O Escândalo Americanas – Uma Falha do Capitalismo?

Essa é a conclusão da maioria dos jornais de esquerda e centro-esquerda.

“O caso das Americanas, a irracionalidade capitalista e a necessidade da construção do socialismo” é o título de uma crítica do Esquerda Diário.

Vejamos os fatos.

Os primeiros prejudicados foram justamente os capitalistas que perderam tudo, 5 bilhões, como deveria ser no capitalismo.

Os capitalistas Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira estão sendo pressionados a aportar mais 10 bilhões para salvarem a empresa que quebraram.

Pelas regras do capitalismo os capitalistas são os últimos a receber, se sobrar alguma coisa.

No socialismo é o contrário, o Estado é um dos primeiros a receber, e estatais nunca pagam pelos seus erros, e sim o contribuinte.

Os segundos a serem prejudicados também são capitalistas, neste caso os banqueiros, que poderão perder 50%, mas eles sabiam disso quando emprestaram, chama-se risco de crédito.

Os trabalhadores provavelmente correm um risco bem menor de perderem um salário, o do mês anterior, mas todos em volta estão lutando para manter a Americanas em pé.

Mas se ela vier a ser liquidada, os trabalhadores de fato perderão seus empregos, e os salários perdidos até acharem um novo emprego.

Mas 80% dos melhores trabalhadores deverão conseguir novos empregos em três meses.

Os capitalistas jamais recuperarão o dinheiro que perderam, esse dinheiro se foi para sempre.

Os clientes da Americanas não perdem nada e isso é que é importante.

Isso porque no capitalismo existe livre concorrência, todos vão comprar no Magazine Luiza.

Restam os fornecedores que podem ou não ser prejudicados.

Mas o capitalismo criou a figura da Recuperação Judicial, onde em vez de liquidar a empresa numa falência, tenta-se dividir a empresa numa parte boa e numa parte podre.

A boa continua operando e comprando produtos para revender.

Ou seja, sem intervenção do Estado essa encrenca se resolve de uma forma bem mais satisfatória do que se escreve por aí.

Agora tem muito que ficou a desejar, mas isso por causa dos nossos professores de administração ou pelos alunos que faltaram às aulas.

Ensinamos fornecedores a não venderem toda a sua produção a uma empresa só, e muito menos com 180 dias de prazo de crédito como exigia a diretoria da Americanas.

Ferrar os fornecedores como fazia a Americanas, é de fato uma irracionalidade do Jorge Paulo Lemann, Marcos Telles e Beto Sicupira.

O racional capitalista seria a Americanas pagar seus pequenos fornecedores à vista, em troca de um bom desconto, repassando parte desse desconto aos clientes.

Mas Jorge Paulo Lemann e Sicupira eram economistas e não administradores de empresas.

Até aqui eu diria que o capitalismo foi muito racional, só perdeu quem sabia que poderia perder, o resto saiu ileso.

Outra característica do capitalismo é a obrigatoriedade de os capitalistas aportarem o Capital Social da empresa, o que deveria chamar a atenção de todo socialista.

Por que Capital Social e não Capital Privado?

Porque enquanto empresa o capital aportado é o social, pertence à sociedade, aos stakeholders da empresa.

Só volta a pertencer aos capitalistas quando a empresa fechar de vez.

Quanto maior o Capital Social, mais seguro todo mundo fica. Por isso trabalhe para uma empresa que possua muito capital e não pouco.

É assustador o número de trabalhadores e universitários que sequer analisa o montante de Capital Social da empresa em que pretende trabalhar.

Como é assustador a resistência dos socialistas em ensinar Administração Financeira no ensino Fundamental.

O que é irracional é vermos os três brasileiros mais ricos do Brasil, no final da vida, jogarem a sua história de bons administradores no lixo.

Acho que cada um de nós, mesmo sendo socialistas, com o dinheiro que eles têm de sobra, teríamos na surdina tapado o buraco da nossa má gestão, e não prejudicar tantas pessoas em sua volta, bancos que no passado os ajudaram.

Conheci Jorge Paulo Lemann quando ele me convidou para um almoço 40 anos atrás, (agora sei que era para me avaliar), e ele, do nada, me disse que era um Vulture Capitalist, um urubu predador.

Se disse isso para mim, deve ter dito para todos, razão para ficar longe.

Uma falha do capitalismo foi a piscada de olhos dos auditores da Americanas, mas falta de auditoria existe também no socialismo.

E essa falha se resolve exigindo que os auditores sejam escolhidos pelos minoritários e não pelos majoritários.

Do lado socialista temos a maior fraude contábil da história brasileira, ainda não detectado.

Que são os 46 trilhões de reais, repito 46 trilhões, que são nossas contribuições previdenciárias que entram no Caixa do governo, mas não são contabilizadas como Dívida Previdenciária a Pagar.

