Os Índices de Inflação São Hoje Confiáveis?

Será que os assessores da Dilma não fizeram “apuração criativa” nos índices de inflação? 

Se o governo do PT encobriu o seu deficit com “pedaladas”, será que também não manipula os índices de inflação?

Se as pedaladas do PT são na realidade “contabilidade criativa”, por isto Dilma considera que não fez nada demais, será que os assessores da Dilma não fizeram “apuração criativa” nos índices de inflação?

Há muito tempo tenho defendido a auditoria dos institutos econômicos que pesquisam estes índices de inflação.

Nenhum hoje é auditado, nunca foram.

Existe um enorme conflito de interesses quando a profissão que deveria combater a inflação é a mesma que a apura.

Na Administração Responsável das Nações teríamos Contadores apurando os índices de inflação, e não os próprios economistas.

Nós temos sempre Contadores profissionais nos controlando e apurando, e não nego que às vezes vivemos às turras com os Contadores.

E estes mesmos Contadores possuem Auditores Independentes que neste caso estariam auditando estes índices, dando uma dupla confiabilidade nos valores apurados.

Garanto que a Auditoria dos Índices de Inflação reduziria a nossa taxa de juros em 0,5%. Pode parecer pouco, mas seria uma economia para o governo e o consumidor brasileiro de R$ 110 bilhões.

Mas em vez de adotar a Auditoria dos Índices de Inflação, Dilma e Joaquim Levy preferem arrecadar R$ 25 bilhões dando anistia aos corruptos da Petrobras, em troca de receberem 35% de imposto sobre o dinheiro roubado, e atualmente na Suíça e Angola.

Sigam este blog e apoiem este movimento.

Única maneira de sairmos deste marasmo de ideias.

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

16 Responses

  1. Concordo, há tempos que tenho a mesma dúvida em relação aos índices de inflação, por ser instrumento que “pode” ser manipulado pelo(s) governo(s), e todos nós já sabemos que este governo em especial simpatiza com a maquiagem de números.

  2. Perfeito. Também vejo com desconfiança os índices de inflação que são anunciados, basta comparar os preços anualmente. É de se questionar se nossas Instituições não estão realmente aparelhadas. Auditoria independente nelas seria a grande sacada. No entanto, acredito que devemos ter menos Estado e com mais efetividade, ou seja forte, não grande e paquidérmico como é hoje.

  3. Tá certo, então um perito médico não pode ser médico! Quanta baboseira em um só artigo…Formação de contador não tem nada sobre índices de inflação…

      1. Vitor, eu não disse que perícia é igual à auditoria, vc está enxergando pelo em ovo. O que eu quis dizer é que não vejo problema de ver economistas trabalhando em conjunto com estatísticos no IBGE para calcular os índices de inflação, são profissionais especializados para tal função. Contador não é formado para isso…

        1. O problema é que, os economistas que trabalham para combater a inflacão, também trabalham para medi-la. Por isso à necessidade de uma auditoria feita separadamente.

  4. Minha grande frustação é que neste país mentir é sinônimo de esperteza . Segundo o Prof Kanitz , em artigo anterior , dos 1350 preceitos constitucionais existentes nenhum encara a mentira como crime . Portanto em especial , o maior mentiroso , nunca antes visto neste país , Lula, que nunca sabe de nada quando está no poder , mas sabia de tudo quando era oposição , usa e abusa desta vergonha . Pergunte a si mesmo se alguém que não sabe de nada chega a presidência da república ? Nem um ingênuo acreditaria nisto. A maioria dos parlamentares segue a mesma estratégia ( de mentir descaradamente ). Mentir , manipular dados é a jogada para se manter no poder e se reeleger . Uma nação DECENTE não tolera a mentira . Os políticos , que fazem as leis e a constituição também usam a mentira para se eleger . São especialistas . Enquanto tolerarmos a mentira seremos enganados . Dos políticos não podemos esperar mudança neste sentido, então precisamos tornar este país decente , que não nos envergonhe em lugar algum . Precisamos incluir a intolerância com a mentira na constituição , então a palavra e os dados ( palavra escrita ) serão mais confiáveis, entre outros a inflação oficial divulgada.

  5. .. apoio a ideia de auditoria nas contas da inflaçao como tb apoio a ideia de revisao de seu conteudo. exemplo: por que as loterias da Caixa estao no computo da inflaçao. trata-se de jogo e azar, e tiveram 30% de aumento recentemente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Como Manipulam o PIB

A maioria dos governantes manipula uma das estatísticas econômicas mais importantes de uma economia, o Produto Nacional Líquido. Nenhum político ou governante sobrevive uma recessão. 

Artigo Completo »