. “Se a direita fosse realmente justa não haveria tanta inclinação dos jovens pela esquerda.”:

    A esquerda domina a mídia, as universidades, então é claro que a maioria dos jovens brasileiros vai preferir a esquerda. Não estou nem discutindo se é bom ou ruim, mas é fato. Na escola, eu tive vários professores que sempre associavam a “direita cheia de maldades” com o regime militar. Depois, você amadurece, lê um pouco mais e percebe que a direita não é tão má assim. Esse próprio artigo retrata a realidade brasileira pois realmente não há partidos de direita no Brasil.

    2. “que ele também criou o bolsa família (com outro nome), que político de “direita” criaria esse tipo de assistencialismo?”:

    Não vou citar um político, mas Milton Friedman (que seria considerado ultra-liberal no Brasil) já falava em social safety net em seu clássico Capitalismo e Liberdade. Aliás, no próprio Brasil, um dos idealizadores do Bolsa Família foi Ricardo Paes de Barros, outro Chicago boy. Enfim, eu sei que o Kanitz não gosta muito dos economistas (eu sou ambos, Economista e Administrador de Empresas e até concordo com algumas das críticas dele em relação ao economistas), mas achei que valia a pena citar isso.

    Enfim, sobre o artigo … realmente não há partidos de direita no Brasil. O único restante (o DEM) parece que se fundir com o PTB. Eu gosto do NOVO mas não sei se eles conseguirão ter candidatos tão cedo.

    No Brasil, ser de direita se tornou algo ruim, quase sujo. Se você diz que é de direita, já é taxado de egoísta e não sei mais o que. E a história recente mostra que países que “subiram de patamar” como Chile ou Coreia do Sul, conseguiram tal feito com a gradual adoção do livre mercado, onde há espaço para competição, desenvolvimento de tecnologia, produtividade. No Brasil, por outro lado, pensam que protecionismo e dinheiro do BNDES para “campeões nacionais” é suficiente para fazer o país crescer. Óbvio que não é. O resultado é um vôo de galinha atrás do outro.

    Citaram impostos acima … em 2000 (há apenas 15 anos), pagava-se 30% do PIB em impostos (na verdade é até mais). Em 2013, chegou a quase 38% e com os aumentos anunciados chegaremos próximos a 40%. Nesse ritmo, chegaremos a 50% em poucos anos.

    Eu pergunto:

    1, A situação fiscal do país melhorou?
    2. Os serviços públicos melhoraram?
    e por aí vai.

    Difícil, bem difícil. O grande mal do Brasil chama-se populismo e a absoluta falta de visão de longo prazo.

    Pena das futuras gerações.

  104. Vamos lá. PEsquisei. Olha o que encontrei:

    “Às vezes confundido pelos norte-americanos como socialista e simultaneamente criticado pelos escandinavos como excessivamente capitalista, o modelo nórdico poderia ser melhor descrito como uma espécie de meio-termo. Não é nem totalmente capitalista nem totalmente socialista, é a tentativa de fundir os elementos mais desejáveis de ambos em um sistema “híbrido”.7 Em 2013, o The Economist declarou que os países nórdicos “são provavelmente os mais bem governados do mundo”.6 O relatório World Happiness Report 2013 da ONU mostra que as nações mais felizes estão concentradas no Norte da Europa, com a Dinamarca no topo da lista. Os nórdicos possuem a mais alta classificação no PIB real per capita, a maior expectativa de vida saudável, a maior liberdade de fazer escolhas na vida e a maior generosidade.”

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_n%C3%B3rdico

    Isso pra citar somente uma fonte. Como se pode ver, só por esse trecho (mas há muito mais material desmistificando que os nódicos possuem um regime puramente socialista, basta pesquisar), não é exatamente um regime socialista, mas um regime capitalista que dá uma importância muito grande para o social através de educação, saúde e condições de crescimento para todos, o que é excelente.

    Seria maravilhoso se a esquerda brasileira copiasse esse modelo “socialista” dos países nórdicos. Porém o que temos no Brasil é um socialismo soviético, que visa tão somente ao tomada e manutenção do poder através do empobrecimento e “deseducação” do povo, totalmente ao contrário do que se vê na Dinamarca e Suécia, que você citou.

  105. Exatamente oq sempre falei e estou totalmente convencida de que a “pátria amada brasil” pouco importa aos “cidadoes brasileiros”. E infelizmente, não tenho esperança de que mude…. vai ver a única solução seria o abandono das pessoas de bem, liberando o brasil para os corruptos e ladroes de qualquer espécie e que transformasse o brasil em uma grande prisão, como antes ja fora. E porfavor, Deus me livre de ler um comentário a respeito de : Saber escolher o partido certo, bla, bla, bla… Quem não sabe que as urnas são forjadas ano apôs anos? Estamos presos a uma ideia de que ha esperança para o brasil so pq nascemos aqui! Dane-se (desculpe) essa hipocrisia, passamos a vida reclamando.

  106. ‘Imposto sobre grandes fortunas’ o qual querem alterar para CONTRIBUIÇÃO.
    Por que será que querem que este imposto vire contribuição?