Alguém me explica essa falha do socialismo, antes de me criticar?

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

24 Responses

  1. Teria muita coisa a dizer. Mas esses 3g “são mais um” dos bilionários que vão deixar todo seu dinheiro pra fazer mal ao mundo. São apoiadores do progressismo, com suas ideologias de esquerda 5.0 Estavam na espectativa de que o governo salvasse (como a TAP) Foram canalhas. São banqueiros corporativistas, onde só o socialismo poderia ajudar. Como em 2008. Tirando do pagador de impostos… O planeta não vai acabar, entretanto o mundo que conhecíamos sim! Será muito pior, e graças a esquerda.

  2. Otima abordagem Professor.
    Esperemos que a empresa não vá solicitar dinheiro do BNDES para recuperação. O mais grave é que provavelmente vá, e obterá o credito. A alegação é simples. Evitar o desemprego …. ainda mais em se tratando de pessoas bem relacionadas na gestão atual do País.

  3. Seria muito interessante o artigo, se escrito para um time que não estivesse utilizando 1/3 das dívidas para bancos governamentais.
    O resto é exercício intelectual, pois quem vai pagar essa conta é o cidadão.

    1. Exatamente. Sempre irritante quando alguém pinta bilionários brasileiros como grandes capitalistas. Parece até que o sistema brasileiro é virtuoso e que o bom desempenho nele é explicado por mérito.

  4. Prof. Kanitz, como sempre, analisa e explica de maneira clara, coerente e imparcial. Parabéns!!!
    Infelizmente, no Brasil, é um grande negócio quebrar empresas, com a Justiça mais lenta do mundo.
    Vergonhoso para biografia dos três sócios tão bilionários, deixar uma empresa como a Americanas chegar nesse ponto e afirmarem que nada sabiam…
    O Sergio Rial, em uma semana, ficou sabendo de tudo, que eles, em anos, falaram que não sabiam.
    É a piada pronta!

  5. Penso que a coisa não deve ser analisada pelo lado político-partidário, mas tão somente como algo que deve ser investigado de modo a impedir novas ocorrências, pois ao que parece ocorreu erro (omissões?) de muitos (Bolsa, auditoria, investidores, CIO etc.).
    O capitalismo só estará seguro se o ambiente for seguro e quem faz o ambiente seguro são os próprios capitlistas independentementer de governos de esquerda ou de direita. No totalitarismo, seja de esquerda ou de direita, a coisa se complica à vista da ingerência governamental no ambiente capitalista; não é ocaso.

    1. alguns re-comentarios sobre o seu:

      1-o sistema economico que permeia o estado no Brasil eh capitalista (propriedade privada, liberdade de expressao e de ir e vir,…) se quiser referencias leia Milton Friedman

      2-o capitalismo do ponto de vista economico se baseia na RESPONSABILIDADE do RISCO de quaisquer empreendimento. Isto significa que todos os envolvidos diretamente ou indiretamente com um empreendimento estao assumindo algum tipo de risco. Seguro morreu. cada um desses envolvidos deve administrar seu risco

      3-o estado nos moldes nossos passa a impressao, principalmente nas maos das esquerdas, que eh ele e so ele que gera seguranca, quando na pratica, eh o maior gerador de inseguranca para a populacao.

      4-tal como os humanos que as compoem, as sociedade e os estados que as incluem, sao imperfeitos, eh por isso eh essencial que existam valvulas de escape (realidade nua e crua) ou o caos social ira se impor. nao achei em portugues mas recomendo fortemente https://fooledbyrandomness.com/ForeignAffairs.pdf

  6. Não entendi o significado de: “Que são os 46 trilhões de reais, repito 46 trilhões, que são nossas contribuições previdenciárias que entram no Caixa do governo, mas não são contabilizadas como Dívida Previdenciária a Pagar.” Poderia explicar. Grato.

    1. Ele se refere aos anos (décadas) de contribuições e impostos usados para cobrir os gastos Previdenciários. Kanitz advoga que esses recursos deveriam ser “capitalizados” e investidos em ativos para qdo o Trabalhador (Segurado) do INSS for se aposentar, esses recursos capitalizados sejam retornados a quem pagou anos a fio por sua aposentadoria. Seria ótimo!
      Mas desde o início, lá nos anos 60, como o Brasil era um país jovem, havia mais de 10 trabalhadores (acho que 17 pra 1) contribuindo para pagar 1 aposentado. É o sistema de PARTILHA. Com o envelhecimento da população, hoje temos menos que 5 contribuintes para 1 aposentado. Só que além disso, muitos recursos direcionados ao INSS, caem no CAIXA do governo e servem para outras despesas que não os aposentados, além da DRU, fraudes e etc…
      É complicado mesmo, pois mexe com muitos setores e somente os políticos podem mudar isso. Não mudam pois eles mesmo perderiam privilégios. Nunca vão fazer!

