O Mercado de Palestrantes

 

Tempo de leitura: 40 segundos

 

O mercado de palestrantes se tornou uma farsa.

“Você pode fazer tudo que você quiser”, palestra motivacional de xxx, “palestra show”, “contrate um artista da Globo”.

Um bom palestrante é, no mundo inteiro, um especialista que faz suas próprias pesquisas e fala do seu próximo livro. Repito, próximo livro, e não um resumo dos livros dos outros.

Ouvir em primeira mão resultados que podem aumentar a eficiência de uma empresa vale o preço que se paga, e ajuda a ultrapassar o seu concorrente.

E o palestrante tem a oportunidade de aprimorar a forma pela qual ele relata as suas pesquisas, melhorando assim o livro que estará escrevendo e já preparando o terreno para um best seller.

Eu escrevi meu best seller “O Brasil Que Dá Certo”, relatando minhas pesquisas com Melhores e Maiores, que fazia na Revista Exame, em praticamente dois dias.

Simplesmente coloquei no papel a palestra que já tinha dado umas 50 vezes ao longo de 1992 e 1994, o ano em que o livro saiu.

Hoje com muita tristeza vejo filósofos, historiadores, economistas, jornalistas, que jamais estudaram nossas empresas enganando plateias inteiras sobre “como empreender”, “vencer nos negócios” e “ter sucesso”.

Óbvio que o Brasil está indo para trás e não para a frente.

Eu fui um dos pioneiros deste mercado, junto com Joelmir Betting e João Bosco Lodi, que deve ter escrito uns 40 livros.

Hoje fico estarrecido que a escolha dos Departamentos de Treinamento e Pessoal das empresas recai em jornalistas, globais, jogadores de basquete, e pessoas que nunca fizeram uma pesquisa na vida.

Por que esta turma é escolhida, alguém me explica? É o presidente da empresa que contrata estes palestrantes ou até isto é terceirizado?

Pagar R$ 50.000,00 para repassarem resumos de livros de 20 anos atrás, a maioria americanos, faz sentido?

Deste jeito prefiro uma palestra do Lula.

É muito triste como avacalhamos tudo neste país, especialmente um instrumento valioso de propagação de pesquisas saindo do forno dos especialistas que temos e que estão produzindo algo mais do que piadas e frases de efeito.

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados