Por Que a IBM do Brasil Nunca Corrompeu o Governo Brasileiro?

 

A IBM vende computadores ao Governo Federal desde 1962.

O IBGE, a Receita, o Banco Central, a Serpro, o INSS, o Banco do Brasil, todos compraram mega computadores da IBM, e nunca houve uma suspeita de corrupção.

Por que a IBM é diferente da OAS, Odebrecht, e tantas empresas brasileiras?

Eficiência.

A IBM sempre se preocupou em fazer produtos de qualidade, e não subornar governos mundo afora.

A ponto que quando um governo comprava um computador que não fosse da IBM, aí sim havia suspeita de algum tipo de corrupção.

Corrupção é alternativa para empresas incompetentes, que nunca se aprimoraram administrativamente, que nunca treinaram seus sucessores e diretores.

Novamente volto à mesma tecla.

Em 1945, criamos uma lei, a 7988, que extinguiu todas as nossas Faculdades de Administração, para abrir espaço para as Faculdades de Economia criadas por essa lei desonesta e corrupta.

Nossas empresas são ineficientes, mal geridas, dão prejuízo, e aí precisam de um governo corrupto que lhes deem benesses, cartórios, concessões, financiamentos que são na realidade doações, barreiras alfandegárias, e insider information.

Tragicamente ainda achamos que a solução para a corrupção é dar mais poderes ao MP, criar penas mais severas aos corruptos.

Não abrirmos novamente aquelas Faculdades de Administração fechadas pela ditadura Vargas, incentivar empresas familiares a abrir democraticamente seu capital, e o governo ouvir mais administradores profissionais e não esses economistas golpistas de 1945.

Precisamos criar, com certa urgência, empresas eficientes, administradas por profissionais bem treinados, que não precisam da corrupção para sobreviver.

 

Compartilhe:
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comentários

Mais Recentes

Outros Assuntos

Outros Canais

Receba os artigos por e-mail
Leia Mais

Artigos Relacionados

Como Manipulam o PIB

A maioria dos governantes manipula uma das estatísticas econômicas mais importantes de uma economia, o Produto Nacional Líquido. Nenhum político ou governante sobrevive uma recessão. 

Artigo Completo »