  7. Parabéns prof. pela brilhante analise.
    É importante lembrar que no capitalismo temos leis e segurança jurídica que obedecem o processo legal e pune os responsáveis pelo desrespeito as leis.
    No socialismo não a respeito a constituição e muito menos ao processo legal, o povo não pode reclamar e tem que pagar as contas.
    É por isso que estatais dão prejuízo, fundos de pensão são dilapidados, bnds financiam obras em outros países e ninguém é punido.

    1. Ao falar de socialismo só disse bobagens e asneiras…
      Um dos principais acusados de “dilapidar” os fundos de pensão, foi Paulo Guedes, e pra variar, não foi punido até hoje!

  8. Prezado Kanitz, pelo titulo da reportagem “Uma falha do Capitalismo” – Opiião, entendo que sua abordagem seja no sentido de ponderar o quão melhor é o capitalismo comparativamente ao socialismo. Mais ainda, como os alinhados com o pensamento de esquerda utilizam-se, equivocadamente, de episódios como este para defender suas teses socialistas. No entanto, e creio que você concorde comigo, esta é apenas um lado da questão. O principal, me parece ser, os limites que a suposta “boa governança corporativa” tem para pegar estes desvios. Mais ainda, o declínio da cultura da cenoura onde a qualquer custo executivos são premiados por resultados de curto prazo, que muitas das vezes, para não dizer a maioria, são prejudiciais no médio e longo prazo.

  9. Sensacional artigo. Claro, bem humorado e tecnicamente preciso.
    Incrível como o senhor sempre volta ao fundamento com uma singeleza única. Sem educação, nada se resolve. E na base. Matemática, finanças, direito.
    Eu compartilho do lado subjetivo do artigo – por que é que não resolveram este assunto de maneira sutil e silenciosa.
    Daí decorrerá a real característica do grupo. Vamos conferir. No fim das contas, o jogo só termina quando acaba e o final é que vale.
    Fico aguardando com entusiasmo seus próximos artigos.

  10. Já estou vendo as manchetes da mídia comprada. Governo Lula salva milhares de empregos salvando as Lojas Americanas com dinheiro do BNDS (Mercadante), criando uma nova “campeã nacional” , como no passado foi a Friboi,/JBS.
    Quem viver verá !

  11. Parece que o trio andou visitando o BNDS passado bem recente. A aí amealharam alguns bilhões de reais…

    Faz sentido???

  12. O Paulo Guedes? Vc nasceu em 2019? Os rombos de Petros, Postalis, Funcef e outros de 2003 até 2010 foram feitos por quem mesmo? Era o Guedes…

  13. Caro Professor Kanitz, saudações!

    Tenho algumas dúvidas e ficarei agradecido se o senhor puder respondê-las.

    1 – De qual fonte o senhor buscou esse número de 46 trilhões de contribuições previdenciárias? Isso representa, salvo engano, 9 vezes o PIB do Brasil.

    2 – O nosso regime previdenciário é de caráter contributivo e solidário. Ou seja, quem está em atividade contribui e paga o benefício de quem está inativo. Portanto, o governo só faz o encontro de contas e verifica se há superávit ou déficit. Caso haja déficit, ele complementa. Nesse sentido, caberia a ideia de contabilizar como dívida o valor das contribuições previdenciárias?

    1. Vc mesmo sabe que dívidas precisam ser contalizadas crédito e o Caixa a débito. Nossos filhos nunca assinaram o seu pacto intergeracional

  14. No livro “Sonho Grande “ a autora escreve como o trio era obcecado em cortas custos, independente da maneira ou das consequencias. Um administrador formado não agiria desta maneira . Lemann é formado em Economia e não Adm como escreveu o prof, provavelmente não teve aulas de “Etica empresarial “. Fora as barbeiragens cometidas no finado banco Garantia que deixavam os cabelos dos concorrentes e da CVM de pé.

  15. Lembre-se do mensalão descoberto em 2006 com envolvimento dos fundos de pensão EPPC, Prece, Nucleos, Centrus, GEAP, Serpros, Eletros, Petros, Portus, Postallis, Funcef, Refer, Previ e Real Grandeza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Melhores e Maiores

Em setembro foi lançada a 50ª edição da Revista Exame, intitulada “Melhores e Maiores”, a qual analisa 23 setores da economia e as 500 maiores

Artigo Completo »

Liderança e Seguidança

É totalmente irracional o número de cursos existentes que ensinam Liderança. Mas se nem todos serão líderes, teremos muitos alunos frustrados. Esse é o problema

Artigo Completo »