  107. Vaza PTralha, sua ideologia nunca saiu da Utopia, quando vocês trouxerem algo científico podem chamar-me para argumentar. Quando o lixo de Marx, Lenin e outras porcalhadas se encaixarem na escada da Metodologia Científica que consiste em Hipótese, Modelo, Achado, Teoria e Lei Científica então vamos conversar. Estas porcalhadas não galgaram nem o primeiro degrau que é a Hipótese. Socialismo/Comunismo não deram certo em lugar algum do mundo, parece mais uma seita religiosa, algo como, algum dia, sei lá quando, vai dar certo.

  108. Não temos uma definição clara de partidos da direita ou da
    esquerda porque o povo não se importa com o que é público. Decidem seu voto por motivos individualista, por exemplo: votam no PT para não perderem o bolsa-família,
    votam no PSDB para talvez pagarem menos impostos, votam no candidato que “rouba mas faz” obras que o favorecem. Poucas pessoas escolhem seus candidatos pelo programa partidário, ou pelas propostas de governo.

  109. Posso ir além?…. FHC com a “privatização ” criou MINI-ESTATAIS que são essas agências reguladoras (Anatel, etc) que são as principais fontes de intermediação entre os diretores de estatais onde é a maior briga dos partidos ocuparem postos e onde está a fonte do verdadeiro dinheiro e não só na briga pra ocupar ministérios como é alardeado….para como todos de esquerda manter o controle do Estado….

  110. Obrigado pela explicação. Mas o senhor não acha estranha a simpatia dos empresários e outros setores conservadores pelo governo FHC? Essas coisas acontecem em outros lugares ou é uma exclusividade brasileira?

  111. FHC nao privatizou no sentido liberal. Fez caixa, vendendo patrimônio publico para pagar dividas do Estado.
    Se fosse de direita, jamais usaria escassos recursos privados para “comprar”o que ja existe. Preferiria que investissem em empresas novas, aeroportos novos, estradas novas, e nao vender coisa velha.

  112. Em que momento foi dito que qualquer um seria anjinho?
    É mais uma questão de princípios que regem a inclinação pessoal de várias pessoas – e que por isso se reunem, por exemplo, num partido. Daí a elas continuarem firmes em seus princípios são outro quinhentos.
    Os princípios éticos de um partido são corrompidos pelos indivíduos. Pra mim o problema reside todo nos indivíduos. Só que parece que a percentagem de indivíduos-problema é muito, mas muito maior entre os esquerdistas.

  113. Se ele entende que essa organização DEM é composta de anjinhos, não sei, mas, uma coisa ele tem razão, essa situação ruim em que se encontra o Brasil não é culpa de um único partido, mas de todos os políticos que aí estão.

  114. De Michael Oakeshott:
    “Assim, ser conservador é preferir o familiar ao desconhecido, preferir o tentado ao
    não tentado, o facto ao mistério, o real ao possível, o limitado ao ilimitado, o
    próximo ao distante, o suficiente ao superabundante, o conveniente ao perfeito, a
    felicidade presente à utópica. As relações e lealdades familiares serão preferíveis
    ao fascínio de vínculos mais proveitosos; comprar e expandir será menos
    importante que conservar, cultivar e desfrutar; a dor da perda será maior que a
    excitação da novidade ou da promessa. É ser igual ao nosso próprio destino, é viver ao nível dos meios, contentar-se com a necessidade de maior perfeição pessoal como com as circunstâncias que nos rodeiam. Para algumas pessoas, esta é em si mesma uma escolha; para outras, é uma disposição que aparece, frequentemente ou não, nas suas preferências e aversões, e não é em si mesma uma escolha ou algo cultivado especificamente”

    Abaixo a Revolução Francesa!!!
    REVOLUÇÃO GLORIOSA SEMPRE!!! SEM UM PINGO DE SANGUE!!!
    LIBERDADE!!!

  115. Nunca imaginei que lereia artigo do ilustre professor que contivesse tanto preconceito, desconhecimento elementares sobre filosofia política e o que mais preocupa delírios quanto a ética ser formada por sigla partidária.

  116. Boa questão, Aristóteles. Se a direita fosse realmente justa não haveria tanta inclinação dos jovens pela esquerda. É claro que conservadores são exploradores em qualquer lugar do mundo, mas também causa espanto a ignorância brasileira, onde muitos acham o PSDB de direita. Não podemos esquecer que foi o “senador” FHC em 1989 que criou o “projeto de lei” sobre tributação de grandes fortunas e até 2007 aguardava a decisão da câmara dos deputados, que ele também criou o bolsa família (com outro nome), que político de “direita” criaria esse tipo de assistencialismo? Entender a realidade brasileira não é tarefa fácil.

  117. Professor, foi o “senador” FHC em 1989 que criou o “projeto de lei” sobre tributação de grandes fortunas e até 2007 aguardava a decisão da câmara dos deputados. Outra coisa, se o PSDB é de esquerda, como privatizou tantas estatais? Explique melhor isso.

Comente

Seu email nao sera publicado.




UA-1184690-14